Licenciatura em Química
URI Permanente para esta coleção
Documentos publicados pelo curso de Licenciatura em Química.
Navegar
Navegando Licenciatura em Química por Assunto "Chemistry"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Desempenho acadêmico de alunos de Licenciatura em Química do Programa Residência Pedagógica(Educationis, 2024) Coelho, Renata dos Santos; Stropa, Jusinei Meireles; Cunha, Geremias Dourado daO Programa de Residência Pedagógica é uma das ações que integram a política nacional de formação de professores e busca proporcionar o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do estudante de Licenciatura em Química na escola básica. Assim, o presente trabalho tem por objetivo destacar a importância do aluno residente nas aulas de Química, na minimização de dificuldades dos alunos durante o processo de ensino aprendizagem. Este trabalho expõe a aplicação de um projeto que integra os conteúdos da disciplina de química com aplicabilidades no ensino remoto, dentro de uma perspectiva cotidiana, por meio de vídeo aulas, documentários e diversas atividades pedagógicas. Realizando nos moldes da educação à distância, utilizando a plataforma Google Classroom em ação aos alunos do ensino médio do Colégio Tiradentes da Polícia Militar CTPM-VI na cidade de Ji-Paraná/RO. O programa de residência pedagógica vem buscando o aprimoramento da formação docente por meio da necessária articulação entre o que os alunos aprendem na universidade e o que experimentam na prática da residência, considerando que justamente um dos aspectos mais importantes em relação à formação docente é proporcionar ao aluno de química a oportunidade de relacionar teoria e prática docente. Por fim, a proposição de uma intervenção que atenda a prerrogativa do isolamento social é altamente relevante e indispensável, pois contribui diretamente com a aprendizagem dos alunos e consequentemente com o desempenho escolar.Item Importância dos programas de Residência pedagógica e PIBID na formação de professores de Licenciatura em Química(2023) Silva, Talisson Agustini da; Pereira, Leiva CustódioA formação de professores de licenciatura em Química desempenha um papel crucial na qualidade do ensino de Ciências. Este artigo aborda a importância dos programas de Residência Pedagógica e do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na formação desses professores, destacando os benefícios e o impacto dessas iniciativas. A pesquisa tem como objetivo geral analisar a relevância dos programas de Residência Pedagógica e PIBID na formação de professores de Química, com foco em sua prática pedagógica e no desempenho dos alunos. A metodologia empregada consiste em uma revisão bibliográfica abrangente, analisando estudos que exploram a integração teoria-prática, a experiência prática em ambientes escolares e os benefícios da mentoria e do acompanhamento. A revisão bibliográfica proporciona insights sobre como esses programas melhoram a qualidade do ensino de Química e auxiliam na formação de professores mais preparados e reflexivos. Os resultados destacam a importância dos programas de Residência Pedagógica e PIBID na formação de professores de Química, evidenciando a integração entre teoria e prática, o apoio pedagógico, a melhoria da qualidade do ensino e o desenvolvimento profissional contínuo. Essas iniciativas não apenas beneficiam os futuros professores, mas também os alunos das escolas de ensino básico.Item Transformando o ensino de Química: experiências com o construtivismos piagetiano no PIEX do IFRO(Semana Academica, 2023) Costa, Valeria Calixto; Pereira, Leiva CustódioA química é uma disciplina fundamental para entender e solucionar problemas do mundo real, no entanto, muitos estudantes do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) encontram dificuldades para aprender e se interessar pela matéria. Este artigo relata uma experiência realizada no âmbito do Projeto Integrador de Extensão (PIEX) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), com foco na abordagem mais lúdica e participativa do ensino de Química. Utilizando metodologias ativas e concepções do Construtivismo Piagetiano, o projeto buscou proporcionar atividades objetivando melhorar a aprendizagem dos alunos, especificamente aqueles da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Foi possível perceber ao longo do desenvolvimento do projeto que as abordagens inovadoras, lúdicas, ativas que envolvem o desenvolvimento de trabalho de forma coletiva, em cooperação torna o ensino da Química mais envolvente e eficaz, promovendo resultados positivos na compreensão e no engajamento dos alunos. Os conteúdos abordados por meio de metodologias que contemplavam as concepções piagetianas, alcançaram os objetivos propostos.