Campus Porto Velho Zona Norte
URI Permanente desta comunidade
O Campus Porto Velho Zona Norte, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), contribui para o desenvolvimento da região através da oferta de cursos e programas de formação inicial e continuada de trabalhadores e educação profissional técnica de nível médio desde 2011. O Campus Porto Velho Zona Norte tem perfil comercial e atualmente oferta cursos de nível técnico nas modalidades concomitante e subsequente, superior em Tecnologia em Gestão Comercial e Tecnologia em Gestão Pública.
Navegar
Navegando Campus Porto Velho Zona Norte por Orientadores "Carmo, Juliana Maria Lima do"
Agora exibindo 1 - 12 de 12
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Análise da gestão socioambiental dos resíduos sólidos de uma empresa de fabricação de esquadrias de alumínio e instalação de vidros temperados(2023) Silva, Débora Teixeira da; Gomes, Salete do Carmo; Carmo, Juliana Maria Lima doO presente artigo tem como objeto de pesquisa a temática sobre a análise da gestão socioambiental dos resíduos sólidos de uma empresa de fabricação de esquadrias de alumínio e instalação de vidros temperados, haja vista que há uma crescente preocupação com ogerenciamento dos resíduos de materiais utilizados na produção de bens ou serviços. Este trabalho tem como objetivo geral: analisar se a empresa possui ações implantadas para o descarte de resíduos sólidos para amenizar os impactos socioambientais. E como objetivos específicos: verificar os conceitos e características da Revolução Industrial e sua evolução histórica; demonstrar as formas mais sustentáveis de gerenciamento e aproveitamento de resíduos, como alumínio e vidro; e, verificar o acondicionamento temporário e o destino final dos resíduos ou rejeitos produzidos pela empresa. Para a elaboração deste artigo os procedimentos metodológicos utilizados foram a pesquisa qualitativa, bibliográfica, de cunho exploratório, de classificação descritiva, com enfoque técnico e observações in loco na empresa familiar. Os resultados desta pesquisa apontaram que, há uma necessidade premente e precípua de gerenciamento de maneria eficaz dos resíduos sólidos produzidos pelas empresas, fato este que apresenta uma preocupação de estudiosos, da academia e da sociedade em geral. Considerando que, há desperdícios de recursos naturais, muitas vezes não há a devida reciclagem ou o adequado destino para estes resíduos. Conclui-se que, as ações da empresa familiar estudada têm sido pautadas na observância e um eficiente gerenciamento, tanto dos materiais a serem utilizados na produção de esquadrias de alumínio com vidro quanto nos resíduos. Diante de uma gestão eficaz a compra de materiais é realizada de acordo com a demanda e sob medida, e em casos de sobras e resíduos produzidos estes são acondicionados nos seus devidos recipientes e encaminhados para empresas licenciadas a receberem tais resíduos.Item Educação para o empreendedorismo: desenvolvimento de um plano de negócios(2024) Silva, Nádia de Souza e; Carmo, Juliana Maria Lima doA educação para o empreendedorismo e o plano de negócios são determinantes e essenciais, mesmo em um pequeno empreendimento. As duas ferramentas juntas diferenciam um negócio organizado e atual, de um negócio que não transmite comprometimento. O tamanho da região a ser atendida não deve determinar o grau de instrução e planejamento, uma vez que ambos são importantíssimos na garantia de um futuro próspero para a empresa. Dessa forma, o presente artigo traz como tema central a orientação empreendedora e criação de um planejamento para iniciar um negócio em uma cidade pequena, no interior de Minas Gerais. O presente projeto de intervenção tem base na condição de muitas pessoas que possuem um sonho de abrir o próprio negócio, mas não sabem como transformar e aproveitar as ideias para que se tornem realidade. Por isso, torna-se crucial o conhecimento sobre o processo empreendedor, sobre os chamativos que um empreendedor deve ter e sobre o planejamento estratégico que precisa ser feito através do plano de negócios. A orientação empreendedora é contínua e deve ser sempre renovada e estudada, contudo se mostra ainda mais essencial no início, pois é o momento de maior