Dissertação de Mestrado
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Navegando Dissertação de Mestrado por Orientadores "Ferrari, Sandra Aparecida Fernandes Lopes"
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Item A Literatura como ferramenta de acessibilidade linguística para os alunos surdos do Instituto Federal de Rondônia-IFRO(2023) Silva, Nathali Fernanda Machado; Ferrari, Sandra Aparecida Fernandes LopesA formação da identidade cultural está vinculada diretamente à forma como cada sujeito é inventado, traduzido e interpretado no contexto em que vive. Se observarmos qualquer grupo social, podemos ver como a língua e a cultura estão interligadas – ambas constroem e alteram a dinâmica social, uma influenciando a outra. No caso dos sujeitos surdos e do processo educacional na educação profissional e tecnológica (EPT), esses fatores culturais e linguísticos, muitas vezes, têm sido desconsiderados, resultando em perdas de aprendizagem, principalmente da língua portuguesa (LP) e da sua literatura. Inúmeros fatores contribuem para a ocorrência desse problema, como o desconhecimento dos professores acerca de metodologias mais eficazes e a falta de materiais direcionados a esse público, entre outros. O problema desta pesquisa pode ser, então, formulado em torno da seguinte indagação: como ensinar literatura a alunos surdos da EPT sem desconsiderar a cultura desses sujeitos e a sua língua materna, a Língua Brasileira de Sinais (Libras)? Sendo assim, o objetivo deste trabalho é a criação de mecanismos facilitadores para o ensino da literatura de língua portuguesa, especificamente a literatura brasileira, a alunos surdos do ensino médio integrado ao técnico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), campus Porto Velho Calama, por meio do desenvolvimento de um produto educacional – um livro digital em Libras que auxilie o trabalho com o texto literário do professor de literatura e do intérprete de Libras em sala de aula. A metodologia da pesquisa é de cunho qualitativo e de caráter investigativo. O estudo foi desenvolvido por meio de levantamento bibliográfico, análise documental, roda de conversa inicial de diagnóstico, quatro rodas de conversa seguintes direcionadas com roteiros, avaliação e finalização do produto gerado. Os resultados apontam para a importância de se perceber que o aluno surdo compreende melhor determinados aspectos da literatura por meio da promoção da acessibilidade linguística – e não por imposição de uma língua majoritária em substituição à língua materna. A pesquisa reforça a concepção de que é necessário que a marca maior da identidade dos sujeitos surdos – a sua língua – seja incorporada ao processo educacional da EPT, ou seja, durante o aprendizado não há como inativar a Libras e ensinar a língua portuguesa de forma isolada.Item A perspectiva Omnilateral e Politécnica no Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Rondônia, Campus Vilhena(2025) Carrijo, Elaine Cristina Ribeiro; Ferrari, Sandra Aparecida Fernandes LopesO Ensino Médio Integrado é uma das formas de articulação entre a Educação Básica e a Educação Profissional e Tecnológica (EPT), que visa ao rompimento da dualidade entre essas duas categorias e tem por base os princípios da formação integral, omnilateral e politécnica. Sendo assim, ao debruçar-se no estudo desta temática, a presente pesquisa teve como problemática: quais são as concepções dos docentes do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, do IFRO – Campus Vilhena, acerca da formação humana integral e integrada na EPT? De modo que o objetivo principal foi desenvolver um guia sobre os conceitos e princípios primordiais em EPT a partir das dúvidas dos docentes do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, do IFRO - Campus Vilhena, a respeito da formação humana integral e integrada na EPT, sendo este, o produto educacional. A metodologia da pesquisa possui abordagem qualitativa, sendo utilizado o método da pesquisa participante, em que a aquisição dos dados foi mediante pesquisa bibliográfica e documental e por meio de duas rodas de conversa, com perguntas estruturadas que serviram de diagnóstico tanto para a elaboração da dissertação, quanto para a elaboração do produto educacional. Para a análise dos dados, utilizou-se Bardin como referência, sendo que foi realizada à luz do referencial teórico e por meio da categorização. Os resultados da pesquisa apontam: que há falta de clareza e consistência nas concepções dos participantes em relação aos conceitos e princípios que embasam a EPT, pois ao mesmo tempo em que apontam para ideias que convergem com o referencial teórico, também apontam ideias contraditórias e divergentes; que há dificuldades no processo de materialização do ensino integrado, acima de tudo, relacionadas à falta de formação específica para a docência na EPT. Assim, conclui-se que os conhecimentos dos professores contemplam de modo parcial os conceitos e princípios da EPT e há a necessidade de maiores investimentos na formação dos docentes que atuam nessa modalidade. Nesse sentido, o material produzido poderá contribuir com essas demandas de formação.Item A política de assistência estudantil do IFRO campus Porto Velho Calama: desafios e perspectivas no ensino técnico subsequente(2025) Brito, Viviane Martins Garcia; Ferrari, Sandra Aparecida Fernandes LopesPesquisa desenvolvida no âmbito do programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT, vinculado a Linha de “Pesquisa Práticas educativas em EPT” e Macroprojeto Inclusão e diversidade em espaços formais e não formais, oferecido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO. Os programas de assistência estudantil têm como finalidade melhorar as condições de permanência e conclusão do curso pelo estudante. Neste contexto, o presente estudo tem como objetivo geral avaliar os programas da Assistência Estudantil implementados pelo IFRO campus Porto Velho Calama no ensino técnico subsequente, por meio da análise das percepções dos discentes do ensino técnico subsequente atendidos em 2024. A pesquisa adotou uma abordagem metodológica mista, combinando elementos qualitativos e quantitativos, foram analisados os documentos institucionais, dados coletados via questionários aplicados aos estudantes e entrevistas com gestores responsáveis pela assistência estudantil, e se configura como um estudo de caso. Os dados foram analisados a partir da técnica da análise de conteúdo. Os resultados analisados indicam que os alunos entendem a importância dos auxílios financeiros para a continuidade de seus estudos. Os servidores que atuam na gestão da assistência estudantil também destacaram que, além do suporte financeiro, é essencial fortalecer as ações de apoio psicossocial e pedagógico, visando atender as necessidades dos discentes. Ressaltou-se que a permanência dos alunos na instituição não se limita apenas à concessão dos auxílios financeiros, mas também de um acompanhamento contínuo e de políticas que unam os diferentes setores da instituição, promovendo um ambiente mais acolhedor e sensível às demandas acadêmicas e sociais dos alunos. Esta pesquisa, diante dos desafios identificados, reforça a necessidade de aprimorar as políticas de assistência estudantil, tornando-as mais acessíveis e eficientes. Assim, a produção do "Guia Educacional: Programas de Assistência Estudantil do IFRO campus Porto Velho Calama" representa uma importante contribuição deste estudo, uma vez que visa facilitar o acesso dos alunos às informações sobre os programas disponíveis, auxiliando no processo de solicitação dos auxílios estudantis.