Teses e Dissertações
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Item Sentidos construídos sobre avaliação da aprendizagem escolar: da formação inicial à prática profissional – um estudo na perspectiva histórico-cultural(2015) Santos, Gisele Caroline Nascimento dos; Souza, Ana Maria de LimaA avaliação da aprendizagem constitui-se como um fator importante no contexto escolar, porém, muitas vezes é praticada independente dos processos de ensino e aprendizagem por meio de sistemas de avaliações organizados de forma isolada das demais atividades pedagógicas, o que faz com que ainda hoje a avaliação gere muitas contradições no âmbito escolar. Esta pesquisa tem como enfoque investigativo os sentidos construídos sobre avaliação da aprendizagem escolar por profissionais em educação, egressas do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). O principal objetivo é analisar os sentidos atribuídos à avaliação da aprendizagem no percurso formativo da graduação (2004) por meio da pesquisa de Souza (2005) e, dez anos depois, como profissionais em educação (2014/2015). A pesquisa tem abordagem qualitativa e constituiu-se em três etapas. A primeira caracterizou-se pelo levantamento bibliográfico dos principais autores que se relacionam com a temática. Identificou-se que a Avaliação da Aprendizagem Escolar, abordada por Luckesi (2011a, 2011b), elucida as questões a serem discutidas sobre esse descritor. A teoria da Pedagogia Histórico-crítica no contexto escolar é abordada a partir de Martins (2013) e Saviani (1991, 2008, 2009). Com relação ao descritor “sentido”, buscou-se no referencial teórico da Psicologia Histórico-Cultural por meio dos autores Duarte (1993, 2001), Leontiev (1988), Luria (1979) e Vigotski (1995, 1995) aporte para as questões a serem abordadas. A segunda etapa compôs-se da coleta de dados, realizada por meio de entrevista (SZYMANSKI, 2011) com três profissionais em educação nos anos de 2014/2 e 2015/1. A terceira etapa constituiu-se na análise dos discursos das colaboradoras à luz do referencial teórico da pesquisa e baseado na Análise do Conteúdo (BARDIN, 2009). Destaca-se o movimento dos sentidos trazidos pelas profissionais em educação do ano de 2004 para 2014/2015. Nesse percurso, as colaboradoras reconhecem muitas contradições presentes ainda hoje nas práticas avaliativas escolares e consideram muito importante ter como foco da atividade pedagógica avaliativa a pessoa do educando.Item Memórias, sentidos e espetacularização nos discursos da cheia histórica do Rio Madeira (2013/2014)(2018) Silva, Rosália Aparecida da; Amaral, Nair Ferreira Gurgel doEsta dissertação tem como objeto de estudo principal os discursos sobre a Cheia do Rio Madeira, no ano de 2014, produzidos por diferentes instituições públicas. O locus é o município de Porto Velho, Rondônia. Com a finalidade de dar conta do trabalho proposto, o estudo parte de algumas questões norteadoras: Como o processo de cheia ao longo da Bacia do Rio Madeira se torna discurso? Quais memórias e sentidos estão inscritos neste discurso que rodeia a cheia do Madeira? Há espetacularização em torno do acontecimento subida ou descida das águas? O objetivo geral foi analisar os discursos sobre a cheia do Rio Madeira no ano de 2014, em Porto Velho, Rondônia. Especificamente, a busca é por atender aos objetivos a) analisar os discursos de diferentes instituições da sociedade local, comparando memórias e sentidos presentes/ausentes na interdiscursividade; b) verificar como a espetacularização produziu sentidos na mídia impressa da época e c) investigar as ideologias presentes/ausentes nos discursos em relação à elevação das águas, discutindo as condições de produção do discurso e dos sentidos. Este estudo é classificado como exploratório, sendo a pesquisa bibliográfica e documental. O corpus constitui-se de cinco gêneros discursivos (dois informes técnicos, uma manchete de capa e dois textos-notícia, um da seção geral e um do caderno de política). Os principais referenciais que fundamentaram a pesquisa foram Maingueneau (1993; 1998; 2013; 2016); Foucault (1992; 2014); Pêcheux (2014; 2015); Gregolin (2000; 2003); Possenti (2009; 2010); e Orlandi (2011; 2012; 2013). Com isso, é possível concluir que as águas de um rio não correm isoladas das disputas que dele fazem parte. No caso do Rio Madeira, há uma contínua luta por espaço que é tão gigante enquanto ele o é, pois, a sua riqueza mitológica de pertencimento amazônico o faz procurado historicamente, assim como, pelo grande poder atual de atrair investimento em nome do desenvolvimento não só da região, mas do país.Item Fatores na motivação para o trabalho: um estudo com os servidores da Reitoria do IFRO(2019) Catafesta, Kelly Cristiane; Morais, José Carlos Pereira deEsta dissertação propõe-se a investigar quais os fatores motivacionais que influenciam os servidores de uma instituição pública de ensino. A