Dissertação de Mestrado
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Dissertação de Mestrado por Assunto "Educação a Distância"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Mediação pedagógica: práticas e desafios em cursos técnicos subsequentes, na modalidade EaD, do Instituto Federal de Rondônia - Campus Porto Velho Zona Norte(2023) Silva, Ilma Paula Carvalho da; Pereira, AguinaldoO estudo tem por objetivo analisar as práticas e desafios da mediação pedagógica em cursos técnicos subsequentes, na modalidade educação a distância - (EaD), do Instituto Federal de Rondônia - IFRO - Campus Porto Velho Zona Norte. A educação a distância é uma forma do IFRO democratizar o ensino no estado de Rondônia. Onde a instituição precisa do professor mediador para ser o elo entre o estudante, o curso e o IFRO. A atuação desse profissional, também conhecido como tutor, contribui para o fortalecimento do processo educativo do educando, assim como ao pertencimento e permanência deste alunado no IFRO. Os sujeitos da pesquisa foram os professores mediadores a distância, de cursos técnicos e subsequentes na modalidade EaD, com a colaboração dos servidores da equipe gestora da Coordenação de Educação a Distância do Campus Porto Velho Zona Norte. O estudo nos possibilitou verificar as práxis e os desafios enfrentados pelos profissionais mediadores, os métodos e Tecnologias de Comunicação e Informação (TIC) que utilizam na promoção de uma aprendizagem significativa aos estudantes do curso técnico na EaD. Neste contexto, trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativa, realizada por meio de pesquisa participante. Tendo como instrumentos para a construção dos dados dois questionários, as entrevistas e estudo bibliográfico, baseado nos estudos realizados por Freire (1970), Mendes (2016), Bardin (2011), Ramos(2009), Ferraz e Belhot (2010), Moran (1994), entre outros pesquisadores do tema. Os resultados da pesquisa apontam que a mediação pedagógica é uma forma de humanizar o processo de aprendizagem na EaD, estabelecer o elo entre a instituição, o conteúdo, o conhecimento e o estudante, de modo, que o indivíduo estudante não se sinta só dentro desse processo de autoconstrução desenvolvido por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Dito isso, o professor mediador é o profissional que cria um ambiente de c omunidade, para que o processo educativo seja coletivo, ao mesmo tempo que o educando seja protagonista da construção de seus conhecimentos. A partir dos resultados deste estudo foi elaborada esta dissertação e construído o curso MOOC -Formação de mediadores para EPT na EaD, como produto educacional que contribuirá para a formação, primoramento do trabalho realizado pelo(a) mediador(a) e a qualidade do processo de ensino e aprendizagem do indivíduo, estudante da educação a distância do Instituto Federal de Rondônia - IFRO - Campus Porto Velho Zona Norte e os demais Campi. Assim como, aos profissionais e instituições que têm interesse em se capacitar na área da mediação pedagógica, Educação a distância e Educação profissional e tecnológica.