Licenciatura em Matemática
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Matemática por Assunto "Discalculia"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Discalculia no ensino fundamental II: intervenção pedagógica(2022) Barrim, Surma Torejiani da Silva; Azevedo, Vera Lúcia Ribeiro deO artigo apresenta os principais conceitos e características da discalculia, identificando as especificações do transtorno de aprendizagem em matemática. A pesquisa foi realizada por meio de revisões bibliográficas, no intuito de buscar caminhos para possíveis intervenções pedagógicas no sentido de contribuir no ensino aprendizagem do estudante. Constatou-se que este transtorno de aprendizagem ainda é pouco conhecido no meio educacional, promovendo metodologias não adequadas ao estudante discalcúlico, atraindo grandes frustrações, baixa autoestima e rendimento escolar baixo. Identificou-se que o desafio maior está em como ensinar, ou seja, como aplicar metodologias que melhor atendem as especificidades do discalcúlico. Propomos incentivar e motivar o estudante com discalculia em aprender matemática de forma lúdica, utilizando os jogos, pois é uma excelente proposta pedagógica, para atrair e desenvolver o raciocínio lógico matemático, com materiais concretos, sendo possível a realização da aprendizagem de forma significativa.