Licenciatura em Química
URI Permanente para esta coleção
Documentos publicados pelo curso de Licenciatura em Química.
Navegar
Navegando Licenciatura em Química por Assunto "Concepções conceituais e práticas"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Avaliação da aprendizagem e interações professor-aluno: estratégias aplicadas no aprimoramento do processo educacional(Brazilian Journal of Development, 2023) Santos, Joyce Pazitto dos; Santos, Eduardo Aquino; Moreira, Nilva Gonçalves; Zuquim, Andreia Fernanda; Zuquim, Andreia FernandaApresenta-se neste trabalho uma análise da avaliação da aprendizagem em relação ao professor e ao aluno no processo educativo. No processo de ensino-aprendizagem, existem muitos fatores que influenciam nos resultados, sejam eles internos ou externos. Dentre os fatores internos, a forma como a avaliação é conduzida e a influência da relação professor-aluno desempenham papéis fundamentais nos resultados da aprendizagem. Com base nessa premissa, o objetivo foi analisar as concepções conceituais e práticas que os professores têm em relação às formas de avaliação da aprendizagem e à interação entre educadores e alunos. A pesquisa foi de caráter exploratório, descritivo e analítico, conduzida por meio de uma revisão sistemática da literatura baseada em livros, artigos, revistas especializadas, sites periódicos e bases de dados científicas, como Scopus, Web of Science, Google Scholar, utilizando palavras-chave relacionadas ao tema proposto. Os artigos selecionados foram avaliados quanto à sua confiabilidade técnica e metodológica. As informações extraídas foram organizadas em categorias e analisadas para avaliar e identificar as conexões existentes entre a relação professor-aluno e o processo de ensino-aprendizagem. Os resultados serão apresentados de forma descritiva e analítica, discutindo-os à luz da literatura existente. A partir da coleta e análise das leituras, observou-se que outras estratégias de avaliação podem servir de apoio para que os professores alcancem melhores resultados com seus alunos e os orientem em direção ao conhecimento.