Teses e Dissertações
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Teses e Dissertações por Orientadores "Barba, Clarides Henrich de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Educação ambiental na alimentação escolar: práticas educativas sustentáveis com estudantes do ensino médio do IFRO campus Cacoal(2019) Bini, Fernanda Goelzer Pereira; Barba, Clarides Henrich deO conceito de sustentabilidade, assim como da alimentação sustentável, vem sendo muito discutido, devido a sua complexidade e tudo que abrange: meio ambiente, política, economia, sociedade, saúde. A forma atual de produção e a distribuição de alimentos causam grande impacto tanto nos recursos naturais como sociais, que influi na distribuição de riquezas, na agricultura familiar e na segurança alimentar. Considerando essa perspectiva, esta pesquisa parte da seguinte questão norteadora “Em que medida a Educação Ambiental está inserida nos hábitos alimentares dos estudantes do curso técnico integrado ao ensino médio do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) campus Cacoal?”. Deste modo, o objetivo desta pesquisa foi identificar como a Educação Ambiental está inserida nos hábitos alimentares de estudantes do ensino médio do Instituto Federal de Rondônia campus Cacoal. Baseou-se o referencial teórico com a temática ambiental na perspectiva da sustentabilidade alimentar, a Educação Ambiental e sua relação com a Educação Alimentar e Nutricional. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação como proposta de intervenção. O processo de intervenção foi realizado no campus Cacoal com 30 (trinta) participantes, sendo vinte e cinco estudantes do ensino médio e cinco funcionárias da equipe da cozinha. Inicialmente, aplicou-se um questionário com a finalidade de verificar o entendimento em Educação Ambiental e os hábitos alimentares dos sujeitos da pesquisa. Além disso, realizou-se oficinas culinárias para conhecer o fluxograma e utilização do alimento na sua forma integral, sem desperdício. Nas oficinas foram realizadas observações e entrevistas com relatos, transcritos e analisados sistematizando um resumo das falas, anotações e registros fotográfico. Posteriormente, efetuou-se intervenções no refeitório do campus, com a finalidade de desenvolver a conscientização e formação de bons hábitos ambientais e alimentares. Como produto final, desenvolveu-se um material pedagógico em forma de e-book, abordando as práticas educativas vivenciadas no âmbito escolar relacionadas à Educação Ambiental e à Educação Alimentar e Nutricional. Os resultados demonstraram que a Educação Ambiental associada à Educação Alimentar e Nutricional é uma forma positiva na promoção de novos hábitos, uma vez que todas as atividades propostas foram desenvolvidas com êxito. Conclui-se que o incentivo à adoção das práticas de aproveitamento integral dos alimentos reflete na conscientização, comprometimento e participação dos estudantes para a redução do desperdício de alimentos e impactos ambientais, tornando-os possíveis multiplicadores e propagadores da Educação Ambiental.