Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (PROFEPT)
URI Permanente desta comunidade
O Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (PROFEPT) tem como objetivo proporcionar formação em educação profissional e tecnológica aos profissionais da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) e comunidade, visando tanto a produção de conhecimento como o desenvolvimento de produtos, por meio da realização de pesquisas que integrem os saberes inerentes ao mundo do trabalho e ao conhecimento sistematizado.
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Navegando Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (PROFEPT) por Orientadores "Ferrari, Sandra Aparecida Lopes"
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Item A Literatura como ferramenta de acessibilidade linguística para os alunos surdos do Instituto Federal de Rondônia-IFRO(2023) Silva, Nathali Fernanda Machado; Ferrari, Sandra Aparecida Lopes; Silva, Nathali Fernanda MachadoTrata-se de um material de texto e de vídeo em Libras da tradução do conto Olhos d’água, de Conceição Evaristo, que pretende auxiliar nas práticas de ensino da literatura para alunos surdos, visando subsidiar o trabalho docente. Também contém recursos de apoio ao aluno surdo para a leitura do conto escrito em língua portuguesa e sugestões de práticas experimentais aos professores. Objetivo: Contribuir para a inovação dos processos de ensino-aprendizagem, utilizados pelos docentes de literatura, por meio da tradução em Libras do conto Olhos d’água, de Conceição Evaristo, disponibilizada em formato digital.Item A Literatura como ferramenta de acessibilidade linguística para os alunos surdos do Instituto Federal de Rondônia-IFRO(2023) Silva, Nathali Fernanda Machado; Ferrari, Sandra Aparecida LopesA formação da identidade cultural está vinculada diretamente à forma como cada sujeito é inventado, traduzido e interpretado no contexto em que vive. Se observarmos qualquer grupo social, podemos ver como a língua e a cultura estão interligadas – ambas constroem e alteram a dinâmica social, uma influenciando a outra. No caso dos sujeitos surdos e do processo educacional na educação profissional e tecnológica (EPT), esses fatores culturais e linguísticos, muitas vezes, têm sido desconsiderados, resultando em perdas de aprendizagem, principalmente da língua portuguesa (LP) e da sua literatura. Inúmeros fatores contribuem para a ocorrência desse problema, como o desconhecimento dos professores acerca de metodologias mais eficazes e a falta de materiais direcionados a esse público, entre outros. O problema desta pesquisa pode ser, então, formulado em torno da seguinte indagação: como ensinar literatura a alunos surdos da EPT sem desconsiderar a cultura desses sujeitos e a sua língua materna, a Língua Brasileira de Sinais (Libras)? Sendo assim, o objetivo deste trabalho é a criação de mecanismos facilitadores para o ensino da literatura de língua portuguesa, especificamente a literatura brasileira, a alunos surdos do ensino médio integrado ao técnico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), campus Porto Velho Calama, por meio do desenvolvimento de um produto educacional – um livro digital em Libras que auxilie o trabalho com o texto literário do professor de literatura e do intérprete de Libras em sala de aula. A metodologia da pesquisa é de cunho qualitativo e de caráter investigativo. O estudo foi desenvolvido por meio de levantamento bibliográfico, análise documental, roda de conversa inicial de diagnóstico, quatro rodas de conversa seguintes direcionadas com roteiros, avaliação e finalização do produto gerado. Os resultados apontam para a importância de se perceber que o aluno surdo compreende melhor determinados aspectos da literatura por meio da promoção da acessibilidade linguística – e não por imposição de uma língua majoritária em substituição à língua materna. A pesquisa reforça a concepção de que é necessário que a marca maior da identidade dos sujeitos surdos – a sua língua – seja incorporada ao processo educacional da EPT, ou seja, durante o aprendizado não há como inativar a Libras e ensinar a língua portuguesa de forma isolada.Item Educação inclusiva: contribuições do Povo Apurinã para Educação Profissional e Tecnológica(2025) Pereira Sobrinho, Antonio; Felzke, Lediane Fani; Ferrari, Sandra Aparecida LopesEsse livro paradidático é resultado de uma pesquisa realizada por mim, Antonio Pereira Sobrinho, da etnia Apurinã, do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT, do Instituto Federal de Rondônia – IFRO. Está situado na linha de pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos em Educação Profissional e Tecnológica, dentro do Macroprojeto Organização do Currículo Integrado na EPT.Item Os saberes indígenas e a Educação Profissional e Tecnológica: contribuições do povo Apurinã para a formação integral(2025) Pereira Sobrinho, Antonio; Felzke, Lediane Fani; Ferrari, Sandra Aparecida LopesEste trabalho tem como objetivo levantar informações sobre a história, a organização social e a cosmologia do povo Apurinã que mora na cidade de Lábrea-AM com a finalidade de produzir um livro paradidático de informações e saberes acerca dos povos indígenas a partir do olhar apurinã. Foi realizado no contexto do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), vinculado à linha de pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos em Educação Profissional e Tecnológica e ao macroprojeto Organização do currículo integrado na EPT. A formação da identidade cultural está vinculada à forma como cada povo vive. Então, em cada momento da pesquisa foi respeitado o tempo e a cultura de cada indígena. Na pesquisa foram entrevistados seis indígenas deste povo com idade entre 40 a 80 anos. Esse trabalho também utilizou de pesquisa bibliográfica, documental e autobiográfica. A propósito, a minha vivência e experiência pessoal, bem como acadêmica e profissional, durante o curso na EPT, possibilita estar em diferentes contextos e temporalidades, cujo principal deles é fazer uma leitura desta realidade com novos olhares, em que buscou-se apresentar minha posição como “indígena fora da aldeia”, como biólogo, na tentativa de tornar complementares os conhecimentos em estado de aprendizagem da cultura do povo Apurinã tanto aqueles que são apreendidos nas aldeias quanto aqueles adquiridos nas cidades. Por fim, é evidente a diversidade cultural desse povo, suas vivências e experiências particulares, a relação com a mãe natureza, o mundo físico e metafísico, os saberes e as artes. Assim sendo, o livro paradidático poderá ser utilizado pelos gestores e docentes da Educação Profissional e Tecnológica como apoio pedagógico nas discussões sobre a temática indígena junto aos alunos dos cursos técnicos integrados ao médio. Além do mais, esta pesquisa atende aos princípios da formação integral e omnilateral da Educação Profissional e Tecnológica (EPT).