Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (PROFEPT)
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O Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (PROFEPT) tem como objetivo proporcionar formação em educação profissional e tecnológica aos profissionais da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) e comunidade, visando tanto a produção de conhecimento como o desenvolvimento de produtos, por meio da realização de pesquisas que integrem os saberes inerentes ao mundo do trabalho e ao conhecimento sistematizado.
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Navegando Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (PROFEPT) por Orientadores "Pereira, Rosa Martins Costa"
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Item Guia de acolhimento dos servidores técnicos administrativos em educação do Instituto Federal de Rondônia – Uma proposta formativa centrada na EPT(2025) Souza, Ana Angélica de Lima; Pereira, Rosa Martins CostaTrata-se de uma Proposta formativa alinhada aos princípios da Educação Profissional e Tecnológica para auxiliar o Instituto Federal de Rondônia no processo de acolhimento, integração e socialização de novos servidores. A proposta formativa foi elaborada com base nas análises aprofundada de documentos institucionais, da revisão bibliográfica em diversas fontes (livros, artigos científicos, etc.) e a partir da identificação das necessidades percebidas pelos participantes da pesquisa (Servidores pertencentes ao quadro Técnico Administrativo em Educação) obtida por meio de questionário eletrônico google.forms. O material poderá contribuir coma construção de políticas institucionais e promoção de uma cultura organizacional que contemple os princípios norteadores da EPT, proporcionando ao indivíduo recém-chegado conhecimentos básicos e essenciais para que ele desenvolva com êxito suas atividades laborais em consonância com os objetivos e finalidades institucionais.Item O acolhimento dos servidores técnicos administrativos em educação do Instituto Federal de Rondônia centrado nos princípios da Educação Profssional e Tecnológica(2025) Souza, Ana Angélica de Lima; Pereira, Rosa Martins CostaEste estudo tem como objetivo a elaboração de uma proposta formativa alinhada à EPT que auxilie o Instituto Federal de Rondônia no processo de acolhimento do servidor TAE recém-chegado. Para tanto, buscou-se mapear e descrever como ocorre a prática de integração e socialização dos servidores no Instituto Federal de Rondônia, com o intuito de responder ao seguinte problema de pesquisa: como se dá a prática de acolhimento, integração e socialização dos servidores Técnicos Administrativos em Educação do Instituto Federal de Rondônia, considerando as especificidades de uma instituição ofertante da Educação Profissional e Tecnológica? Esta pesquisa caracteriza-se como de natureza qualitativa de caráter investigativo e o método utilizado para geração de dados foi o Estudo de Caso. Para alcançar o objetivo deste trabalho, propôs-se uma investigação a partir da análise do ambiente organizacional, com análise de fontes secundárias, como artigos científicos, livros e documentos oficiais, com a geração de dados primários por meio de um questionário online direcionado aos servidores Técnico-Administrativos lotados nas 11 unidades/campi da instituição. Os resultados da pesquisa apontam para a necessidade de criação de um processo de acolhimento formalizado e padronizado, que enfatize a formação contínua, a compreensão da missão institucional, os princípios basilares da EPT e a integração entre os setores e campi. Os participantes da pesquisa destacaram a importância de ações que facilitem a adaptação dos servidores, promovendo um ambiente acolhedor e equitativo. Como contribuição desta pesquisa foi elaborado o produto educacional “Guia de Acolhimento dos Servidores Técnicos Administrativos em Educação do Instituto Federal de Rondônia – Uma proposta formativa centrada na EPT”, cuja finalidade é proporcionar ao servidor recém-chegado conhecimentos básicos e essenciais para que ele desenvolva com êxito suas atividades laborais em consonância com os objetivos e finalidades institucionais, bem como desenvolver habilidades que favoreçam a integração e o sentimento de pertencimento à instituição. Por fim, recomenda-se à alta gestão do IFRO avaliar a possibilidade de implementar um programa de acolhimento estruturado e padronizado em todos os campi, de acordo com as necessidades da Administração, com o objetivo de ser continuamente aperfeiçoado, promovendo a melhoria constante dos processos de aprendizagem organizacional.