Licenciatura em Ciências com habilitação em Química ou Biologia

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    Levantamento preliminar dos tratomíneos na reserva extrativista do rio Ouro Preto, Guajará-Mirim, Rondônia
    (2021) Lopes, Raí da Silva; Carvalho, Elaine Oliveira Costa de
    Os triatomíneos, são considerados os principais agentes transmissores da Doença de Chagas no Brasil e nas américas. No município de Guajará-Mirim, Rondônia, até o momento não existe estudos que determinem a infestação de triatomíneos por tripanossomatídeos. Nessa perspectiva, o presente trabalho objetivou realizar o levantamento de triatomíneos na Reserva Extrativista do Rio Ouro Preto em GuajaráMirim verificando a infestação das palmeiras e infecção dos barbeiros coletados. Para a obtenção dos resultados foram derrubadas com motosserra 34 babaçús (Attalea speciosa), em pastagens e na mata local. Inicialmente foram capturados 229 triatomíneos a partir da dissecação das palmeiras e encaminhados em caixa térmica com temperatura ambiente ao laboratório do IFRO. Os quais, foram identificados e separados de acordo com o sexo (masculino e feminino) e espécie: Rodnius montenegrensis, Rodnius robustus e Rodnius pictipes, com 210, 15 e 4 capturas, respectivamente e estágio de desenvolvimento ninfal: I, II, III, IV, V e adulto. A positividade da infecção dos triatomíneos por tripanossomatídeos foi aproximadamente 41,75% utilizando microscopia à fresco, com o aumento de 1.600X, do conteúdo da ampola retal dos insetos. Índice esse superior aos encontrados anteriormente em Rondônia. O sexo feminino demostrou maior destaque na fase adulta, 72 fêmeas para 51 macho e a taxa de infestação apresentou média de 6,7 triatomíneos por árvore dissecada, demonstrando os resultados obtidos importantes para o incentivo de novas pesquisas na região. Com o propósito de conscientizar a população os resultados da pesquisa foram compartilhados com a comunidade através de palestra.
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    Metodologia aplicadas ao ensino de ciências para alunos com transtorno do espectro autista – revisão de literatura
    (2022) Pereira, Adriana de Lima; Santos, Caroline Kelze Arza; Carvalho, Elaine Oliveira Costa de
    contexto, é sempre um desafio ensinar um aluno autista, considerando toda a diversidade apresentada pelo transtorno. Esta pesquisa teve como objetivo analisar e elencar as metodologias utilizadas em sala de aula com os alunos diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ensino de Ciências, descrevendo a importância das metodologias na aprendizagem dos alunos autistas e desta forma construir uma rede de informações junto à comunidade escolar e acadêmica sobre aspectos relacionados ao TEA. A pesquisa se caracteriza como abordagem qualitativa, de natureza bibliográfica e cunho exploratório.O levantamento dos dados foi realizado nas bases de dados científicos das plataformas Periódicos Capes, Google acadêmico e SciELO. Vinte e cinco publicações foram selecionadas para este estudo, nas quais as metodologias mais mencionadas foram a gamificação, o uso de imagens e atividades lúdicas em geral. Os resultados obtidos fazem-nos perceber a carência ainda de pesquisas e material exclusivo para o ensino de pessoas com TEA entendendo que a melhoria da educação sempre perpassa pela capacitação dos profissionais em educação, visando uma educação inclusiva real. Certamente este artigo também contribuirápara os processos de ensino de um modo geral e, em específico para o ensino de ciências com alunos autistas.
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    A química e a cultura indígena no Brasil: um levantamento bibliográfico no CBQ, ENEQ e SIMPEQUI
    (2022) Batista, Adeilza Flores; Correia, Silvia Maria Oliveira; Aguiar, Tainá Cunha de
    O presente artigo buscou fazer um levantamento bibliográfico das publicações que interseccionam a ciência química e suas aproximações com a comunidade indígena. Três eventos foram escolhidos, com base em suas relevâncias nacionais, relacionados à Química, um congresso, o CBQ, um encontro, o ENEQ e um simpósio, o SIMPEQUI. Esses três eventos têm grande prestígio na comunidade acadêmica e científica, onde são esperadas diversificadas temáticas. Buscamos levantar os relatórios que referenciavam a comunidade indígena, esses relatórios abordavam o tema em dois eixos: ensino e/ou sociedade. Portanto, esta proposta consiste metodologicamente em uma pesquisa de cunho quantitativo e qualitativo. A análise quantitativa foi realizada por meio de estatística básica e exploratória de natureza descritiva, que objetivou agrupar e relacionar os conhecimentos já produzidos. A análise qualitativa buscou elencar e discutir as temáticas abordadas nas publicações registradas, nas plataformas escolhidas, dividindo as em três eixos: Estratégias pedagógicas: química e os povos indígenas; Química: cotidiano e conteúdo; Tradição indígena, formação docente e o ensino/aprendizagem.
