Licenciatura em Ciências com habilitação em Química ou Biologia
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Ciências com habilitação em Química ou Biologia por Assunto "Classification of Living Beings"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Reflexões sobre a importância do uso de metodologias alternativas no ensino da classificação dos seres vivos(2021) Souza, Maria Giuliany Assunção de ; Santos, Quézia Cristina de LimaA utilização de diferentes recursos no ensino de Ciências torna-o mais dinâmico e atraente, em oposição ao ensino tradicional, que, normalmente, caracteriza-se como transmissão de conhecimento do professor para o aluno. Este tipo de ensino não corresponde como um processo eficiente no que diz respeito a relação ensino aprendizagem. O ensino de Ciências tem grande relevância para a sociedade, tornando-se indispensável na integração do currículo escolar. A classificação dos seres vivos é de suma importância, pois além de classificar de maneira organizada os seres vivos existentes, auxilia em outras áreas como ecologia e conservação da biodiversidade. Nessa direção, o presente artigo teve como objetivo analisar a importância de se utilizar metodologias alternativas no ensino da classificação dos seres vivos. Para isso, foram analisados artigos encontrados na plataforma Google Acadêmico, sendo destacados os que apresentaram resultados positivos e reunidas neste artigo, as metodologias alternativas utilizadas. Pretende-se, com o tema proposto, sugerir ferramentas digitais e/ou aplicativos que auxiliem os docentes durante as aulas, tendo como base um trabalho qualitativo, com levantamento bibliográfico no site de pesquisa acima mencionado. Os resultados obtidos serão selecionados, analisados e explanados com a finalidade de evidenciar a validade desses métodos para tornar o ensino de Ciências mais proveitoso e proativo. Assim, as análises desenvolvidas apresentam projetos educativos que foram pensados com bastante cautela e precaução com o desenvolvimento do processo educacional, no intuito de melhorar o ensino e a aprendizagem dos discentes, propondo métodos alternativos que facilitem o aprendizado dos alunos, tornando o ensino mais atrativo e significativo.