Campus Porto Velho Zona Norte
URI Permanente desta comunidade
O Campus Porto Velho Zona Norte, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), contribui para o desenvolvimento da região através da oferta de cursos e programas de formação inicial e continuada de trabalhadores e educação profissional técnica de nível médio desde 2011. O Campus Porto Velho Zona Norte tem perfil comercial e atualmente oferta cursos de nível técnico nas modalidades concomitante e subsequente, superior em Tecnologia em Gestão Comercial e Tecnologia em Gestão Pública.
Navegar
Navegando Campus Porto Velho Zona Norte por Orientadores "Carmo, Juliana Maria Lima do"
Agora exibindo 1 - 8 de 8
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Análise da gestão socioambiental dos resíduos sólidos de uma empresa de fabricação de esquadrias de alumínio e instalação de vidros temperados(2023) Silva, Débora Teixeira da; Gomes, Salete do Carmo; Carmo, Juliana Maria Lima doO presente artigo tem como objeto de pesquisa a temática sobre a análise da gestão socioambiental dos resíduos sólidos de uma empresa de fabricação de esquadrias de alumínio e instalação de vidros temperados, haja vista que há uma crescente preocupação com ogerenciamento dos resíduos de materiais utilizados na produção de bens ou serviços. Este trabalho tem como objetivo geral: analisar se a empresa possui ações implantadas para o descarte de resíduos sólidos para amenizar os impactos socioambientais. E como objetivos específicos: verificar os conceitos e características da Revolução Industrial e sua evolução histórica; demonstrar as formas mais sustentáveis de gerenciamento e aproveitamento de resíduos, como alumínio e vidro; e, verificar o acondicionamento temporário e o destino final dos resíduos ou rejeitos produzidos pela empresa. Para a elaboração deste artigo os procedimentos metodológicos utilizados foram a pesquisa qualitativa, bibliográfica, de cunho exploratório, de classificação descritiva, com enfoque técnico e observações in loco na empresa familiar. Os resultados desta pesquisa apontaram que, há uma necessidade premente e precípua de gerenciamento de maneria eficaz dos resíduos sólidos produzidos pelas empresas, fato este que apresenta uma preocupação de estudiosos, da academia e da sociedade em geral. Considerando que, há desperdícios de recursos naturais, muitas vezes não há a devida reciclagem ou o adequado destino para estes resíduos. Conclui-se que, as ações da empresa familiar estudada têm sido pautadas na observância e um eficiente gerenciamento, tanto dos materiais a serem utilizados na produção de esquadrias de alumínio com vidro quanto nos resíduos. Diante de uma gestão eficaz a compra de materiais é realizada de acordo com a demanda e sob medida, e em casos de sobras e resíduos produzidos estes são acondicionados nos seus devidos recipientes e encaminhados para empresas licenciadas a receberem tais resíduos.Item Educação para o empreendedorismo: desenvolvimento de um plano de negócios(2024) Silva, Nádia de Souza e; Carmo, Juliana Maria Lima doA educação para o empreendedorismo e o plano de negócios são determinantes e essenciais, mesmo em um pequeno empreendimento. As duas ferramentas juntas diferenciam um negócio organizado e atual, de um negócio que não transmite comprometimento. O tamanho da região a ser atendida não deve determinar o grau de instrução e planejamento, uma vez que ambos são importantíssimos na garantia de um futuro próspero para a empresa. Dessa forma, o presente artigo traz como tema central a orientação empreendedora e criação de um planejamento para iniciar um negócio em uma cidade pequena, no interior de Minas Gerais. O presente projeto de intervenção tem base na condição de muitas pessoas que possuem um sonho de abrir o próprio negócio, mas não sabem como transformar e aproveitar as ideias para que se tornem realidade. Por isso, torna-se crucial o conhecimento sobre o processo empreendedor, sobre os chamativos que um empreendedor deve ter e sobre o planejamento estratégico que precisa ser feito através do plano de negócios. A orientação empreendedora é contínua e deve ser sempre renovada e estudada, contudo se mostra ainda mais essencial no início, pois é o momento de maior impacto para o futuro do empreendimento.Item O marketing digital como ferramenta estratégica para gestão comercial(2024) Souza, Bruno Lima Alves de; Carmo, Juliana Maria Lima doDiante da necessidade de se manterem competitivas no mercado, empresas de diversos setores têm utilizado ações de Marketing para satisfazer as necessidades dos consumidores e incentivar a adoção de novos hábitos e costumes. Para isso, as empresas têm investido cada vez mais em Marketing para definir e alcançar o seu público-alvo, de modo que elas têm destinado recursos e investimentos para maximizar o retorno midiático. O objetivo geral deste trabalho foi relacionar as principais ferramentas estratégicas para a gestão comercial. Como objetivos específicos: explicar como funciona o marketing e a gestão comercial; identificar as ferramentas estratégicas no marketing; realizar um levantamento bibliográfico acerca da abordagem. Essa abordagem permite uma compreensão ampla da importância do marketing para a eficácia da gestão comercial de uma empresa. Tanto o marketing quanto a gestão comercial são essenciais para o sucesso de pequenas, médias e grandes empresas, destacando-se como um ciclo de grande relevância para o mercado.Item O sistema de produção e logística como ferramenta de gestão(2023) Oliveira, Bismarque de; Carmo, Juliana Maria Lima doAs empresas atuais, buscam hoje cada vez mais maturidade e tecnologia em seus processos, com intuito de atingir os padrões de qualidade e produtividade com excelência. Os processos de almoxarifado consistem em uma série de ações direcionadas a rotinas de estoque permitindo além da agilidade no atendimento, outros processos como detectando seus problemas e apontando soluções. Este trabalho foi feito em cima