Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo por Assunto "Ambiente educacional"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Escola infantil em Vilhena/RO: anteprojeto elaborado a partir de reflexões sobre o espaço-ambiente na pedagogia Reggio Emilia(2025) Barros, Gabriel Damascena; Cerqueira, Louise Maria MartinsEste estudo teve como objetivo compreender como a arquitetura escolar pode influenciar no processo de aprendizagem das crianças, por meio de uma análise teórica e projetual voltada à primeira infância. Para tanto, foram utilizados três principais métodos: uma revisão bibliográfica sobre a influência dos espaços físicos no desenvolvimento infantil e a abordagem pedagógica de Reggio Emilia; uma observação in loco de uma escola infantil em Vilhena/RO; e um segundo estudo de caso, construído com base nos princípios da proposta educativa de Reggio Emilia. A partir dessas análises, foi desenvolvido um anteprojeto arquitetônico para uma escola infantil em Vilhena, considerando as diretrizes nacionais e as reflexões sobre o ambiente como agente ativo na aprendizagem. O projeto valoriza a autonomia da criança, a visibilidade entre os espaços, a fluidez das circulações, a integração com a natureza e o conforto ambiental. Constatou-se que, embora a legislação brasileira apresente diretrizes compatíveis com os princípios da abordagem, sua aplicação prática ainda enfrenta desafios. O trabalho, portanto, contribui para a reflexão sobre o papel da arquitetura na educação infantil, propondo soluções projetuais que dialogam com os valores da infância, da escuta e da participação ativa no espaço.