Campus Colorado do Oeste
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O Campus Colorado do Oeste, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), contribui para o desenvolvimento da região através da oferta de cursos e programas de formação inicial e continuada de trabalhadores e educação profissional técnica de nível médio desde 2008. O Campus Colorado do Oeste tem perfil agrícola e atualmente oferta curso de nível técnico em Agropecuária nas modalidades integrado, superior: Bacharelado Engenharia Agronômica e Zootecnia, Licenciatura em Ciências Biológicas e Tecnológico em Gestão Ambiental, Pós-Graduação Lato Sensu: Ensino de Ciências e Biologia e Geoprocessamento Ambiental.
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Navegando Campus Colorado do Oeste por Orientadores "Holanda, Roberta Carolina Ferreira Galvão de"
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Item Efeitos do déficit hídrico induzido pela irrigação com NaCl sobre os atributos do solo e os tecidos foliares de plantas de milho doce(2023) Silva, Aline Vieira da; Holanda, Roberta Carolina Ferreira Galvão deA qualidade do solo é considerada um dos fatores que mais influenciam no desenvolvimento das plantas, pois pode fornecer todos os nutrientes necessários para o crescimento das mesmas. Solos salinos podem reduzir a respiração do solo em até 50% devido ao decréscimo na atividade microbiana. Sendo assim, visando avaliar os efeitos sobre os teores de nutrientes em plantas de milho doce (Zea mays L. grupo saccharata) e as respostas dos microrganismos do solo em função da irrigação com NaCl, o experimento foi realizado em delineamento inteiramente casualizado, com dois tratamentos, ausência e presença de déficit hídrico, e 10 repetições, totalizando 20 parcelas. O déficit hídrico foi induzido pela irrigação com solução salina após a sexta semana de cultivo durante quatro dias, mantendo o solo a 75% da capacidade de campo. Em relação às análises referentes ao solo, houve diferença estatística apenas na respiração basal do solo em função da presença do déficit hídrico, visto que apresentou resposta inferior em relação à ausência do déficit. Da mesma forma, para o macroelemento K e os microelementos Mn, Zn e Na houve diferença estatística significativa em função da presença do déficit hídrico, com médias superiores, ao contrário do Cu que foi afetado pela presença do déficit hídrico, apresentando resposta inferior em relação a ausência do déficit. Portanto, a presença do NaCl comprometeu a atividade dos microrganismos na respiração basal do solo, bem como o acúmulo de alguns elementos no tecido foliar da planta.Item Efeitos do tratamento com cloreto de cálcio (cacl2) sobre a germinação e o crescimento inicial de plântulas de alface (lactuca sativa l.), sob estresse térmico(2025) Abreu, Maria Ivani Flauzino de; Holanda, Roberta Carolina Ferreira Galvão deA alface (Lactuca sativa L.) é uma cultura exigente quanto ao fornecimento de nutrientes para o seu pleno crescimento e desenvolvimento. Ela possui crescimento inicial que demanda cuidados desde a germinação, a fim de reduzir efeitos de estresses abióticos, como o estresse térmico que consiste em um desafio constante à agricultura. Nesse sentido, o cálcio (Ca) tem um papel fundamental no equilíbrio osmótico e sinalização celular durante a germinação, além de ser um componente de membranas. Estudos indicam que sua utilização pode diminuir os impactos negativos do calor excessivo; desse modo, a aplicação de Ca durante a germinação das sementes, pode ser uma alternativa acessível para o bom estabelecimento da cultura e minimização de condições de estresse. Diante do exposto, o objetivo deste trabalho foi investigar os efeitos do tratamento com CaCl2 sobre a germinação e o crescimento inicial de plântulas de alface sob estresse térmico, induzido por temperatura de 30º C. Foram avaliadas a taxa de germinação, comprimento, massas fresca e seca de plântulas normais, sob a influência de 0, 10, 25 e 50 mmol.L-1 de CaCl2. O tratamento das sementes com CaCl2 a 10 e 25 mmol.L-1 não influenciou o desenvolvimento das plântulas, em condições de 30º C, para o tempo avaliado. A dose de 50 mmol.L-1 reduziu a germinação, o comprimento das plântulas e sua massa fresca, indicando que o processo de expansão celular foi prejudicado pelo efeito osmótico dos sais disponíveis no substrato de germinação. Recomenda-se a realização de estudos com intervalos e doses inferiores às investigadas neste trabalho.Item Germinação e desenvolvimento inicial de plântulas de Eucalyptus grandis W. Hill tratadas com CaCl2(2023) Posso, Beatriz Poliana Camargo; Holanda, Roberta Carolina Ferreira Galvão deAs espécies de eucalipto são amplamente cultivadas no Brasil para fins comerciais. Dentre elas, Eucalyptus grandis W. Hill se destaca na cadeia produtiva por apresentar rápido crescimento e boa qualidade da madeira que