motivação para o trabalho, segundo Pinder (1998, p. 23), “é um conjunto de forças energéticas que tem origem quer no indivíduo quer fora dele e que moldam o comportamento de trabalho determinando a sua forma, intensidade e duração”. Neste sentido, as teorias motivacionais auxiliam na compreensão dos fatores envolvidos na ação do indivíduo. Para alcançar o objetivo desta pesquisa foi aplicado o questionário Multi-Motivacional elaborado por A. Ferreira et al. (2006) que visa identificar fatores motivacionais da organização do trabalho segundo a perspectiva teórica de Hackman e Oldham, de realização e poder segundo a teoria das necessidades aprendidas de David McClelland, de desempenho na perspectiva da teoria Goal Setting de Locke & Latham e do envolvimento organizacional com base na teoria de Allen e Meyer. As análises dos dados coletados na pesquisa de campo envolveram a utilização de técnicas de estatísticas descritiva com a utilização de algumas medidas como média, desvio padrão, percentual e Alfa de Cronbach. Também foram realizados testes de normalidade nos dados nos modelos de Kolmogorov-Smirnov e Shapiro-Wilk e ambos apresentaram resultados de p > 0,05, atestando a distribuição normal. Realizaram-se testes t e ANOVA para análises mais específicas sobre como se comportam os fatores da motivação e as variáveis sociodemográficas. Os resultados apontaram que os fatores motivacionais que influenciam os servidores da amostra são, respetivamente, o fator realização e poder (M = 3,79), seguido dos fatores organização do trabalho (M = 3,60), envolvimento (M = 3,47) e desempenho (M= 3,46). Na correlação dos fatores motivacionais e os dados sociodemográficos os homens apresentaram as maiores médias em todos os fatores e a diferença foi mais significativa no fator realização e poder.Item Programa de preparação para aposentadoria: um estudo de viabilidade no Instituto Federal, de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO(2019) Costa, Cleonice Cabral; Silva, Susana Sofia Pereira daEste trabalho intitulado PPA - Programa de Preparação para a Aposentadoria: Um estudo de viabilidade no Instituto Federal de Rondônia de Educação, Ciência e Tecnologia de Ronônia, teve como objetivo geral evidenciar como o programa de preparação para aposentadoria é um importante mecanismo capaz de proporcionar bem – estar aos servidores do Instituto Federal de Rondônia., bem como, verificar no âmbito do mesmo a aplicabilidade e viabilidade de implantação de um programa dessa magnitude. Para o alcance do objetivo, realizou-se uma revisão bibliográfica sobre o assunto e como instrumentos de coleta de dados, utilizou-se a análise documental, buscando conhecer instituições públicas com experiência em programas de preparação para aposentadoria. Bem como, verificamos, a percepção dos servidores do IFRO quanto a questões relacionadas à aposentadoria e a importância do PPA, sendo a coleta de dados realizada com dois grupos de servidores do IFRO por meio da aplicação de um questionário realizado entre junho e julho/2019. Grupo I – Servidores aposentados e Grupo II – Servidores que estão na iminência de aposentar-se. De modo geral, constatou-se que a existência de um programa dessa magnitude auxiliaria no desenvolvimento pessoal, no bem estar e autoestima dos servidores e contribuiria para o planejamento da força de trabalho da instituição, de maneira mais ampla contribuindo para a diminuição de custos sociais e melhoria da saúde física, psicológica e social da pessoa idosa. Fica evidente, ainda, que o IFRO não dispõe de nenhuma proposta voltada aos servidores nesse sentido, o mesmo cenário que foi vivenciado por quem aposentou-se a 17 anos, também é vivenciado por quem já implementou os requisitos para aposentadoria em 2019. Sendo assim, concluímos que é importante que o IFRO implemente ações voltadas para a preparação dos pré-aposentados, oferecendo informação e formação neste momento de transição.Item Contribuições e limites da avaliação institucional interna para a gestão escolar: instrumentos e relatórios em discussão(2021) Santos, Gisele Caroline Nascimento dos; Lemes, Sebastião de Souza; Rodrigues, MarleneA avaliação interna - ou autoavaliação institucional - se insere no contexto das políticas públicas de avaliação educacional da educação superior e tem por finalidade acompanhar o desenvolvimento das ações para identificar o nível de eficiência e eficácia para o alcance das metas institucionais. Essa modalidade de avaliação interna fornece indicadores que subsidiam a regulação das ações institucionais e possibilitam discussões e análises para repensar as atividades desenvolvidas, o planejamento estratégico e, se necessário, a elaboração e a efetivação de novas ações e políticas internas quando da tomada de decisões. Com base nesse pressuposto, no presente estudo, foram analisadas as contribuições da avaliação interna