Especialização em Ensino de Ciências e Matemática
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Navegando Especialização em Ensino de Ciências e Matemática por Assunto "Educação"
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Item Neurociências no processo de ensino-aprendizagem(2022) Cruz, Renny Almeida da; Borges, Wesden de AlmeidaEste trabalho apresenta resultados de uma revisão bibliográfica cujo objetivo foi analisar o funcionamento de aptidões humanas e a complexidade da neurociência no processo de ensino-aprendizagem. O embasamento teórico foi em Vygotsky (2000); Ferreira (2010); Gonçalves (2010); Regina Migliori (2013); Malloy-Diniz (2010); Mauro Muszakat (2015); Pimentel (2020); Morin; Díaz (2016); dentre outros/as, para articular a discussão Neurociência e Educação. Dito isto, busca-se perceber a importância de compreender a interferência da Neurociência na formação de educadores da Educação e os objetivos específicos: a) analisar as concepções Neurociência; b) contextualizar sobre como a aprendizagem é alcançada por meio de estímulos neurais e a importância de intervenção pedagógica; c) identificar o entendimento do conceito de neurociência e os desafios de aprendizagem em ciências exatas. Dentre os principais aspectos da pesquisa qualitativa, destacamos a inserção de métodos inovadores (teóricos e práticos) de ciências e suas respectivas didáticas com relação aos processos mentais na formação cognitiva do sujeito. Os resultados da pesquisa apontam que antigos conceitos de ensino precisam ser problematizados, considerando estudos recentes de funcionamentos do cérebro e consequentemente da Neurociência.Item Reflexões sobre a introdução da Base Nacional Comum Curricular na área de ciências da Natureza(2020) Gonçalves, Ana Paula da Silva; Santos, Quézia Cristina de LimaO presente artigo é resultado de uma pesquisa bibliográfica sobre as mudanças ocorridas na Base Nacional Comum Curricular, (BNCC), voltadas para a área de ciências da natureza. A BNCC é um documento criado para nortear o ensino das escolas brasileiras, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio e foi iniciada em 2015. Após várias discussões e versões, foi finalizada tendo sua implementação prevista no ensino fundamental para início de 2020. Área de Ciências da Natureza na BNCC, ao longo do Ensino Fundamental e Médio, tem um compromisso com o desenvolvimento científico, visando um aluno que consiga compreender e interpretar o mundo (natural, social e tecnológico), que também seja capaz de transformá-lo, assim há o propósito de ajudar a formação humana integral dos alunos e promover uma educação de qualidade social. As discussões sobre a BNCC são ações da política educativa, as quais também visão à formação inicial continuada (FIC) dos professores e gestores das escolas. Este trabalho teve como objetivo realizar um levantamento sobre as mudanças propostas pela BNCC no ensino fundamental na área de ciências da natureza, e as mudanças ocasionadas para professores, gestores e a escola. Além de sistematizar as mudanças ocorridas na área das Ciências da Natureza.