Campus Vilhena
URI Permanente desta comunidade
O Campus Vilhena, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), contribui para o desenvolvimento da região através da oferta de cursos e programas de formação inicial e continuada de trabalhadores e educação profissional técnica de nível médio desde 2010.
O Campus Vilhena tem perfil industrial e atualmente oferta cursos de nível técnico nas modalidades integrado e subsequente (Edificações, Eletromecânica e Informática), superior (Arquitetura e Urbanismo, Matemática) e superior tecnológico (Análise e Desenvolvimento de Sistemas).
Navegar
Navegando Campus Vilhena por Assunto "Aprendizagem"
Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A importancia do relacionamento aluno/professor no ensino e aprendizagem da matematica(2025) Vilasboas, Francisca Cristiane; Syryczyck, EdinalcioO artigo intitulado a importância do relacionamento aluno/professor no ensino e aprendizagem da matemática, explora como a matemática, apesar de sua complexidade, está presente em diversas áreas do cotidiano. Ele destaca que o aprendizado dessa ciência pode ser facilitado por meio de uma boa relação entre professor e aluno, criando um ambiente de troca de conhecimentos na sala de aula, o que transforma o espaço escolar em um lugar mais acolhedor e motivador. A principal questão abordada no trabalho é o desafio de melhorar a relação entre professores e alunos no ensino da matemática, que muitas vezes é vista pelos estudantes como uma disciplina difícil e intimidante. Essa visão pode ser agravada por fatores socioeconômicos, falta de diálogo entre educadores e alunos, bem como a metodologia tradicional de ensino, que pode não atender às necessidades atuais dos estudantes. O trabalho baseia-se em uma análise qualitativa, fundamentada na revisão de literatura sobre o papel do professor como mediador e na importância de uma comunicação eficaz para o sucesso educacional. Os resultados indicam que o estabelecimento de um bom relacionamento entre aluno e professor pode transformar o processo de ensino e aprendizagem da matemática, tornando-o mais dinâmico e prazeroso. O estudo conclui que um relacionamento positivo entre os atores principais do processo de ensino aprendizagem é essencial para o sucesso no ensino da matemática. O professor, ao atuar como mediador, deve criar estratégias de ensino que levem em consideração as necessidades individuais dos alunos, utilizando uma abordagem mais humana e acessível.Item Dificuldade em incluir aulas práticas no ensino de ciências do ensino fundamental I das escolas públicas(2023) Côra, Letícia; Ferrete, Jaqueline AidaAs aulas práticas são ferramentas que contribuem com o ensino da ciência, despertando o senso crítico, a curiosidade, a imaginação e o interesse pelo estudo. Essa pesquisa, visa o interesse por saber quais ferramentas utilizadas para realização de aulas práticas e principalmente a dificuldade que os professores encontram para as realizações dessas aulas. Sabe-se que o modelo tradicional de ensino, onde as ferramentas não são utilizadas é ainda, amplamente utilizado por muitos educadores. Nas nossas escolas públicas, não são suficientes a aprendizagem dos estudantes, ou seja, as aulas práticas na disciplina de ciências são fundamentais para o ensino da área, pois permitem a investigação, a comunicação e o debate de fatos e ideias, possibilitados pela observação, experimentação, comparação, estabelecimento de relações entre fatos ou fenômenos. Podendo ser trabalhadas nas aulas de práticas experimentais, em busca do incentivo à curiosidade, o respeito à diversidade de opiniões, a persistência na busca de informações e de provas obtidas por meio de investigação. Percebe se assim uma necessidade dessas aulas práticas e a importância das mesmas para o processo de ensino-aprendizagem. Com as bibliografias disponíveis pode-se entender e relatar o quanto é importante a realização de atividades práticas no ensino de ciências.Item Fatores que levam ao desinteresse na aprendizagem matemática(2023) Silva, Vitor Mendes da; Syryczyk, Edilberto FernandesEste artigo tem por intenção identificar os fatores que levam o estudante possuir desinteresse pela aprendizagem dos conteúdos matemáticos. Assim a expectativa que por meio deste, possa ser formuladas ações para diminuir a distância do aluno com o que é ensinado. A discussão de tal tema se dá pelas dificuldades que educandos comentam ter na disciplina, visto que elas podem estar ou não interligadas com o ambiente da instituição de ensino. O estudo se deu por meio de uma pesquisa bibliográfica, esta que permite uma grande abrangência do assunto por se