impacto para o futuro do empreendimento.Item Gestão da reputação on-line: estratégias de marketing para a construção da imagem corporativa(2024) Oliveira, Maria de Fátima; Carmo, Juliana Maria Lima doNo cenário digital atual, a reputação on-line desempenha um papel crucial na percepção pública e no sucesso das empresas. Com o crescimento das interações em plataformas digitais e a facilidade de acesso às avaliações de consumidores, torna-se indispensável para as empresas gerenciar de forma estratégica sua imagem no ambiente virtual. Este trabalho explora a crescente relevância da gestão da reputação on-line para o sucesso das empresas no mercado atual, com foco em pequenas e médias empresas. A pesquisa busca identificar as práticas mais eficazes para gerenciar avaliações negativas e interações públicas em redes sociais, oferecendo orientações práticas e adaptáveis a diferentes contextos empresariais. Além de contribuir para a literatura existente, o estudo investiga como estratégias de marketing podem ser aplicadas para fortalecer a presença digital e aprimorar a imagem das empresas no ambiente virtual.Item Marketing digital no Instagram para restaurantes universitários: estratégias de captação(2024) Ramos, Ana Talita da Cunha; Carmo, Juliana Maria Lima doEste estudo investiga o impacto do uso do Instagram como ferramenta de marketing digital no aumento da visibilidade e atratividade do Restaurante Universitário (RU) durante o horário do almoço. O objetivo foi analisar como as estratégias de divulgação visual, interações diretas e publicações de alta qualidade influenciam a frequência de comensais e a percepção do RU dentro da comunidade acadêmica. A pesquisa utilizou uma abordagem mista, combinando dados quantitativos sobre a frequência de usuários e engajamento digital. Os resultados indicam que o uso eficaz de campanhas visuais, como fotos e vídeos das refeições, aumentou significativamente o número de estudantes que frequentam o RU no horário de almoço. Além disso, as interações com os usuários, como enquetes e publicações interativas, reforçaram o engajamento e a fidelização dos estudantes. Contudo, o impacto foi menos expressivo nos horários de café da manhã e jantar, sugerindo a necessidade de aprimoramento das estratégias para esses períodos. O estudo conclui que o Instagram pode ser uma ferramenta poderosa para melhorar a comunicação e a imagem do RU, atraindo um maior número de frequentadores e aumentando sua competitividade em relação a outras opções alimentares no ambiente universitário. Esses resultados podem servir como modelo para outras instituições interessadas em adotar estratégias digitais similares para serviços de alimentação.Item O marketing digital como ferramenta estratégica para gestão comercial(2024) Souza, Bruno Lima Alves de; Carmo, Juliana Maria Lima doDiante da necessidade de se manterem competitivas no mercado, empresas de diversos setores têm utilizado ações de Marketing para satisfazer as necessidades dos consumidores e incentivar a adoção de novos hábitos e costumes. Para isso, as empresas têm investido cada vez mais em Marketing para definir e alcançar o seu público-alvo, de modo que elas têm destinado recursos e investimentos para maximizar o retorno midiático. O objetivo geral deste trabalho foi relacionar as principais ferramentas estratégicas para a gestão comercial. Como objetivos específicos: explicar como funciona o marketing e a gestão comercial; identificar as ferramentas estratégicas no marketing; realizar um levantamento bibliográfico acerca da abordagem. Essa abordagem permite uma compreensão ampla da importância do marketing para a eficácia da gestão comercial de uma empresa. Tanto o marketing quanto a gestão comercial são essenciais para o sucesso de pequenas, médias e grandes empresas, destacando-se como um ciclo de grande relevância para o mercado.Item O marketing digital como ferramenta financeira nas empresas(2024) Santos, José Alberto da Silva; Silva, Patrícia Pereira da; Carmo, Juliana Maria Lima doEste estudo analisa a importância da aplicação e do uso dos princípios do marketing digital em pequenas e microempresas. Para isso, foi analisado o processo desenvolvido na empresa que buscava superar as dificuldades em atigir