Campus Porto Velho Zona Norte
URI Permanente desta comunidade
O Campus Porto Velho Zona Norte, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), contribui para o desenvolvimento da região através da oferta de cursos e programas de formação inicial e continuada de trabalhadores e educação profissional técnica de nível médio desde 2011. O Campus Porto Velho Zona Norte tem perfil comercial e atualmente oferta cursos de nível técnico nas modalidades concomitante e subsequente, superior em Tecnologia em Gestão Comercial e Tecnologia em Gestão Pública.
Navegar
Navegando Campus Porto Velho Zona Norte por Assunto "Acessibilidade"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A relevância do espaço do autista e sua ampliação para a Estância Turística de Ouro Preto do Oeste(2022) Bueno, Adriano; Venturin, Márcia Chaves Montinho; Santos, Vinícius de SouzaA Arquitetura, em suas mais diversas manifestações, tem a razão principal de ser vivida, habitada. A percepção, a compreensão e, com isso, a apropriação que cada pessoa faz do ambiente ao seu redor é diferente, no entanto, como afirma Beaver (2006), existem diversos fatores no uso e interpretação do lugar que são comuns à grande maioria dos usuários, o que nos permite afirmar que, mesmo dentro desta diversidade, o ambiente construído será aprendido, utilizado e habitado de uma determinada forma, ou, no pior dos casos, com ligeiras variações do que foi planejado, neste inteire a proposta deste artigo é abordar a relevância da criação do espaço do autista para instancia turística de Ouro Preto Do Oeste, objetivando atender a demanda do público autista deste município, com conforto, acessibilidade e integração social, segundo as normas do CEETOV, para tal será utilizado uma pesquisa bibliográfica com caractere qualitativo, objetivando por meio dos teóricos, que a embasarão demonstrar a relevância da criação de um espaço flexível interativo e adequado, para os autistas, que venha a atender as suas características e particularidades.Item Acessibilidade e inclusão escolar de surdos: instrumentos institucionalizados para educação inclusiva pelo Instituto Federal de Rondônia (IFRO)(Revista ft, 2024) Lima. Maiane Nobre de; Roberto. Vitória Freire de Oliveira; Grutzmacher, Marcos; Piffer, Douglas MoroA educação inclusiva pode ser descrita como um modelo educacional que visa garantir o acesso, a participação de todos os alunos, independentemente de suas características individuais, necessidades, habilidades ou deficiências. A disponibilização de recursos pedagógicos e tecnológicos acessíveis, como intérpretes de Libras, materiais didáticos adaptados e plataformas digitais com acessibilidade, também desempenha um papel crucial na construção de ambientes educacionais inclusivos. Este trabalho propõe analisar os instrumentos institucionais adotados pelo Instituto Federal de Rondônia (IFRO) e verificar como se alinham às leis nacionais pertinentes para promover a inclusão educacional. A pesquisa envolveu levantamento de dados junto aos sites do IFRO, Coordenação de Assistência ao Educando (CAED) e Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) a fim de compreender as estratégias institucionais adotadas no âmbito do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) para contemplar inclusão educacional da pessoa surda proposta nas leis e regulamentações vigentes nacionalmente.Item Gestão e saúde: o percurso histórico da política de saúde até a criação do SUS(2023) Carlos, Maria da Conceição Limeira; Araújo, Firmina Marta Caldas; Pinho, Silvia Teixeira deA Saúde é um dos mais importantes direitos garantidos pela Constituição Federal de 1988 e de maior busca pelos usuários, diante disso, é importante trazer para discussão esse tema, de forma que seja analisado todo seu contexto histórico, entraves e avanços ao longo da construção dessa política pública. O objetivo deste estudo é analisar como a política pública de saúde vem sendo construída ao longo do tempo. A metodologia utilizada foi a revisão narrativa de 5 artigos científicos produzidos no período de 10 anos, sobre os principais temas dentro do contexto que vem sendo estudado. Como resultado foi notando-se que a política pública de saúde foi construída em meio a esforços e constante lutas contra o sistema financeiro, restritivo e burocrático que se instaurou ao longo dos anos, entretanto, trazendo resultados que mesmo lentamente e com o auxílio de mecanismos jurídicos foi possível universalizar o acesso a esse direito. Portanto, conclui-se que o SUS é e continuará sendo o único sistema de saúde que garante o atendimento universal e gratuito aos usuários, mesmo que em sua minoria, precarizado.Item Implantação de novas ferramentas na gestão em saúde para melhoria da acessibilidade aos serviços por pessoas portadoras de necessidades especiais(Revista ft, 2023) Lima, Edviges de Fátima Chaves de; Silva, Kaline Sonaly da; Piffer, Douglas MoroAcessibilidade diz respeito à capacidade de permitir que todas as pessoas, independentemente de suas habilidades físicas, sensoriais ou cognitivas, tenham igualdade de oportunidades e possam participar plenamente na sociedade. Utilizando ferramentas de acessibilidade é possível simplificar a comunicação entre profissionais de saúde e indivíduos com necessidades especiais, melhorar a eficácia dos cuidados e proporcionar uma participação mais ativa no processo de saúde, permitindo uma vida mais saudável e acesso equitativo aos recursos disponíveis nos serviços de saúde. Este estudo propõe uma análise da emergência de novas ferramentas na gestão em saúde para melhoria da acessibilidade aos serviços por pessoas portadoras de necessidades especiais, adotadas principalmente pelo poder público. Para isso conduz uma pesquisa bibliográfica sistematizada visando identificar, dentre as experiências relatadas em publicações dos últimos 5 anos, as experiências exitosas, bem como desafios e estratégias para transpô-los. Esperando como resultado contribuir significativamente para o processo de tomada de decisão de gestores diante da necessidade de melhoria da acessibilidade e premente abismo de aplicação prática dos instrumentos legislacionais pelos entes públicos no tocante à equidade, tão discutida na sociedade civil, mas que sob uma análise crítica e sistemática, que aqui se propõe, espera-se que revelem nuances implementatórias que expliquem os déficits observados historicamente.Item Um modelo de inclusão social à pessoa com deficiência(2023) Posse, Daniella; Monteiro, Josiane Gomes; Silva, Marialva de Souza; Silva, Érik Serafim daA inclusão das pessoas com deficiência requer uma análise retrospectiva das lutas que ocorreram ao longo da história. Diante do aumento contínuo do número de indivíduos demandando inclusão, surgiu a constatação da necessidade da criação de uma abordagem mais aplicada da legislação, execução de propostas efetivas para facilitar a implementação por parte dos gestores públicos, especialmente no âmbito Municipal de Alto Alegre dos Parecis-RO. Esse artigo tem o objetivo a análise da aplicabilidade da Lei de Inclusão, e é importante ressaltar que, mesmo estando registrada em formato físico, está em constante processo de aprimoramento e atualização. Esta pesquisa visa um modelo de uma proposta orientadora para a análise da Lei no 13.146, de 6 de julho de 2015, partindo, exclusivamente, de ideias que vão funcionar de maneira prática, a partir de uma visão simplificada para que possa ajudar os gestores do município em estudo, e gestores em geral, com uma proposta de Cartilha Orientadora. Nesse sentido, é essencial que as políticas de inclusão sejam aplicadas de forma eficaz, garantindo o acesso igualitário à oportunidades e recursos para as pessoas com deficiência. A educação, especialmente por meio da EaD, pode desempenhar um papel fundamental ao promover o desenvolvimento pessoal e profissional desses indivíduos, capacitando-os para uma participação ativa e significativa na sociedade.