Livros e Capítulos de Livros

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Item
    Relatos de experiências de mobilidade acadêmica internacional: uma realidade na Amazônia Ocidental por meio do programa Pipeex
    (Temática Editora, 2022) Ferrari, Maria Helena; Mielke, Thiago Duarte; Nogueira, Laura Borges
    Uma avaliação geral do Pipeex e das ações de mobilidade que ocorreram antes de ele ser lançado por meio de resolução, nos leva a conclusão de que a experiência de mobilidade causa uma mudança positiva enorme na vida dos alunos. Os relatos pós-intercâmbio revelavam um grande aprendizado pessoal por meio do contato com uma nova cultura. Alunos que foram para a Colômbia, por exemplo, voltavam maravilhados com o aprendizado cultural, linguístico e acadêmico que tiveram. Foram para o país com medo - o preconceito existia - e voltaram com uma visão totalmente diferente, com novas amizades e hermanos deixados na terra estrangeira.
  • Item
    Diálogos sobre educação, práticas pedagógicas e diversidade na educação profissional tecnológica no Cone Sul de Rondônia
    (Temática Editora, 2022) Ferrari, Maria Helena; Mielke, Thiago Duarte; Azevedo, Vera Lúcia Ribeiro de
    Considerando a atualidade, sabe-se que a qualidade da educação se configura como um dos principais desafios enfrentados pelos educadores, que incansavelmente buscam estratégias metodológicas a fim de melhorar a educação. Assim, este texto apresenta o resultado de uma pesquisa bibliográfica, seguida de relato de experiência desenvolvido por acadêmicas do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), através do Programa de Mobilidade Estudantil, com o objetivo de apresentar como o IFRO – Campus de Colorado do Oeste-RO, tem tratado do referido tema e qual tem sido o resultado dessas experiências no âmbito das Mobilidades Nacionais e Internacionais. Para tanto, propõe várias reflexões sobre a importância do programa, retratando os benefícios que proporciona para os docentes e discentes.
  • Item
    Centro de idiomas Campus Vilhena: relatos de experiências sobre o ensino de línguas estrangeiras em contextos remotos
    (Temática , 2022) Silva, Lucineia Pacheco de Sousa; Ferrari, Maria Helena; Maroneze, Fabiani Marques Lopes Muller et al
    Com foco voltado tanto a estudantes do IFRO quanto à comuni dade externa, o curso Connect yourself: idiomas em ação; teve as pro fessoras de Língua Inglesa Maria Helena Ferrari e Gicelma C. da Costa Xavier, e, a professora de Artes Fabiani M. L. M. Maroneze, como respon sáveis. Este projeto objetivou colocar seu público-alvo a par de diversas oportunidades de participação em programas de intercâmbios, progra mas de imersão em idiomas e, também, apresentar-lhes aplicativos ou plataformas gratuitas para aprendizagem de idiomas. Estar próximo à comunidade escolar 10 de forma a integrá-la de forma ativa ao fazer educativo é, possivelmente, uma forma de diminuir o distanciamento que já detectávamos antes da pandemia, e conservar os laços criados após todas as ações realizadas durante ela. Assim, lhe convido a conhecer esta obra, com o desejo de que pos sa lhe inspirar, ou, de alguma forma, que ela lhe seja familiar, seja por ser um profissional da educação, ou uma pessoa que tenha vivido ex periências semelhantes devido à pandemia de Covid-19, experiências estas que, para nós do IFRO Campus Vilhena, foram fôlego para vida.