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    Jogos didáticos no ensino de ciências: uma proposta contextualizada para promoção do processo de ensino-aprendizagem
    (2022) Menezes, Jéssica Alencar Faial de; Santos, Quézia Cristina de Lima
    O ensino de ciências e biologia muitas vezes pode ser rotulado como algo “difícil”, ainda mais quando assuntos são tratados sem nenhuma conexão com conhecimentos já existentes. Diante dessa assertiva, a utilização de jogos didáticos torna-se uma ferramenta eficaz para o ensino de temas complexos. Uma vez que, mediante a adoção dessa estratégia os assuntos estudados passam a ser contextualizados com o cotidiano, permitindo que o aluno explore suas habilidades, consiga compreender de forma mais ampla as temáticas das aulas, torna-se mais participativo, comunicativo e além disso, aprenda brincando. Desta forma, o presente artigo tem como objetivo discutir brevemente a importância da ludicidade no ensino de ciências e apresentar oito jogos didáticos que foram elaborados com intuito de auxiliar e favorecer a construção do conhecimento e familiarização de alguns conteúdos das áreas de Botânica, Citologia, Evolução, Zoologia, Genética, Paleontologia e Biogeografia.
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    Tecnologias assistivas na educação remota com ênfase na deficiência visual
    (2021) Ferreira, Angélica Dias; Lima, Joiciany Moraes de; Pereira, Rosa Martins Costa
    Sabe-se que a visão é um dos principais sentidos do ser humano e muito necessária para o seu desenvolvimento. Entretanto, nem todas as pessoas possuem esse importante meio de conhecer o mundo, ou o tem com menor potência. A pandemia evidenciou de forma explícita o desconhecimento de professores quanto às tecnologias e sua importância para o ensino, sobretudo de alunos cegos ou com baixa visão. Nesse contexto, esta pesquisa teve como preocupação, as especificidades da pessoa com deficiência visual, seja ela cega ou com baixa visão no âmbito das aprendizagens construídas na educação remota, momento em que professores, estudantes e gestores escolares buscaram formas alternativas para ensinar e aprender. Esse estudo consistiu, portanto, em uma pesquisa bibliográfica sobre as tecnologias assistivas para estudantes com deficiência visual e investigou o problema: quais ferramentas digitais podem contribuir para o atendimento das necessidades educacionais de estudantes com deficiência visual no contexto da educação remota? A pesquisa teve como objetivo identificar tecnologias assistivas gratuitas mais adequadas para atender às especificidades educacionais do deficiente visual. Os resultados indicam que as tecnologias Balabolka, Leitor de PDF Adobe Reader, Google Meet, e também os leitores de tela (NVDA e Talkback) são muito eficazes, por serem tecnologias assistivas (gratuitamente disponibilizadas), consideradas adequadas e efetivas para ajudar estudantes com deficiência visual e aprimorar os conhecimentos do docente, ou de qualquer outro profissional envolvido com o processo educacional de pessoas com deficiência visual.
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    Reflexões sobre a importância do uso de metodologias alternativas no ensino da classificação dos seres vivos
    (2021) Souza, Maria Giuliany Assunção de ; Santos, Quézia Cristina de Lima
    A utilização de diferentes recursos no ensino de Ciências torna-o mais dinâmico e atraente, em oposição ao ensino tradicional, que, normalmente, caracteriza-se como transmissão de conhecimento do professor para o aluno. Este tipo de ensino não corresponde como um processo eficiente no que diz respeito a relação ensino aprendizagem. O ensino de Ciências tem grande relevância para a sociedade, tornando-se indispensável na integração do currículo escolar. A classificação dos seres vivos é de suma importância, pois além de classificar de maneira organizada os seres vivos existentes, auxilia em outras áreas como ecologia e conservação da biodiversidade. Nessa direção, o presente artigo teve como objetivo analisar a importância de se utilizar metodologias alternativas no ensino da classificação dos seres vivos. Para isso, foram analisados artigos encontrados na plataforma Google Acadêmico, sendo destacados os que apresentaram resultados positivos e reunidas neste artigo, as metodologias alternativas utilizadas. Pretende-se, com o tema proposto, sugerir ferramentas digitais e/ou aplicativos que auxiliem os docentes durante as aulas, tendo como base um trabalho qualitativo, com levantamento bibliográfico no site de pesquisa acima mencionado. Os resultados obtidos serão selecionados, analisados e explanados com a finalidade de evidenciar a validade desses métodos para tornar o ensino de Ciências mais proveitoso e proativo. Assim, as análises desenvolvidas apresentam projetos educativos que foram pensados com bastante cautela e precaução com o desenvolvimento do processo educacional, no intuito de melhorar o ensino e a aprendizagem dos discentes, propondo métodos alternativos que facilitem o aprendizado dos alunos, tornando o ensino mais atrativo e significativo.
