Produto Educacional
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Produto Educacional por Orientadores "Gomes, Iza Reis"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A Segurança dos alimentos nos Cursos Técnicos Integrado ao Ensino Médio do IFRO: Aprendizagem baseada em problemas(2023) Ferreira, Iramaia Grespan; Gomes, Iza ReisÉ com grande alegria e satisfação que entregamos este produto educacional (PE), um dispositivo didático resultado de uma pesquisa desenvolvida no curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), oferecido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Campus Porto Velho Calama. Este PE, que tem como título “Roteiros de aprendizagem ativa no ensino de segurança dos alimentos sob a perspectiva da formação omnilateral na educação profissional e tecnológica”, foi concebido de modo a auxiliá-lo no processo de ensino-aprendizagem e como resultado, uma proposta para o ensino de Segurança dos Alimentos, com o uso da Metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas. No período de sua construção muitas foram as reflexões realizadas, os conceitos articulados, as discussões com os alunos em sala e um fortalecimento de nossa práxis cotidianamente. Nesse sentido, é importante pontuar o contexto no qual estamos inseridos, o campo da Educação Profissional e Tecnológico, cujas bases conceituais se ancoram em uma formação integral voltada para os aspectos essenciais da vida humana, em todas as suas dimensões, respeitando e reconhecendo a singularidade dos sujeitosItem Guia para acolhimento de pessoas com TEA(2025) Oliveira, Valdelice Rodrigues de Passos; Gomes, Iza ReisEste material tem como objetivo contribuir para o acolhimento de pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) por meio da exposição dos conhecimentos teóricos aqui compilados, com vistas a apoiar a formação omnilateral desse público-alvo que está incluso em escolas, espaços formais e não formais. A formação integral desses sujeitos depende do conhecimento científico, uma vez que, sem ele, nos baseamos em crendices às quais nos apegamos para resolver conflitos. Diante dessa reflexão, o conhecimento científico é a base para incluir, acolher e acompanhar uma pessoa com TEA e sua família.Item Reflexões sobre as memórias negras femininas pela voz poética da escritora Chimamanda Ngozi Adichie(2024) Vieira, Ivonete da Silva Cardoso; Gomes, Iza ReisA proposta apresentada neste material é resultado de uma longa caminhada que envolveram leituras e pesquisas realizadas durante Curso de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). O material foi desenvolvido no projeto intitulado“ A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO IFRO: escritoras negras na formação leitora humanística e omnilateral nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Campus Porto Velho Calama". O objetivo principal deste produto educacional é disponibilizar para você, professor de Língua Portuguesa e Literatura, conteúdos que possam colaborar com a formação leitora, integral e omnilateral dos estudantes dos Cursos Integrados ao Ensino Médio do Campus Porto Velho Calama – IFRO. Trabalhar a Literatura de escritoras negras na formação leitora dos estudantes é contribuir com o princípio educativo a partir da formação humana e de suas relações com o meio que o envolve e motivar a valorizarem a cultura brasileira. O desenvolvimento da sequência didática ocorreu através da interatividade, envolvendo turmas dos Cursos Integrados ao Ensino Médio do IFRO com a perspectiva de promover uma visão reflexiva sobre a riqueza das obras de escritoras negras da literatura africana e afrobrasileira. Desejamos que o material seja útil para as aulas de Língua Portuguesa e Literatura e viabilize o ensino e a aprendizagem contribuindo na construção da formação leitora dos estudantes dos Cursos Integrados ao Ensino Médio do Campus Porto Velho Calama – IFRO.Item Reflexões sobre as memórias negras femininas pela voz poética da escritora Conceição Evaristo(2024) Vieira, Ivonete da Silva Cardoso; Gomes, Iza ReisA proposta apresentada neste material é resultado de uma longa caminhada que envolveram leituras e pesquisas realizadas durante Curso de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). O material foi desenvolvido no projeto intitulado“ A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO IFRO: escritoras negras na formação leitora humanística e omnilateral nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Campus Porto Velho Calama". O objetivo principal deste produto educacional é disponibilizar para você, professor de Língua Portuguesa e Literatura, conteúdos que possam colaborar com a formação leitora, integral e omnilateral dos estudantes dos Cursos Integrados ao Ensino Médio do Campus Porto Velho Calama – IFRO. Trabalhar a Literatura de escritoras negras na formação leitora dos estudantes é contribuir com o princípio educativo a partir da formação humana e de suas relações com o meio que o envolve e motivar a valorizarem a cultura brasileira. O desenvolvimento da sequência didática ocorreu através da interatividade, envolvendo turmas dos Cursos Integrados ao Ensino Médio do IFRO com a perspectiva de promover uma visão reflexiva sobre a riqueza das obras de escritoras negras da literatura africana e afrobrasileira. Desejamos que o material seja útil para as aulas de Língua Portuguesa e Literatura e viabilize o ensino e a aprendizagem contribuindo na construção da formação leitora dos estudantes dos Cursos Integrados ao Ensino Médio do Campus Porto Velho Calama – IFRO.Item Vozes literárias e acadêmicas de mulheres negras em Rondônia(2024) Vieira, Ivonete da Silva Cardoso; Gomes, Iza ReisA proposta apresentada neste material é resultado de uma longa caminhada que envolveram leituras e pesquisas realizadas durante Curso de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). O material foi desenvolvido no projeto intitulado “ A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO IFRO: escritoras negras na formação leitora humanística e omnilateral nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Campus Porto Velho Calama". Destacamos neste trabalho obras que reconhecem e valorizam a intelectualidade de algumas mulheres negras, escritoras e acadêmicas contemporâneas, do estado de Rondônia. O objetivo deste produto educacional é oferecer um material de pesquisa que poderá ser utilizado nas aulas da disciplina de Língua Portuguesa e Literatura na pespectiva de uma formação leitora, integral e omnilateral dos estudantes dos Cursos Integrados ao Ensino Médio do Campus Porto Velho Calama – IFRO. A intenção deste caderno não é oferecer atividades pedagógicas para se trabalhar em sala de aula, mas é dar o primeiro passo para divulgarmos essa produção ainda invisibilizada. Conhecer as produções locais é necessário, e oportunizarmos isso com estudantes do Ensino Técnico integrado ao Ensino Médio em uma Instituição de Ensino Público é viabilizar uma educação integral e omnilateral. Desejamos que o material com obras de escritoras e acadêmicas regionais seja útil na perspectiva de um conhecimento local sobre nossas escritoras. Valorizar as produções da região é uma forma de resistência ao Colonialismo. Conhecer nossas histórias e os estudos acadêmicos são necessários para que não corramos o risco da História única.