para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), com o objetivo de identificar suas influências nas tomadas de decisões da gestão escolar. Para tanto, foram considerados os seguintes documentos institucionais: Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2014-2018 e 2018-2022 e Relatórios de Avaliação Interna (RAI) 2015, 2016 e 2017. Trata-se de pesquisa qualitativa, do tipo analítica, desenvolvida em três etapas: (i) levantamento, leitura, análise e seleção de produções relacionadas à temática, por meio dos descritores “avaliação institucional”, “políticas públicas” e “gestão escolar”, além de levantamento dos documentos legais e orientadores da avaliação institucional em âmbito nacional; (ii) levantamento de documentos institucionais relativos à avaliação interna do IFRO (questionários de avaliação, relatórios, regulamentações, PDI e Projeto Pedagógico Institucional (PPI)); (iii) análise do material levantado. Para tratar dos documentos oficiais, utilizou-se a análise documental (CELLARD, 2008) e, para os RAI, acrescentou-se a técnica de categorização, segundo a análise de conteúdo (BARDIN, 2016). Conclui-se que a avaliação interna do IFRO tem se consolidado como importante ferramenta para as ações institucionais e a gestão tem utilizado os resultados como diagnóstico e indicadores para as tomadas de decisões. Alguns pontos precisam de aperfeiçoamento: capacitação dos membros da Comissão Própria de Avaliação (CPA), elaboração dos instrumentos de avaliação, estruturação e análise dos dados nos relatórios de avaliação, sensibilização da comunidade e formas de divulgação dos resultados da avaliação. A avaliação interna tem superado o aspecto burocrático e legalista, estando no caminho para a construção coletiva de uma cultura de avaliação formativa e emancipatória.Item A construção de discursos e barragens: o mascaramento dos impactos sociais e ambientais(2022) Santos, Clara Miranda; Moret, Artur de SouzaEsta pesquisa teve como objetivo analisar o discurso construído por meio do Boletim Informativo, subsidiado pela empresa responsável pela Usina Hidrelétrica Jirau no Município de Porto Velho para os deslocados de Mutum Paraná reassentados em Nova Mutum Paraná, a fim de compreender como foram apresentados os impactos sociais e ambientais a comunidade afetada. Este estudo é de cunho qualitativo, de natureza procedimental descritiva documental e para alcançar o objetivo foram levantados os dados dos Boletim Informativo da UHE Jirau desde a primeira edição de 2010 até a última edição de 2019. Os referidos dados foram analisados à luz da Análise de Discurso em conjunto com outros documentos referentes à construção da Usina, tais como: Estudo de Impacto Ambiental, Relatório de Impacto Ambiental, documentos judiciais, atas de reunião com a comunidade e arquivos dos jornais da imprensa local. Além disso, pesquisadores reconhecidos nas investigações desta temática foram entrevistados com o intuito de clarificar a leitura da análise dos dados. Os resultados apontaram que o discurso emitido pela empresa se baseou empregar artifícios retóricos, de negação, de não informação, sobretudo, de minimização dos impactos sociais e ambientais em todas as fases da implantação da UHE Jirau, desde os estudos para a elaboração do EIA/RIMA, as audiências Públicas, até a execução da obra e a operação da UHE, constituindo-se no mascaramento dos impactos sociais e ambientais. Foi observado que a construção da narrativa baseada no mascaramento é uma das ferramentas basilares para viabilização da construção da UHE Jirau porque todas as fases tramitaram fora das leis que regem a implantação de UHE. Os resultados das análises dos dados desta pesquisa confirmaram a hipótese de que o discurso construído nos Boletins Informativos para os deslocados de Nova Mutum Paraná serviram para mascarar e justificar os impactos impostos à comunidade e ao meio ambiente, bem como formar a imagem de uma empresa responsável e altruísta.Item Escolarização de mulheres indígenas Puruborá, Suruí, Apurinã e a licenciatura em educação básica intercultural da UNIR(2022) Alves, Shyrley de Almeida; Tamboril, Maria Ivonete BarbosaEste estudo está vinculado à Linha de Pesquisa Psicologia, Educação e Sociedade, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI), da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e objetiva analisar aspectos da trajetória de escolarização de mulheres indígenas no curso de Licenciatura em Educação Básica Intercultural da UNIR, campus de Ji-Paraná. Os objetivos específicos consistem em: a) historiografar o processo de implantação e implementação do curso de Licenciatura em Educação Básica Intercultural da UNIR em Ji-Paraná; b) identificar avanços e desafios do curso; c) descrever como as estudantes indígenas avaliam sua trajetória de escolarização; d) levantar as vivências/experiências acadêmicas das mulheres indígenas ingressantes no curso. O estudo