Tecnologia em Gestão Pública (EaD)
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Tecnologia em Gestão Pública (EaD) por Assunto "EJA"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Proeja uma política pública voltada para a efetivação do ensino profissionalizante de jovens e adultos(2023) Aguiar, Luciana Ribeiro Tiburtino; Santos, José Jarlison dosEsta pesquisa tem como objetivo analisar o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), como uma política pública voltada para a Efetivação do Ensino Profissionalizante. Mesmo com alguns avanços no setor educacional a educação deste segmento ainda é considerada um grande desafio social. Nesse sentido, levantou a problemática: como se institui políticas públicas capazes de garantir a educação como direito fundamental na vida de jovens e adultos? O tema é de grande relevância social, pois, é uma temática que visa reverter o panorama de desigualdade existente no país, considerando que a EJA representa uma oportunidade de inclusão social e educacional para jovens e adultos que não tiveram acesso ao ensino regular na idade adequada. Este estudo é uma revisão de literatura, com abordagens qualitativa e descritiva, fundamentada em pesquisa bibliográfica, sendo classificada também como pesquisa exploratória. Para o PROEJA cumprir com esses desafios que lhes são imputados, é imprescindível transformar esse Programa em política educacional pública do Estado, porém, a volta às aulas depois de anos fora da escola é a realidade e o desafio de grande parte dos alunos do Proeja. São realidades de pessoas que, com força de vontade, determinação e dedicação, tentam conseguir qualificação para melhorar a vida.