Licenciatura em Matemática
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Matemática por Orientadores "Santos, Antonio Sergio Florindo dos"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A importância do ensino da educação financeira nas escolas para o planejamento financeiro familiar(2024) Narcizo, Marcos; Santos, Antonio Sergio Florindo dosO presente trabalho de conclusão de curso possui o objetivo precípuo de refletir por meio de dados de pesquisas, artigos e fontes diversas acerca da qualidade de ensino de educação financeira ofertada aos discentes do ensino escolar, para compreender se há influência deste ensino na microeconomia doméstica, ou seja, se existe relação entre a educação financeira ofertada e o endividamento e/ou superendividamento das famílias brasileiras. Para possibilitar resultados satisfatórios quanto ao objetivo apresentado, foram realizadas pesquisas bibliográficas, conforme demonstrado na metodologia, em especial, dados oficiais apresentados pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE e o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes – Pisa. Além disso, foram estudadas pesquisas que demonstrassem a situação econômica do país atualmente, e como ela poderia ser influenciada pela educação financeira nas escolas, tanto de forma negativa, no caso de sua ausência ou insuficiência, quanto positiva, nos projetos escolares apresentados que impactam a economia das famílias dos estudantes e seu modo de pensar o dinheiro. Ao final, há discussão dos resultados e conclusão demonstram a forma cíclica ligada a ausência de instrução suficiente ao lidar com a microeconomia doméstica e o endividamento e superendividamento familiar.Item A matemática da vida: nas brincadeiras e nos jogos se aprende com mais facilidade(2022) Pereira, Adiná Oliveira; Santos, Antonio Sergio Florindo dosOs jogos didáticos caracterizam-se como importante e viável alternativa para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem por favorecer a construção do conhecimento ao aluno. Educar de forma lúdica utilizando jogos didáticos vem sendo uma estratégia viável nos últimos tempos, pois a familiaridade que o lúdico proporciona para a compreensão dos conteúdos tem sido muito relevante. Em se tratando do ensino fundamental tais jogos proporcionam uma melhor compreensão de termos abstratos e de conteúdos que nem sempre estão no cotidiano dos alunos, além de proporcionar-lhes a motivação e a sociabilização entre alunos e professor. A partir da referida pesquisa espera-se compreender como a prática baseada em jogos didáticos tem contribuído para a melhoria da aprendizagem, além de se observar quais os objetivos dos professores em incluir jogos na proposta de ensino e que mudanças essa atitude proporcionou na postura pedagógica e no processo em si. Após a pesquisa e com base nela será delimitada a fundamentação teórica que embasa o assunto para assim poder avançar na construção do Trabalho final. Portanto como metodologia este trabalho preconiza uma pesquisa exploratória descritiva e qualitativa, tendo como base para os estudos a análise de dados bibliográficos, qualificando o trabalho como pesquisa descritiva.