o público masculino, tendo em vista que a maioria de seus clientes é do público feminino. A empresa foi fundada no ano de 2017 e começou suas atividades comerciais apenas com laços femininos de diversos tipos, tamanho e modelos, desenvolvendo sua caminhada no mundo do comércio. Com o tempo, ela buscou uma maior diversificação dos produtos com o intuito de atrair também o público masculino. Portanto, a estratégia foi buscar um marketing inteligente, compreender o mercado de laços personalizados, vender um produto diferenciado das outras empresas e chamar a atenção de seus clientes e de novos futuros clientes. Com o conhecimento e a experiência, a empresa pretende criar um sistema de monitoramento de suas concorrencias analisando o feedback de informações de clientes e da concorrência.Item O sistema de produção e logística como ferramenta de gestão(2023) Oliveira, Bismarque de; Carmo, Juliana Maria Lima doAs empresas atuais, buscam hoje cada vez mais maturidade e tecnologia em seus processos, com intuito de atingir os padrões de qualidade e produtividade com excelência. Os processos de almoxarifado consistem em uma série de ações direcionadas a rotinas de estoque permitindo além da agilidade no atendimento, outros processos como detectando seus problemas e apontando soluções. Este trabalho foi feito em cima do setor de almoxarifado da Empresa COOPERB situada na Cidade de Lambari D’Oeste – Mato grosso, focada no ramo do agroindustrial. Para melhorar o atendimento do processo a empresa tem um programa administrativo para fazer todas as partes burocráticas que facilita e identifica os problemas. Como procedimento técnico usa-se o processo de melhoria contínua nos processos diários e dos colaboradores.Item O uso das mídias sociais como estratégia de vendas: elaboração de uma plano de marketing em mídias sociais para uma lanchonete de Porto Velho(2024) Nobre, Marcilene Carvalho; Carmo, Juliana Maria Lima doDentro deste universo das mídias sociais onde empresas e pessoas oferecem produtos e serviços, está o consumidor que tem se mostrado cada vez mais interessado em consumir produtos de qualidade e com preços justos. Diante disto, surge o desafio de influenciar o poder de decisão de compra do consumidor. Esta pesquisa trata-se de uma investigação qualitativa de natureza exploratória com o objetivo de desenvolver um plano de marketing com foco nas mídias sociais para uma lanchonete da cidade de Porto Velho, no Estado de Rondônia. Inicialmente realizouse uma análise SWOT para identificar os principais pontos internos e externos da empresa e com base nestas informações, propôs-se um plano de marketing de acordo com as características da empresa e realidade do negócio.Item Orientação financeira: identificação e superação de desafios econômicos(2024) Oliveira, Keila Veronica Ramos do Nascimento; Carmo, Juliana Maria Lima doO presente estudo propõe-se a investigar os desafios econômicos enfrentados por uma empresa do setor de artigos para equitação e a identificar estratégias eficazes para superá-los. Através de uma abordagem analítica e reflexiva, busca-se não apenas analisar os desafios presentes, mas também compreender suas origens e impactos potenciais no desempenho financeiro e competitivo da empresa. Pretende-se contribuir para o desenvolvimento de conhecimentos e práticas que possam fortalecer a posição da empresa no mercado e garantir sua sustentabilidade a longo prazo. Ao investigar e analisar esses desafios de forma abrangente, é possível identificar áreas de melhoria e implementar estratégias eficazes que garantam a saúde financeira, a competitividade e o crescimento sustentável da empresa no mercado de artigos para equitação. Este estudo busca, assim, não apenas soluções imediatas para os desafios econômicos, mas também um caminho para o fortalecimento contínuo e a adaptação às mudanças no mercado.Item Reestruturação organizacional: Departamento de Recursos Humanos em uma empresa do setor de varejo(2024) Abreu, Aline Bárbara de Jesus Santos de; Carmo, Juliana Maria Lima doCom o crescimento contínuo, a formação de equipes de liderança intermediárias se torna necessária, distribuindo funções. Em resposta ao aumento do volume de atividades, é crucial subdividir as