se estrutura a partir das orientações teóricas de estudiosas/os da colonialidade/decolonialidade e da interculturalidade crítica. A metodologia está embasada nas pesquisas documental, bibliográfica e narrativa. Foi realizada análise documental, com consulta aos editais públicos dos processos seletivos de discentes dos anos de 2009 a 2019, além de levantamento de dados quantitativos oriundos de solicitações encaminhadas pelo Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC) e, ainda, entrevista narrativa com três acadêmicas e uma docente do curso. Entre os desafios levantados é possível inferir que, mesmo após 12 anos da criação do curso, o Departamento de Educação Intercultural (DEINTER) se depara com a problemática do acolhimento das mães e das crianças indígenas na universidade. Através das narrativas, foi possível identificar que é urgente a criação de um espaço para atender às necessidades específicas das mulheres, acadêmicas, mães indígenas. Identificou-se, ainda, que as mães, por falta de opção, deixam as/os filhas/os na aldeia aos cuidados de parentes e convivem com a incomum distância, não vivenciada pela ancestralidade indígena. O desafio encontrado ainda é a permanência dessas/es estudantes no espaço universitário, no ensino remoto, dificuldade agravada durante a pandemia de Covid-19 pela falta de internet e energia nas aldeias.Item Infidelidade à herança colonial da branquitude: uma jornada rumo à educação escolar antirracista(2024) Assis, Andrelize Schabo Ferreira de; Farias, Kátia Sebastiana Carvalho dos SantosEsta tese está inserida na linha Formação de professores, trabalho docente e práticas pedagógicas na educação básica, do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar – Mestrado e Doutorado Profissional, da Universidade Federal de Rondônia. O objetivo desta pesquisa consiste em problematizar os rastros da branquitude na educação básica, em Porto Velho, visando ao fortalecimento da educação antirracista no contexto escolar, bem como à ampliação do arcabouço teórico acerca da branquitude brasileira. O estudo problematizou a possível interferência da branquitude na maneira que a questão racial é abordada na educação básica, inclusive acarretando a negação da existência do racismo na escola ou o considerando como problema “do outro”. Apresenta as seguintes questões: Como podemos entender a relação entre branquitude e colonialidade na educação em Porto Velho – RO e quais são as implicações para a manutenção da prática racial? Como a branquitude pode interferir na maneira que a questão racial é abordada nas escolas participantes da pesquisa, inclusive acarretando a negação do racismo ou o considerando como problema “do outro”? Como o ato performático da branquitude afeta a educação antirracista? A proposta de escrita terapêutica-desconstrucionista neste trabalho mobiliza a branquitude e a possibilidade de sua desconstrução para que se promova o antirracismo. A pesquisa contou com a participação de professores e equipe pedagógica das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs): Joaquim Vicente Rondon; Maria Francisca de Jesus Gonçalves; Antônio Ferreira da Silva e Nações Unidas. A escolha das escolas ocorreu para abranger as quatro zonas da cidade de Porto Velho (Zonas Sul, Leste, Oeste e Norte, respectivamente), localizada no estado de Rondônia. Considerando as quatro escolas, temos um total de 32 participantes, além de um participante da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Profa. Dra. Kátia Farias, perfazendo um total de 34 participantes na pesquisa. A abordagem teórico-metodológica assumida nesta pesquisa fundamenta-se nos jogos de linguagem e terapia filosófica de Ludwig Wittgenstein; na desconstrução de Jacques Derrida; e na terapia gramatical-desconstrucionista como uma atitude pós-estruturalista de pesquisa e escrita acadêmica em educação a partir de Antonio Miguel. Essa entrada teórico-metodológica possibilitou a desestabilização de hierarquias, abalando a estrutura tradicional violenta e excludente e mobilizando para a pesquisa momentos de ressignificações de práticas escolares. O estudo realizado apontou que a postura acrítica da branquitude brasileira na escola atua como um dos pilares de perpetuação da dificuldade de identificação de indivíduos brancos na relação com a problemática do racismo e dificulta a implementação dos normativos legais e de ações antirracistas nas escolas. A pesquisa contribuiu com este campo de estudo ao apresentar um produto educacional voltado ao reconhecimento da responsabilidade da branquitude na construção de uma educação antirracista como projeto contínuo na escola. Esse recurso apresenta como conduzimos nossos encontros formativos, buscando afastar a compreensão de raça como hostilidade. Em vez disso, promovemos a abertura para a desconstrução e o entendimento do antirracismo como assunto que não deve ser temido nas escolas.