serve para movelaria em geral, carvão e celulose. Com isso, se torna relevante pesquisas para aprimorar seu cultivo com finalidade de maior taxa de produção em menor tempo e área ocupada. Sabendo que o cálcio é um nutriente necessário para diversos processos fisiológicos e bioquímicos na célula vegetal, a investigação de sua influência na germinação de sementes e estabelecimento de plântulas de E. grandis se faz necessária. Sendo assim, este trabalho teve como objetivo avaliar o processo germinativo de sementes de E. grandis tratadas com CaCl2. Experimentos com o fornecimento de CaCl2 nas concentrações 0, 50, 75 e 100mM foram realizados em delineamento inteiramente casualizado no laboratório de Fisiologia Vegetal do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) Campus Colorado do Oeste no período de agosto de 2022 a julho de 2023. Foram avaliadas taxa de germinação (G), índice de velocidade de germinação (IVG), massa fresca (MF), massa seca (MS), comprimento da radicular (PR) e da parte aérea (PA). Dentre as concentrações testadas, observou se resultados positivos com o fornecimento de 75mM de CaCl2 via priming, devido ao aumento significativo do comprimento radicular das plântulas e maior índice de massa seca. Porém, plântulas com 43 dias de priming apresentaram prejuízos em relação a massa fresca. Recomenda-se a realização de mais estudos referentes à aplicação de Ca em plântulas de eucalipto.Item Influência da disponibilidade hídrica na germinação de sementes de pimenta de cheiro (Capsicum chinense)(2021) Lima, Walmir Rodrigo Soares; Holanda, Roberta Carolina Ferreira Galvão deO gênero Capsicum, apresenta grande importância econômica mundial e nacional, sendo parte do patrimônio gastronômico do país com potencial de crescimento, principalmente dentro da agricultura familiar. A avaliação da germinação, utilizando diferentes níveis de umidade, é importante para determinar a quantidade de água necessária para a ativação dos processos metabólicos em sementes de pimenta de cheiro. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar a germinação de sementes de pimenta de cheiro sob diferentes níveis de disponibilidade hídrica, para determinar o manejo hídrico adequado. O experimento foi conduzido no Laboratório de Fisiologia Vegetal do IFRO, Campus Colorado do Oeste/RO, em delineamento DIC, constituído por 4 tratamentos contendo 100 sementes, em 5 repetições, destinando à última repetição de todos os tratamentos para a avaliação do teste azul de evans. Foram realizadas as seguintes avaliações: avaliação visual, determinação de morte celular, determinação de taxa de germinação, massa fresca e seca de semente, massa fresca e seca de plântula e comprimento de plântula. Os resultados foram submetidos ao teste de normalidade de Shapiro-Wilk, teste de Kruskal-Wallis e teste de Dunn. Os resultados indicaram que o nível umidade que proporciona maior porcentagem de germinação foi de 3,5 x massa seca do papel, com 47% de germinação, por fornecer a quantidade de água necessária para a ativação metabólica da semente. Para sementes de pimenta de cheiro, neste trabalho, não se observou germinação no 7º dia de avaliação, provavelmente, porque as sementes apresentaram baixo vigor, devido ao transporte e armazenamento desde a fábrica ao consumidor final. As sementes podem ter permanecido durante tempo determinado, sob condições não controladas, tais como temperatura, umidade, luminosidade, podendo causar deterioração, perda de vigor e qualidade fisiológica, devido às baixas condições de conservação, fato que pode ter influenciado nos resultados deste trabalho.Item Uso de atividades diferenciadas no ensino de botânica uma visão geral(2024) Silva, Uliete Fernandes da; Holanda, Roberta Carolina Ferreira Galvão deA botânica é um ramo da Biologia que estuda a morfologia, anatomia e fisiologia dos organismos fotossintetizantes. Eles realizam a conversão da energia solar em energia química e são representados por plantas, algas e cianobactérias. Existem diversas formas de trabalhar os conteúdos de botânica para a promoção do ensino-aprendizagem significativo. Nesse contexto, destaca-se o lúdico para complementar o método de ensino tradicional no que tange à aplicação dos conhecimentos. O presente trabalho, que consiste em uma pesquisa bibliográfica, visa apresentar e analisar atividades lúdicas práticas. Elas foram publicadas em artigos científicos entre 2019 e 2023 e retratam o uso do lúdico para aplicação do ensino de botânica em sala de aula. Os artigos foram buscados no Portal de Periódicos CAPES, lidos e analisados sob a perspectiva de alguns teóricos da área. Notou-se que tal metodologia de ensino tem sido benéfica para a aprendizagem de botânica, pois estimula a interação entre aluno e professor, promove o alcance dos objetivos propostos para as aulas, desperta o interesse dos alunos e promove a participação nas aulas.