Teses e Dissertações
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Item A construção de discursos e barragens: o mascaramento dos impactos sociais e ambientais(2022) Santos, Clara Miranda; Moret, Artur de SouzaEsta pesquisa teve como objetivo analisar o discurso construído por meio do Boletim Informativo, subsidiado pela empresa responsável pela Usina Hidrelétrica Jirau no Município de Porto Velho para os deslocados de Mutum Paraná reassentados em Nova Mutum Paraná, a fim de compreender como foram apresentados os impactos sociais e ambientais a comunidade afetada. Este estudo é de cunho qualitativo, de natureza procedimental descritiva documental e para alcançar o objetivo foram levantados os dados dos Boletim Informativo da UHE Jirau desde a primeira edição de 2010 até a última edição de 2019. Os referidos dados foram analisados à luz da Análise de Discurso em conjunto com outros documentos referentes à construção da Usina, tais como: Estudo de Impacto Ambiental, Relatório de Impacto Ambiental, documentos judiciais, atas de reunião com a comunidade e arquivos dos jornais da imprensa local. Além disso, pesquisadores reconhecidos nas investigações desta temática foram entrevistados com o intuito de clarificar a leitura da análise dos dados. Os resultados apontaram que o discurso emitido pela empresa se baseou empregar artifícios retóricos, de negação, de não informação, sobretudo, de minimização dos impactos sociais e ambientais em todas as fases da implantação da UHE Jirau, desde os estudos para a elaboração do EIA/RIMA, as audiências Públicas, até a execução da obra e a operação da UHE, constituindo-se no mascaramento dos impactos sociais e ambientais. Foi observado que a construção da narrativa baseada no mascaramento é uma das ferramentas basilares para viabilização da construção da UHE Jirau porque todas as fases tramitaram fora das leis que regem a implantação de UHE. Os resultados das análises dos dados desta pesquisa confirmaram a hipótese de que o discurso construído nos Boletins Informativos para os deslocados de Nova Mutum Paraná serviram para mascarar e justificar os impactos impostos à comunidade e ao meio ambiente, bem como formar a imagem de uma empresa responsável e altruísta.