Dissertação de Mestrado
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Dissertação de Mestrado por Assunto "Educação Profissional e Tecnológica"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Experiências de educação profissional e tecnológica em Ji-Paraná/RO: História oral de vida de egressos e servidores(2023) Oliveira, Edeli Diogo de; Barbosa, Xênia de CastroEsta pesquisa teve como objetivo geral promover um estudo comparativo acerca das concepções de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) de duas instituições educacionais rondonienses: a Escola Agrotécnica Silvio Gonçalves de Faria, extinta em 2000, e o Instituto Federa de Rondônia, criado em 2008 e ainda em funcionamento. Dentre os objetivos específicos, buscou-se: (1) Problematizar a trajetória da Escola Agrotécnica Estadual Silvio Gonçalves de Faria; (2) Elaborar um quadro comparativo dos principais desafios enfrentados pela Escola Agrotécnica Estadual Silvio Gonçalves de Faria e pelo Instituto Federal de Rondônia – Campus de Ji-Paraná, no primeiro ano de sua fundação; (3) Discutir os desafios atinentes à constituição da identidade do referido campus; e (4) Contribuir para a ampliação do conhecimento social acerca do Instituto Federal de Rondônia – Campus Ji-Paraná. O método que deu suporte à investigação foi o método histórico, que abrangeu a catalogação, serialização e análise de fontes escritas oficiais, além da produção documental a partir de entrevistas de história oral de vida. Essas entrevistas foram gravadas com egressos da antiga Escola Agrotécnica Silvio Gonçalves de Faria e servidores do Instituto Federal de Rondônia que acompanharam o processo de federalização da referida escola. Os resultados indicaram que o IFRO enfrenta desafios semelhantes aos que a Escola Agrotécnica enfrentou, além de desafios particulares, característicos do contexto político e econômico em que está inserido; que ambas as instituições foram impactadas por interesses políticos e necessidades econômicas entendidas como urgentes por parte dos dirigentes políticos; e que a escuta de egressos e servidores que participaram da vida dessas instituições mostrou-se relevante para a compreensão das rupturas e continuidades que perpassam as experiências pedagógicas das instituições escolares e dos desafios históricos que se apresentam ao campo da EPT no Brasil.Item O uso das tecnologias digitais da comunicação e informação no letramento digital da literatura na da Amazônia nos Cursos Técnicos de Ensino Médio Integrado do IFRO Campus Porto Velho Calama(2024) Alves, Roseneide Rodrigues de Souza Calazans; Gomes, Iza ReisAtualmente, o exercício do letramento digital tem se tornado uma prática constante, as ferramentas digitais estão inseridas em nosso cotidiano, já não se pode pensar a educação sem tecnologias digitais. Nesse cenário, buscam-se informações em tempo real para as diversas áreas. Voltando esse pensamento para o âmbito educacional é necessário buscar alternativas para que o uso de tais tecnologias possam contribuir de forma significativa no processo de ensino e aprendizagem contribuindo para a formação de discentes críticos e conscientes no processo de letramento digital. Diante desse panorama, o presente trabalho apresenta o resultado da pesquisa que teve como objetivo geral investigar como as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) estão sendo utilizadas como recurso pedagógico pelos professores do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do Instituto Federal de Rondônia – Campus Porto Velho Calama. A orientação do estudo é contribuir com novas propostas de uso das TDICs nas aulas de Língua Portuguesa e Literatura, mais especificamente com textos produzidos sobre a Amazônia. Para realização da pesquisa, os procedimentos metodológicos partiram da abordagem qualitativa com objetivo de compreender a utilização das TDICs no processo de letramento digital na prática de professores de Língua Portuguesa e Literatura do IFRO - Campus Porto Velho Calama. O estudo foi concretizado por meio de: levantamento bibliográfico; análise documental; um questionário inicial de diagnóstico; uma roda de conversa que posteriormente resultou na elaboração das sequências didáticas, questionário avaliativo do produto e a finalização do produto educacional com as sugestões e avaliações dos professores. O embasamento teórico está pautado em autores como: Lévy, Freitas, Frigotto e Ciavatta, Machado, Buzato, Ramos, Castaman, Vieira e Souza, Aires, Bezerra. Com o resultado da pesquisa propomos um e- book com sequências didáticas que possibilitam aos docentes uma ferramenta pedagógica e educacional por meio do letramento digital utilizando textos que versam sobre a Amazônia que poderão contribuir com o ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa e Literatura dos professores em sua aplicação tematizando as narrativas amazônicas de uma forma integrada e valorizando a cultura regional.