Especialização em Informática na Educação (EaD)
URI Permanente para esta coleção
Trabalhos apresentados e aprovados.
Navegar
Navegando Especialização em Informática na Educação (EaD) por Assunto "Educational technology"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Aplicação de tecnologias da informação e comunicação em aulas do Ensino Fundamental I(2025) Santos, Edileuza Natalia dos; Guardia, GleisonO presente relato descreve a utilização de ferramentas tecnológicas no ambiente escolar, com foco no processo de ensino-aprendizagem de alunos do ensino fundamental. Foram aplicadas diferentes plataformas digitais, como o software educacional Noas, os aplicativos Kahoot, Wordwall e a ferramenta Tachy. A experiência foi desenvolvida com alunos do 3º e 5º anos da Escola Paulo Scherrer de Novo Horizonte do Oeste, demonstrando que a inserção de tecnologias interativas potencializa a motivação, o raciocínio lógico e o envolvimento dos alunos. Os resultados observados evidenciam o papel das tecnologias como recursos pedagógicos eficazes na educação básica.Item Matemática com ênfase no Kahoot(2024) Brito, Vanusa Soares; Dias, Wanderson Roger AzevedoEsta pesquisa explora a integração do Kahoot, um software educacional baseado em gamificação, no ensino de matemática. Destaca-se a importância de utilizar jogos e tecnologias para fomentar a interação entre alunos e professores, aprimorando o processo de ensino e aprendizagem. Aborda-se o papel da informática na Educação Infantil, evidenciando a presença intrínseca da matemática em diversas atividades. Compara-se a abordagem tradicional com o uso de jogos eletrônicos, enfatizando a dinâmica e o estímulo multissensorial proporcionados pelos jogos. O Kahoot é apresentado como uma ferramenta versátil, que promove interatividade, participação ativa dos alunos e permite a criação de quizzes. Destacam-se as vantagens do Kahoot na estruturação do processo de aprendizagem, na diversificação das técnicas de avaliação e na inclusão de alunos com necessidades especiais. Esta pesquisa ressalta a importância de explorar o potencial do Kahoot para aprimorar a qualidade do ensino de matemática, em conformidade com os critérios da sociedade contemporânea.