Produto Educacional
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Produto Educacional por Assunto "Brinquedos educativos"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Gamificação em sala de aula: pontos, emblemas, tabelas de classificação e outros recursos(2025) Santos, José Jarlison dos; Jesus, Sérgio Nunes deEste material objetiva registrar orientações dirigidas a professores sobre o uso da gamificação, com vistas ao engajamento dos alunos nas atividades escolares, bem como na promoção da dinâmica das aulas. A proposta consiste em apresentar sugestões que possibilitem a inovação das práticas pedagógicas, por meio da aplicação de recursos oriundos dos jogos. Essa abordagem busca favorecer o processo de ensino-aprendizagem, a fim de estimular a participação ativa dos(as) discentes. Nesse sentido, o presente guia configura-se como ferramenta relevante para a incorporação da gamificação às práticas docentes, especialmente diante da necessidade de adoção de metodologias diversificadas e eficazes no contexto educacional. Espera-se que este material contribua de forma significativa com o trabalho docente, bem como viabilize atividades inovadoras fundamentadas nos princípios da gamificação. Almeja-se, ainda, que este recurso auxilie na construção de práticas pedagógicas significativas, capazes de estimular a autonomia, o pensamento crítico e a responsabilidade pelo próprio aprendizado nos(as) alunos(as), em consonância com os pressupostos da formação integral, omnilateral e politécnica, priorizados pela Educação Profissional e Tecnológica (EPT), de forma a permitir-lhes interpretar o mundo e nele atuar de maneira consciente.