Campus Porto Velho Calama
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O Campus Porto Velho Calama, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), contribui para o desenvolvimento da região através da oferta de cursos e programas de formação inicial e continuada de trabalhadores e educação profissional técnica de nível médio desde 2010.
O Campus Porto Velho Calama tem perfil industrial e atualmente oferta cursos de nível técnico nas modalidades integrado e subsequente (Edificações, Eletrotécnica, Informática, Química e Manutenção e Suporte em Informática), superior tecnológico (Análise e Desenvolvimento de Sistemas), Licenciatura em Física e engenharias (Engenharia Civil, Engenharia Química e Engenharia de Controle e Automação).
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Navegando Campus Porto Velho Calama por Orientadores "Gomes, Iza Reis"
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Item A educação profissional e tecnológica no IFRO: escritoras negras na formação leitora humanística e omnilateral nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Campus Porto Velho Calama(2024) Vieira, Ivonete da Silva Cardoso; Gomes, Iza ReisA leitura tem uma contribuição fundamental na formação e desenvolvimento dos jovens e adultos, pois através do gosto da leitura eles irão ampliar seus conhecimentos e compreensão da sua existência e vivência na sociedade contemporânea e desenvolver uma representação real sobre a sua identidade. Diante disso, esta pesquisa tem como problema a inclusão das obras literárias, na perspectiva de escritoras negras, na formação leitora humanística e omnilateral dos estudantes dos Cursos Técnicos integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal de Rondônia, Campus Porto Velho Calama. Nessa perspectiva e contextualização da Educação Profissional e Tecnológica, a inclusão de alguns saberes são marginalizadas por vários motivos, dentro desses saberes incluímos a escrita literária de mulheres negras. E esses saberes precisam fazer parte do conhecimento de nossa construção humanística e omnilateral como sujeitos ativos da História, da Cultura e da Sociedade. Como base inicial dialogaremos com Ciavatta (2014), Ramos (2012), Pacheco (2010), Frigotto (2015) e Saviani (2007). Utilizamos a Literatura como fonte de pesquisa para um resgate da História das escritoras negras com o intuito de preservar a memória negra feminina. Trabalhamos com a Análise do Discurso e os Estudos culturais, e os seguintes autores: Michel Foucault (2001), Mikhail Bakhtin (2013), Munanga (2005) e Gayatri Spivak (2010). O objetivo deste trabalho é colaborar com a formação leitora, integral e omnilateral dos estudantes dos Cursos Integrados ao Ensino Médio do Campus Porto Velho Calama – IFRO por meio de Cadernos temáticos. A metodologia foi pautada nos procedimentos de abordagem participante em que o sujeito se torna sujeito da pesquisa e protagonista de seu aprendizado. Como instrumentos de coleta de dados, utilizamos questionários, entrevistas e rodas de conversas. A análise do material coletado passou pela análise do discurso na perspectiva de Michel Foucault (2001) e Mikhail Bakhtin (2016). Como produto educacional, a proposta são cadernos temáticos sobre escritoras negras e suas produções visando possibilidades de atividades em sala de aula. O resultado esperado é uma divulgação das escritoras negras e suas obras literárias no IFRO, especificamente nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Campus Porto Velho Calama, bem como ações de leitura, análises e produções. Além de promovermos a divulgação, leitura e preservação da Literatura africana e afro-brasileira.Item A sala de aula invertida e a experimentação problematizadora aplicada à química como metodologia ativa na Educação Profissional e Tecnológica(2023) Lopes, Camila Budim; Gomes, Iza ReisUm grande desafio para os professores da Educação Profissional Tecnológica (EPT) na atualidade é a busca contínua por metodologias capazes de provocar mudanças significativas na produção e aquisição de conhecimento. Nesse sentido, este estudo tem como problema de pesquisa a combinação das abordagens de ensino sala de aula invertida e a experimentação problematizadora, na disciplina de Química, como uma possibilidade de inovação do processo de ensino- aprendizagem na EPT. O objetivo deste trabalho é contribuir para a inovação dos processos de ensino-aprendizagem, utilizados pelos docentes do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), por meio da disponibilização de Roteiros de Aprendizagem Experimental de Química sobre sala de aula invertida e a experimentação problematizadora como metodologias ativas de aprendizagem. A metodologia da pesquisa é de cunho qualitativo e de caráter investigativo. Essa pesquisa