Especialização em Ensino de Ciências e Matemática
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Especialização em Ensino de Ciências e Matemática por Assunto "Digital technologies"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Algumas reflexões sobre as tecnologias digitais, ensino de matemática e o letramento digital(2025) Vieira, Sirlene Candido; Alencar, José InildoO presente artigo busca analisar a relevância e as possibilidades em desenvolver o letramento digital (LD) dos professores, de forma que possam reconhecer as Tecnologias Digitais (TDs) disponíveis e buscar utilizá-las de forma coerente, criativa e reflexiva, às práticas pedagógicas, com ênfase no ensino de Matemática. Tem por objetivo refletir e investigar as implicações e os caminhos voltados para o uso das TDs no ensino, e como a BNCC concebe o LD. Analisam-se as contribuições do uso das TDs no processo de ensino de Matemática, assim como a utilização de softwares educativos como ferramenta para abordar conteúdos de Matemática, em especial o software GeoGebra. Procura-se identificar as competências e habilidades que se esperam que sejam desenvolvidas de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Este artigo possui uma abordagem qualitativa. Como aporte teórico foi utilizado Brasil (2018), D’Ambrosio (1996) e Valente (2005) entre outros. No decorrer da investigação, identificou-se a contribuição da utilização de softwares educativos, que facilita a construção de aprendizagens significativas de forma dinâmica e interativa. Destacou-se o software GeoGebra e suas possibilidades didático-pedagógicas no ensino, que permitem a visualização e a exploração com várias possibilidades. A partir desta pesquisa, estamos certas que é essencial que os professores explorem habilidades de LD, exercer protagonismo na vida dos estudantes durante as práticas escolares, tanto na vida pessoal quanto na coletiva. É fundamental que consigam utilizar diferentes recursos de forma crítica e autônoma. Apontou-se que a BNCC contempla o LD como competência/habilidade a ser alcançadas ao longo da Educação Básica.Item O ensino de geometria na perspectiva do ensino híbrido a personalização da aprendizagem da geometria aliada ao uso de recursos tecnológicos digitais(2021) Fonseca, Cleide de Moura; Naves, Juliano FischerEste artigo apresenta reflexões do ensino híbrido e suas potencialidades no processo de ensino e aprendizagem para aulas mais dinâmicas e prazerosas no ensino da geometria em matemática. Com o uso de alguns recursos tecnológicos digitais de uma série de atuações integrando distintos instrumentos e possibilidades da prática docente com o uso de algumas ferramentas como aplicativos, softwares que podem contribuir para o ensino de matemática que almeja a compreensão e o desenvolvimento da aprendizagem. Uma abordagem empregando o uso das TDIC’s como facilitadoras desse processo de aprendizagem. O professor pode se valer de uma ampla gama de recursos e modelos que favorecem a personalização do ensino, que é preciso inovar, motivar, e buscar práticas de diferenciação pedagógica. Os desafios são significativos no que diz respeito a melhorar a qualidade do ensino. Práticas pedagógicas implementadas com um olhar singular para o percurso educacional do aluno no século XXI, possibilitando, assim, que a arte de ensinar e aprender transcenda as paredes da escola. Estar atento aos anseios de uma sociedade é essencial para garantir uma aprendizagem significativa