funções, alinhando-se com o contexto da empresa. O principal objetivo desse estudo foi propor uma intervenção na estrutura organizacional da unidade de recursos humanos da empresa, destacando aspectos-chave da gestão de pessoas. A pesquisa realizada adotou uma abordagem qualitativa, combinando pesquisa aplicada e intervenção. Foram realizadas pesquisas bibliográficas, documentais e de campo. Através de entrevistas semi-estruturadas e observações, identificaram-se desafios relacionados à eficácia da unidade de recursos humanos, devido à falta de pessoal qualificado para lidar com as diversas necessidades da empresa e para estruturar os departamentos. Com base nesse objetivo, foram sugeridos dois modelos de intervenção na estrutura organizacional da unidade de recursos humanos da empresa varejista. O projeto melhorou o departamento de RH de uma empresa varejista em Vera Cruz-BA, enfatizando a importância do capital humano. Apesar dos desafios na implementação dos subsistemas de gestão de pessoas, o estudo resultou em crescimento, aplicação do conhecimento e desenvolvimento de habilidades para a gestão de pessoas com base em competências. O trabalho bem-sucedido abriu caminho para futuros projetos de mudanças na estrutura organizacional da empresa.Item Relato de experiência : Gestão de pessoas e saúde emocional no ambiente corporativo(2024) Fernandes, Adriana Ferreira; Neiva, Gleiciene Barbosa; Bulian, Maicon Melo; Carmo, Juliana Maria Lima doAo considerar a gestão de pessoas em um ambiente corporativo, o bem-estar emocional dos funcionários torna-se um ponto central de preocupação. Em meio a esse viés, um dos males crescentes no ambiente corporativo é a ansiedade. Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar a gestão de pessoas e saúde emocional no ambiente corporativo no âmbito das relações de trabalho, numa abordagem analítica do contido na Consolidação das Leis Trabalhistas, no Código Civil e na Constituição Federal. Para tanto, a ferramenta utilizada foi a busca pela internet, mediante a utilização das plataformas Scientific Electronic, Library Online (SCIELO) e Literatura Latino-Americana em Ciências da Saúde (LILACS), prática interventiva e dados obtidos através de pesquisas online alem de a formulação de um questionario aplicado em duas empresas de diferentes segmentos, visando o colhimento de novas informações que foram de suma importancia para contribuição e andamento do presente trabalho. Outrossim, tendo como base de pesuisas os seguintes termos: "gestão de pessoas" e "saúde emocional". Diante disso, conclui-se que a gestão de pessoas no ambiente corporativo deve se preocupar com a saúde emocional.Item Uma breve reflexão sobre a importância da gestão de estoque para comerciante: na sorveteria SKINEVE(2024) Pereira, Menekem Cristina Brito; Barbosa, Veriani Martins; Carmo, Juliana Maria Lima doEste trabalho tem como objetivo destacar a importância da gestão de estoque para os comerciantes. Este processo envolve planejamento, implementação e gerenciamento dos recursos armazenados na empresa. A gestão eficaz de estoques desempenha um papel crucial para evitar desperdícios e minimizando custos, garantindo a disponibilidade contínua dos produtos aos clientes. A gestão eficaz de estoques promove a movimentação adequada de capital de giro dentro da organização, o que aumenta os lucros e reduz o desperdício. Uma gestão de estoque bem executada pode antecipar e responder à demanda do período, garantir a segurança dos materiais, analisar o histórico de vendas e planejar estratégias de vendas e armazenamento. Essa abordagem proativa contribui para o bom funcionamento e a sustentabilidade da empresa. Além de mostrar os desafios de um empresário na área de sorvetes e de lidar com a gestão de estoque vamos acompanhar suas tentativas e falha de uma gestão de estoque, apesar de ser uma empresa pequena a gestão de estoque é essencial para a sorveteria, que precisa mexer na área alimentícia que consiste em uma variedade de ingredientes essenciais para a produção de sorvetes, tais como leite, açúcar, frutas, essências e outros insumos. Mostraremos formas de monitoramento de estoque e ferramentas que poderão ser usadas no seu dia a dia, para melhorar o seu modo de armazenamento.