foi realizada no IFRO Campus Ji-Paraná, junto aos professores da área de Química que lecionam essa disciplina no Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio. O estudo foi concretizado por meio de: levantamento bibliográfico; análise documental; um questionário inicial de diagnóstico; uma roda de conversa; desenvolvimento dos roteiros de aprendizagem experimental; um questionário final avaliativo e finalização do produto gerado. Os resultados desta pesquisa colaboram para o desenvolvimento da literatura sobre a EPT e apóia o ensino de Química, na medida em que foi produzido um material metodológico para aplicação em que aborda a integração de duas metodologias ativas, sala de aula invertida e a experimentação problematizadora, que poderá ser utilizado pelos professores tanto no ensino presencial quanto no ensino híbrido.Item A Segurança dos alimentos nos Cursos Técnicos Integrado ao Ensino Médio do IFRO: Aprendizagem baseada em problemas(2023) Ferreira, Iramaia Grespan; Gomes, Iza ReisÉ com grande alegria e satisfação que entregamos este produto educacional (PE), um dispositivo didático resultado de uma pesquisa desenvolvida no curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), oferecido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Campus Porto Velho Calama. Este PE, que tem como título “Roteiros de aprendizagem ativa no ensino de segurança dos alimentos sob a perspectiva da formação omnilateral na educação profissional e tecnológica”, foi concebido de modo a auxiliá-lo no processo de ensino-aprendizagem e como resultado, uma proposta para o ensino de Segurança dos Alimentos, com o uso da Metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas. No período de sua construção muitas foram as reflexões realizadas, os conceitos articulados, as discussões com os alunos em sala e um fortalecimento de nossa práxis cotidianamente. Nesse sentido, é importante pontuar o contexto no qual estamos inseridos, o campo da Educação Profissional e Tecnológico, cujas bases conceituais se ancoram em uma formação integral voltada para os aspectos essenciais da vida humana, em todas as suas dimensões, respeitando e reconhecendo a singularidade dos sujeitosItem O uso das tecnologias digitais da comunicação e informação no letramento digital da literatura na da Amazônia nos Cursos Técnicos de Ensino Médio Integrado do IFRO Campus Porto Velho Calama(2024) Alves, Roseneide Rodrigues de Souza Calazans; Gomes, Iza ReisAtualmente, o exercício do letramento digital tem se tornado uma prática constante, as ferramentas digitais estão inseridas em nosso cotidiano, já não se pode pensar a educação sem tecnologias digitais. Nesse cenário, buscam-se informações em tempo real para as diversas áreas. Voltando esse pensamento para o âmbito educacional é necessário buscar alternativas para que o uso de tais tecnologias possam contribuir de forma significativa no processo de ensino e aprendizagem contribuindo para a formação de discentes críticos e conscientes no processo de letramento digital. Diante desse panorama, o presente trabalho apresenta o resultado da pesquisa que teve como objetivo geral investigar como as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) estão sendo utilizadas como recurso pedagógico pelos professores do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do Instituto Federal de Rondônia – Campus Porto Velho Calama. A orientação do estudo é contribuir com novas propostas de uso das TDICs nas aulas de Língua Portuguesa e Literatura, mais especificamente com textos produzidos sobre a Amazônia. Para realização da pesquisa, os procedimentos metodológicos partiram da abordagem qualitativa com objetivo de compreender a utilização das TDICs no processo de letramento digital na prática de professores de Língua Portuguesa e Literatura do IFRO - Campus Porto Velho Calama. O estudo foi concretizado por meio de: levantamento bibliográfico; análise documental; um questionário inicial de diagnóstico; uma roda de conversa que posteriormente resultou na elaboração das sequências didáticas, questionário avaliativo do produto e a finalização do produto educacional com as sugestões e avaliações dos professores. O embasamento teórico está pautado em autores como: Lévy, Freitas, Frigotto e Ciavatta, Machado, Buzato, Ramos, Castaman, Vieira e Souza, Aires, Bezerra. Com o resultado da pesquisa propomos um e- book com sequências didáticas que possibilitam aos docentes uma ferramenta pedagógica e educacional por meio do letramento digital utilizando textos que versam sobre a Amazônia que poderão contribuir com o ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa e Literatura dos professores em sua aplicação tematizando as narrativas amazônicas de uma forma integrada e valorizando a cultura regional.