Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (PROFEPT)
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O Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (PROFEPT) tem como objetivo proporcionar formação em educação profissional e tecnológica aos profissionais da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) e comunidade, visando tanto a produção de conhecimento como o desenvolvimento de produtos, por meio da realização de pesquisas que integrem os saberes inerentes ao mundo do trabalho e ao conhecimento sistematizado.
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Navegando Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (PROFEPT) por Assunto "Acolhimento"
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Item Acolhimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) do IFRO – Campus Porto Velho Calama(2024) Oliveira, Valdelice Rodrigues de Passos; Gomes, Iza Reis.Incluir pessoas com necessidades especiais tem sido um desafio para a educação; mesmo com a garantia da matrícula e a permanência na escola, não podemos pensar que está tudo resolvido. Falar sobre a inclusão de pessoas em condição de autismo abre espaços para reflexões no campo educacional. Por esse motivo, esta pesquisa pautou-se nas reflexões sobre o acolhimento de pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) na educação profissional e tecnológica (EPT) no Instituto Federal de Rondônia (IFRO) – Campus Porto Velho Calama. Os documentos norteadores das políticas públicas e ações inclusivas para esse público-alvo realizadas pelo IFRO constituíram o objeto de estudo desta pesquisa. A problemática da pesquisa consiste em: como o IFRO – Campus Porto Velho Calama se organiza para desenvolver a política de inclusão das pessoas com TEA? Estabelecemos algumas opções metodológicas a partir das contribuições de Gil (1999, 2002), Chizzotti (2000, 2001), Minayo (2001) e Bardin (2016). Os caminhos da pesquisa prosseguiram na abordagem qualitativa à pesquisa aplicada, para gerar um produto que pudesse ser utilizado no contexto escolar. A abordagem escolhida foi a qualitativa por se tratar de uma pesquisa exploratória e descritiva, conforme os objetivos estabelecidos. Para a coleta de dados, optamos: a) pela pesquisa documental, com a possibilidade de analisar documentos oficiais das políticas públicas inclusivas norteadoras pertinentes às pessoas com TEA no IFRO – Campus Porto Velho Calama; b) pela pesquisa participante, que objetivou a aplicação da entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados com os profissionais que atuam no Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE). A escolha do tema foi motivada pela experiência docente na educação básica. Como produto educacional, a proposta foi elaborar um guia para acolhimento de pessoas com autismo no âmbito escolar a partir de evidências científicas. O resultado é a divulgação do material nas redes sociais, nas secretarias de Educação e em eventos da área.Item Guia de acolhimento dos servidores técnicos administrativos em educação do Instituto Federal de Rondônia – Uma proposta formativa centrada na EPT(2025) Souza, Ana Angélica de Lima; Pereira, Rosa Martins CostaTrata-se de uma Proposta formativa alinhada aos princípios da Educação Profissional e Tecnológica para auxiliar o Instituto Federal de Rondônia no processo de acolhimento, integração e socialização de novos servidores. A proposta formativa foi elaborada com base nas análises aprofundada de documentos institucionais, da revisão bibliográfica em diversas fontes (livros, artigos científicos, etc.) e a partir da identificação das necessidades percebidas pelos participantes da pesquisa (Servidores pertencentes ao quadro Técnico Administrativo em Educação) obtida por meio de questionário eletrônico google.forms. O material poderá contribuir coma construção de políticas institucionais e promoção de uma cultura organizacional que contemple os princípios norteadores da EPT, proporcionando ao indivíduo recém-chegado conhecimentos básicos e essenciais para que ele desenvolva com êxito suas atividades laborais em consonância com os objetivos e finalidades institucionais.Item Guia para acolhimento de pessoas com TEA(2025) Oliveira, Valdelice Rodrigues de Passos; Gomes, Iza ReisEste material tem como objetivo contribuir para o acolhimento de pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) por meio da exposição dos conhecimentos teóricos aqui compilados, com vistas a apoiar a formação omnilateral desse público-alvo que está incluso em escolas, espaços formais e não formais. A formação integral desses sujeitos depende do conhecimento científico, uma vez que, sem ele, nos baseamos em crendices às quais nos apegamos para resolver conflitos. Diante dessa reflexão, o conhecimento científico é a base para incluir, acolher e acompanhar uma pessoa com TEA e sua família.Item O acolhimento dos servidores técnicos administrativos em educação do Instituto Federal de Rondônia centrado nos princípios da Educação Profssional e Tecnológica(2025) Souza, Ana Angélica de Lima; Pereira, Rosa Martins CostaEste estudo tem como objetivo a elaboração de uma proposta formativa alinhada à EPT que auxilie o Instituto Federal de Rondônia no processo de acolhimento do servidor TAE recém-chegado. Para tanto, buscou-se mapear e descrever como ocorre a prática de integração e socialização dos servidores no Instituto Federal de Rondônia, com o intuito de responder ao seguinte problema de pesquisa: como se dá a prática de acolhimento, integração e socialização dos servidores Técnicos Administrativos em Educação do Instituto Federal de Rondônia, considerando as especificidades de uma instituição ofertante da Educação Profissional e Tecnológica? Esta pesquisa caracteriza-se como de natureza qualitativa de caráter investigativo e o método utilizado para geração de dados foi o Estudo de Caso. Para alcançar o objetivo deste trabalho, propôs-se uma investigação a partir da análise do ambiente organizacional, com análise de fontes secundárias, como artigos científicos, livros e documentos oficiais, com a geração de dados primários por meio de um questionário online direcionado aos servidores Técnico-Administrativos lotados nas 11 unidades/campi da instituição. Os resultados da pesquisa apontam para a necessidade de criação de um processo de acolhimento formalizado e padronizado, que enfatize a formação contínua, a compreensão da missão institucional, os princípios basilares da EPT e a integração entre os setores e campi. Os participantes da pesquisa destacaram a importância de ações que facilitem a adaptação dos servidores, promovendo um ambiente acolhedor e equitativo. Como contribuição desta pesquisa foi elaborado o produto educacional “Guia de Acolhimento dos Servidores Técnicos Administrativos em Educação do Instituto Federal de Rondônia – Uma proposta formativa centrada na EPT”, cuja finalidade é proporcionar ao servidor recém-chegado conhecimentos básicos e essenciais para que ele desenvolva com êxito suas atividades laborais em consonância com os objetivos e finalidades institucionais, bem como desenvolver habilidades que favoreçam a integração e o sentimento de pertencimento à instituição. Por fim, recomenda-se à alta gestão do IFRO avaliar a possibilidade de implementar um programa de acolhimento estruturado e padronizado em todos os campi, de acordo com as necessidades da Administração, com o objetivo de ser continuamente aperfeiçoado, promovendo a melhoria constante dos processos de aprendizagem organizacional.