Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (PROFEPT)
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O Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (PROFEPT) tem como objetivo proporcionar formação em educação profissional e tecnológica aos profissionais da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) e comunidade, visando tanto a produção de conhecimento como o desenvolvimento de produtos, por meio da realização de pesquisas que integrem os saberes inerentes ao mundo do trabalho e ao conhecimento sistematizado.
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Navegando Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (PROFEPT) por Assunto "Diretor de Ensino"
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Item Mapa de risco das atividades críticas desenvolvidas pelos(as) diretores(as) de ensino do IFRO(2024) Alves, Emerson de Araújo; Carvalho, Diego SoaresTrata-se de um Mapa de Risco desenvolvido levando em consideração as principais ações e atividades críticas desempenhadas pelo (a) Diretor (a) de Ensino durante seu processo de transição e/ou ocupação do cargo de Direção (CD). O Mapa de Risco foi elaborado com base em documentos institucionais do IFRO (Regimento Geral e Regimento Interno dos campi) e na percepção dos (as) Diretores (as) de Ensino e servidores (as) lotados (as) nos Departamentos de Apoio ao Ensino e Diretoria de Ensino dos campi, obtida por meio de questionário eletrônico google forms. Tal material buscará auxiliar a execução e acompanhamento das atividades críticas que o novo gestor (Diretor(a) de Ensino) terá que tomar conhecimento em curto espaço de tempo com a perspectiva de causar o menor impacto possível às atividades de ensino.Item Troca de diretores(as) de ensino no IFRO: um olhar sobre os desdobramentos educacionais e impactos gerados nas atividades de ensino(2024) Alves, Emerson de Araújo; Carvalho, Diego SoaresA presente pesquisa investigou os impactos gerados durante o processo de troca ou substituição do(a) Diretor(a) de Ensino, no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), com o objetivo de demonstrar que tal ação tem reflexos negativos diretos e indiretos nas atividades e projetos ligados às atividades de ensino, principalmente diante da complexidade do Ensino Profissional e Tecnológico (EPT), que somado ao período de adaptação ao cargo deixou visíveis pontos críticos deste processo. Como metodologia de pesquisa foi adotada a pesquisa-ação. Para tanto, foi necessária a aplicação de técnicas de pesquisa em fonte primária e secundária, através de materiais já publicados, tais como: artigos, materiais disponíveis na internet, livros, revistas, dissertações, teses e a aplicação de questionários on-line por meio do Google formulários, que foram enviados pelo pesquisador no e-mail institucional dos participantes da pesquisa. Participaram da pesquisa aproximadamente 37 servidores(as) de um total de 60, todos servidores efetivos do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), incluindo diretores(as) de ensino, chefes de departamento, técnicos em assuntos educacionais, pedagogos, assistentes e auxiliares administrativos. O estudo focou na dinâmica das mudanças nos cargos de gestão, ressaltando a importância de transições organizadas para evitar impactos negativos. A diversidade nas abordagens de tarefas e a necessidade de padronização através de regulamentos e gestão de riscos foram pontos destacados. A pesquisa revelou a falta de diretrizes claras para a transição de diretores(as) de ensino como uma lacuna crítica. Analisou-se o perfil dos(as) diretores(as), os impactos das trocas de gestão e as dificuldades enfrentadas durante o processo. Ficou evidenciada necessidade da implementação de políticas que suavizem as transições, visando a qualidade contínua do processo de aprendizado e formação integral dos estudantes. Foi constatado que as trocas de diretores(as) de ensino nos campi do IFRO podem causar problemas de curto e médio prazo nas atividades de ensino devido à ausência de um processo de transição bem definido. As dificuldades enfrentadas incluem o tempo de adaptação, integração com a equipe, familiarização com procedimentos e políticas institucionais, falta de capacitação em Gestão Escolar e a alta rotatividade no cargo. A pesquisa ressalta que a substituição de gestores pode interromper o fluxo de trabalho sendo um dos fatores que afeta o desenvolvimento das atividades educacionais. Como contribuição desta pesquisa foi elaborado o produto educacional “Mapa de Risco das Atividades críticas desenvolvidas pelos(as) Diretores(as) de Ensino”, atividades essas, avaliadas pelos participantes. Sugere-se, por fim, a criação de uma Política de Transição de Gestores (PTG), especialmente no que diz respeito à transição de gestores de ensino, bem como a elaboração de regulamentos e/ou orientações para padronizar tais ações, além do destaque à formação contínua e ao conhecimento técnico dos gestores.