Licenciatura em Geografia
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Navegando Licenciatura em Geografia por Orientadores "Carvalho, Edione Teixeira de"
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Item A utilização de mapas de croqui como instrumento facilitador no ensino de cartografia para o ensino fundamental(2025) Mendes, Diego de Jesus; Carvalho, Edione Teixeira deEste estudo analisa a eficácia e mapas de croqui como ferramenta pedagógica no ensino de cartografia para o ensino fundamental, com foco em sua contribuição para o desenvolvimento da compreensão espacial, do pensamento crítico e da criatividade dos alunos. O principal objetivo foi avaliar a eficiência dos croquis como ferramenta de apoio no aprendizado de cartografia no ensino fundamental. destacando seu impacto na compreensão espacial, no pensamento crítico e na criatividade dos alunos. Fundamentado na metodologia do estado da arte, a pesquisa abrange uma revisão sistemática da literatura, identificando contribuições relevantes sobre o tema em bases acadêmicas renomadas, como JSTOR, Scopus, Web of Science e Google Scholar, com publicações entre 2015 e 2023. A seleção inicial de 90 trabalhos foi refinada para 8 artigos, utilizando critérios rigorosos de inclusão e exclusão que garantisse a relevância direta ao uso dos mapas de croqui no ensino de cartografia. Os resultados apontaram que, embora desafios como a formação docente e o acesso a recursos didáticos ainda persistam, os mapas de croqui são eficazes ao estimular a análise espacial, o pensamento reflexivo e a criatividade. Além disso, destacaram-se a inclusão de práticas inovadoras e a aproximação do conteúdo escolar à realidade dos alunos. Considerou-se que os mapas de croqui possuem potencial como instrumento no ensino de cartografia, sendo uma abordagem inclusiva, acessível e transformadora. O estudo contribui para a literatura acadêmica ao fornecer subsídios para práticas pedagógicas inovadoras e sugerir novas direções de pesquisa na área.Item Inclusão de alunos com transtorno autista no processo de ensino de Geografia: avanços e retrocessos(2025) Barros, Edson Aparecido; Carvalho, Edione Teixeira deO presente artigo tem por objetivo analisar o papel da geografia no contexto de inclusão no ensino e aprendizagem dos estudantes com TEA, verificando os avanços alcançados e retrocessos. O procedimento utilizado é uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, os materiais analisados são artigos acadêmico, tese, revistas cientificas e livros que promovem a discussão sobre à inclusão escolar, autismo, geografia e o processo de ensino e aprendizagem de estudantes com TEA. Os resultados obtidos mostraram que desde1988 a partir da Constituição Federal, foram criadas diversas leis e decretos que garantem o direito a matricula e permanência de pessoas com deficiência nas escolas de ensino regular, todas essas leis e decretos representam um grande avanço que só foi possível através de lutas de movimentos sociais e compromissos firmados em ações e eventos internacionais. Observemos que no quesito legal que o decreto que representou aos olhos de muitos como retrocesso foi revogado, no entanto ainda não é o suficiente para que posamos dizer que temos escolas inclusivas de fato.