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    Abordagem da polinização em livros didáticos de biologia no ensino médio
    (2021) Maia, Jocimara Menacho; Barros, Maira Sandra de Souza; Golin, Vanessa
    Considerando que o livro didático é uma das principais ferramentas de ensino, além de ser muito importante para a organização e planejamento do trabalho docente apresentamos o presente trabalho que teve como objetivo analisar as abordagens dos conteúdos referentes à polinização em livros didáticos de Biologia adotados em três escolas públicas estaduais de ensino médio no município de Guajará - Mirim/RO. A metodologia utilizada no trabalho foi pesquisa documental sobre a abordagem da polinização de forma qualitativa, em duas obras de Biologia (quatro livros) do 2° ano e 3º ano do Ensino Médio e a coleta dos dados foram de acordo com Bardin (2016) e Guia de Livros Didáticos (2018). De uma forma geral, os livros abordaram a polinização de forma adequada e suficiente diante dos critérios analisados.
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    Levantamento bibliográfico ENEQS 2016 e 2018: metodologia lúdica produzindo conhecimento a partir de jogos didáticos
    (2021) Dantas, Ana Cláudia Perez; Medeiros, Dayanne Barroso de; Rocha, Elza Paula
    Este artigo consiste em um levantamento quantitativo, que objetivou analisar os trabalhos publicados, o local de elaboração das publicações com a temáticas jogos didáticos, pesquisar os tipos de instituições originárias das publicações e identificar quais os níveis de atividades acadêmicas dos autores no Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ) nas edições de 2016 e 2018. A escolha dessas duas edições foi devido ao período pandêmico do Corona vírus (COVID-19), com esses acontecimentos a edição de 2020 foi adiada e ocorrida em março de 2021, como teríamos um curto prazo para a pesquisa e entrega, escolhemos as edições XVIII e XIX por constituírem trabalhos mais atualizados, sendo que desde a década de 80 vem ocorrendo esse evento. Para isso, realizou-se o levantamento dos dados mediante consulta aos anais do evento, organizados para melhor visualização o método de gráficos. Desse modo, evidenciou-se uma diminuição gradativa no ano de 2018 sendo realizado na região Norte pela primeira vez. Portanto, os resultados possibilitam o encaminhamento e adequação de novas pesquisas considerando o ENEQ como espaço de ampla divulgação da produção científica.
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    A efetividade dos cursos preparatórios como complemento ao ensino médio na Região Norte do Brasil: uma análise baseada nos dados do INEP
    (2021) Nunes, Jéssica Guaquereba; Oliveira, Suelem Patrícia Lima de; Borges, Wesden Almeida
    Este trabalho apresenta análises acerca da efetividade dos cursinhos preparatórios como complemento ao ensino médio, aborda aspectos da educação na região Norte. Notou-se que os cursinhos preparatórios surgem como uma alternativa de melhoria na aprendizagem do ensino médio, muitas vezes, defasada, percebe-se no texto que não se pode negar o baixo desempenho das escolas na região Norte, especialmente no que diz respeito ao ensino médio. As metodologias utilizadas foram: a pesquisa bibliográfica e coleta de dados no site do INEP onde foram elaborados gráficos para esta pesquisa, na qual buscamos o aporte teórico dos autores: Domingues et al (2000), Mitrulis e Penin (2006), Bourdieu (2007), dentre outros. Os resultados evidenciam que há uma significativa melhora no aprendizados dos alunos que adentram os cursinhos preparatórios, bem como apontam o problema da defasagem do ensino médio em toda a região norte do Brasil.
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    Escolarização indígena no Brasil: uma revisão bibliográfica e suas intersecções com o ensino de química
    (2021) Cavalcante, Frank de Aguiar; Abreu, Jordaine Horlene Meireles de; Aguiar, Tainá Cunha de
    Durante mais de quatro séculos a escolarização indígena fora negligenciada, com a imposição de modelos escolares que buscavam a aculturação desses povos. Nas últimas décadas, observa-se alguns avanços em relação às políticas públicas afirmativas, entretanto, ainda insuficientes. Esta pesquisa se caracteriza como de cunho bibliográfico e documental e objetiva analisar quanti e qualitativamente as publicações realizadas no Brasil referentes aos processos de escolarização indígena e suas intersecções com o ensino de Química, disponibilizados nas plataformas SciELO (Scientific Electronic Library online), CAPES coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e Google Acadêmico. Os documentos que compuseram o corpus de análise, em nível quantitativo, foram categorizados por gênero, assim como pelo nível de formação dos autores, metodologias empregadas, região de origem das revistas, no período de 2015 a abril de 2021. Os levantamentos qualitativos foram produzidos por meio da análise das temáticas abordadas, grupadas em quatro eixos: Invisibilidade, Luta e Resistência; Políticas Públicas e/ou Formação Docente; Interculturalidade; Química, Ciências e Escolarização Indígena.