basear em produções acadêmicas já existentes e, por meio de uma pesquisa de campo para obtenção de dados da região em que foi desenvolvido. Uma vez destacando os motivos do desinteresse por intermédio da literatura, fez-se a elaboração do questionário, este que possibilitou coletar dados que evidenciasse as falas dos autores presentes, de modo a consolidar os fatores de desinteresse encontrados ao decorrer da investigação dos mesmos, assim viabilizando a construção de propostas para solucioná-los, com isso melhorando a assimilação do discente por parte do que a ele é apresentado em cada disciplina. Estes, que podem estar intimamente ligados a um déficit em metodologia e didática de ensino, no ambiente que se insere, ou até mais em fragilidades socioemocionais.Item Formação continuada dos professores de matemática do ensino médio da rede pública estadual de Vilhena-RO(2022) Andrade, Eneas Vieira; Amorim, Alvino Moraes deO presente trabalho tem como objetivo identificar o processo ensino – aprendizagem do ensino de matemática através do ensino médio nas escolas estaduais no município de Vilhena RO, analisando a formação dos professores e investigando com os docentes sobre as atividades de formação continuada realizada nos últimos anos. Sobre a formação de professores no nosso país, com destaque para a formação continuada, pode-se afirmar que está aparece de forma muito fragmentada, construída a partir das tentativas executadas, o que nos faz repensar a necessidade das condições de trabalho dos docentes e a sua trajetória histórica no Brasil. Na formação continuada, o docente precisa estar sempre se atualizando, estudando e buscando novas maneiras de se qualificar em sua profissão, prosseguindo com uma formação contínua, de forma a melhorar suas competências. Apesar das dificuldades, a prática pedagógica deve estar em primeiro lugar, uma vez que para concretizar esses cursos tempo e dedicação são necessários. Pode-se citar ainda o caráter social e político que a História da Matemática possui nas escolas, podendo ser usada nas questões curriculares. Torna-se, portanto, uma ferramenta a ser explorada como uma ciência libertadora do raciocínio, que pode ser criticada e construída, a fim de fazer do aluno um ser pensante e um cidadão capacitado diante a sociedade. Através do resultado da pesquisa, será demonstrado o nível de qualificação dos professores de matemática que atuam no ensino médio no município de Vilhena, além da avaliação de como esses docentes têm se capacitado em formação continuada nos últimos cinco anosItem O ensino de geometria na perspectiva do ensino híbrido a personalização da aprendizagem da geometria aliada ao uso de recursos tecnológicos digitais(2021) Fonseca, Cleide de Moura; Naves, Juliano FischerEste artigo apresenta reflexões do ensino híbrido e suas potencialidades no processo de ensino e aprendizagem para aulas mais dinâmicas e prazerosas no ensino da geometria em matemática. Com o uso de alguns recursos tecnológicos digitais de uma série de atuações integrando distintos instrumentos e possibilidades da prática docente com o uso de algumas ferramentas como aplicativos, softwares que podem contribuir para o ensino de matemática que almeja a compreensão e o desenvolvimento da aprendizagem. Uma abordagem empregando o uso das TDIC’s como facilitadoras desse processo de aprendizagem. O professor pode se valer de uma ampla gama de recursos e modelos que favorecem a personalização do ensino, que é preciso inovar, motivar, e buscar práticas de diferenciação pedagógica. Os desafios são significativos no que diz respeito a melhorar a qualidade do ensino. Práticas pedagógicas implementadas com um olhar singular para o percurso educacional do aluno no século XXI, possibilitando, assim, que a arte de ensinar e aprender transcenda as paredes da escola. Estar atento aos anseios de uma sociedade é essencial para garantir uma aprendizagem significativaItem Proposta de objetos de aprendizagem de robótica para auxiliar no ensino da matemática na 6ª série(2021) Soares Filho, Inácio Mendonça; Naves, Juliano FischerNas páginas seguintes serão apresentados os resultados de desenvolvimento de um projeto, que tem por finalidade auxiliar os alunos no ensino da matemática, no qual foram realizados o levantamento do conteúdo programático, ANEXO II – BNCC – MATEMÁTICA 6º ANO, desenvolvido um protótipo de um equipamento didático utilizando a plataforma de desenvolvimento ARDUINO®, ANEXO III - CIRCUITO PROPOSTO I, e o código fonte disponível no ANEXO IV, além de alguns exercícios, de exemplo, para auxiliar o professor na proposta de criação de novas atividades utilizando o kit