do setor de almoxarifado da Empresa COOPERB situada na Cidade de Lambari D’Oeste – Mato grosso, focada no ramo do agroindustrial. Para melhorar o atendimento do processo a empresa tem um programa administrativo para fazer todas as partes burocráticas que facilita e identifica os problemas. Como procedimento técnico usa-se o processo de melhoria contínua nos processos diários e dos colaboradores.Item Orientação financeira: identificação e superação de desafios econômicos(2024) Oliveira, Keila Veronica Ramos do Nascimento; Carmo, Juliana Maria Lima doO presente estudo propõe-se a investigar os desafios econômicos enfrentados por uma empresa do setor de artigos para equitação e a identificar estratégias eficazes para superá-los. Através de uma abordagem analítica e reflexiva, busca-se não apenas analisar os desafios presentes, mas também compreender suas origens e impactos potenciais no desempenho financeiro e competitivo da empresa. Pretende-se contribuir para o desenvolvimento de conhecimentos e práticas que possam fortalecer a posição da empresa no mercado e garantir sua sustentabilidade a longo prazo. Ao investigar e analisar esses desafios de forma abrangente, é possível identificar áreas de melhoria e implementar estratégias eficazes que garantam a saúde financeira, a competitividade e o crescimento sustentável da empresa no mercado de artigos para equitação. Este estudo busca, assim, não apenas soluções imediatas para os desafios econômicos, mas também um caminho para o fortalecimento contínuo e a adaptação às mudanças no mercado.Item Reestruturação organizacional: Departamento de Recursos Humanos em uma empresa do setor de varejo(2024) Abreu, Aline Bárbara de Jesus Santos de; Carmo, Juliana Maria Lima doCom o crescimento contínuo, a formação de equipes de liderança intermediárias se torna necessária, distribuindo funções. Em resposta ao aumento do volume de atividades, é crucial subdividir as funções, alinhando-se com o contexto da empresa. O principal objetivo desse estudo foi propor uma intervenção na estrutura organizacional da unidade de recursos humanos da empresa, destacando aspectos-chave da gestão de pessoas. A pesquisa realizada adotou uma abordagem qualitativa, combinando pesquisa aplicada e intervenção. Foram realizadas pesquisas bibliográficas, documentais e de campo. Através de entrevistas semi-estruturadas e observações, identificaram-se desafios relacionados à eficácia da unidade de recursos humanos, devido à falta de pessoal qualificado para lidar com as diversas necessidades da empresa e para estruturar os departamentos. Com base nesse objetivo, foram sugeridos dois modelos de intervenção na estrutura organizacional da unidade de recursos humanos da empresa varejista. O projeto melhorou o departamento de RH de uma empresa varejista em Vera Cruz-BA, enfatizando a importância do capital humano. Apesar dos desafios na implementação dos subsistemas de gestão de pessoas, o estudo resultou em crescimento, aplicação do conhecimento e desenvolvimento de habilidades para a gestão de pessoas com base em competências. O trabalho bem-sucedido abriu caminho para futuros projetos de mudanças na estrutura organizacional da empresa.Item Relato de experiência : Gestão de pessoas e saúde emocional no ambiente corporativo(2024) Fernandes, Adriana Ferreira; Neiva, Gleiciene Barbosa; Bulian, Maicon Melo; Carmo, Juliana Maria Lima doAo considerar a gestão de pessoas em um ambiente corporativo, o bem-estar emocional dos funcionários torna-se um ponto central de preocupação. Em meio a esse viés, um dos males crescentes no ambiente corporativo é a ansiedade. Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar a gestão de pessoas e saúde emocional no ambiente corporativo no âmbito das relações de trabalho, numa abordagem analítica do contido na Consolidação das Leis Trabalhistas, no Código Civil e na Constituição Federal. Para tanto, a ferramenta utilizada foi a busca pela internet, mediante a utilização das plataformas Scientific Electronic, Library Online (SCIELO) e Literatura Latino-Americana em Ciências da Saúde (LILACS), prática interventiva e dados obtidos através de pesquisas online alem de a formulação de um questionario aplicado em duas empresas de diferentes segmentos, visando o colhimento de novas informações que foram de suma importancia para contribuição e andamento do presente trabalho. Outrossim, tendo como base de pesuisas os seguintes termos: "gestão de pessoas" e "saúde emocional". Diante disso, conclui-se que a gestão de pessoas no ambiente corporativo deve se preocupar com a saúde emocional.Item Relato de experiência: gestão de pessoas e saúde emocional no ambiente corporativo(2024) Fernandes, Adriana Ferreira; Neiva, Gleiciene Barbosa; Bulian, Maicon Melo; Carmo, Juliana Maria Lima doAo considerar a gestão de pessoas em um ambiente corporativo, o bem-estar emocional dos funcionários torna-se um ponto central de preocupação. Em meio a esse viés, um dos males crescentes no ambiente corporativo é a ansiedade. Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar a gestão de pessoas e saúde emocional no ambiente corporativo no âmbito das relações de trabalho, numa abordagem analítica do contido na Consolidação das Leis Trabalhistas, no Código Civil na Constituição Federal. Para tanto, a ferramenta utilizada foi a busca pela internet, mediante a utilização das plataformas Scientific Electronic, Library Online (SCIELO) e Literatura Latino-Americana em Ciências da Saúde (LILACS), prática interventiva e dados obtidos através de pesquisas online além de a formulação de um questionário aplicado em duas empresas de diferentes segmentos, visando o colhimento de novas informações que foram de suma importância para contribuição e andamento do presente trabalho. Outrossim, tendo como base de pesquisas os seguintes termos: "gestão de pessoas" e "saúde emocional". Diante disso, conclui-se que a gestão de pessoas no ambiente corporativo deve se preocupar com a saúde emocional.