Licenciatura em Matemática
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Matemática por Assunto "Apropriação do saber"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item O ensino de matemática: considerações sobre a apropriação do conhecimento(2021) Soares, Tatiana de Souza; Pinho, Claudinei de OliveiraA matemática está presente em toda a escolarização do ensino básico e no núcleo comum das grades e ementas curriculares de muitos cursos de graduação. Já na educação infantil, a criança por menor que seja a sua idade vai, aos poucos, adquirindo noções de agrupamento, de totalidade, de grandeza e de quantidade, principalmente no repartir, no encontrar, selecionar, organizar suas atividades, objetos, materiais e até pessoas. Não lhes faltam situações onde a matemática e a geometria esteja presente, e mesmo sem perceber, o indivíduo vive sempre num contexto cercado de raciocínio e operações mentais. há algum tempo, a globalização trouxe para o cotidiano das pessoas as questões numéricas em dígitos do número da carteira de trabalho, do CPF ou do seu RG, e cada dia cresce mais a presença da matemática no contexto humano, chegando ao passo que, mesmo as pessoas que que não dominam às tecnologias em seu cotidiano são inseridos nela. Pode se dizer que o uso da tecnologia no tocante ao ensino da matemática é mais simples que se imagina e também mais abrangente que aparenta ser, pois movimenta todo o desenvolvimento social e econômico da modernidade. Saber como apropriar-se desses saberes e como melhorar a aprendizagem não somente na área das exatas, mas também em relação as vivências, percebe-se aí um dos maiores objetivos do uso da tecnologia, pois afinal de contas isso é a globalização.