Dissertação de Mestrado
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Navegando Dissertação de Mestrado por Orientadores "Ferrari, Sandra Aparecida Fernandes Lopes"
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Item A perspectiva Omnilateral e Politécnica no Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Rondônia, Campus Vilhena(2025) Carrijo, Elaine Cristina Ribeiro; Ferrari, Sandra Aparecida Fernandes LopesO Ensino Médio Integrado é uma das formas de articulação entre a Educação Básica e a Educação Profissional e Tecnológica (EPT), que visa ao rompimento da dualidade entre essas duas categorias e tem por base os princípios da formação integral, omnilateral e politécnica. Sendo assim, ao debruçar-se no estudo desta temática, a presente pesquisa teve como problemática: quais são as concepções dos docentes do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, do IFRO – Campus Vilhena, acerca da formação humana integral e integrada na EPT? De modo que o objetivo principal foi desenvolver um guia sobre os conceitos e princípios primordiais em EPT a partir das dúvidas dos docentes do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, do IFRO - Campus Vilhena, a respeito da formação humana integral e integrada na EPT, sendo este, o produto educacional. A metodologia da pesquisa possui abordagem qualitativa, sendo utilizado o método da pesquisa participante, em que a aquisição dos dados foi mediante pesquisa bibliográfica e documental e por meio de duas rodas de conversa, com perguntas estruturadas que serviram de diagnóstico tanto para a elaboração da dissertação, quanto para a elaboração do produto educacional. Para a análise dos dados, utilizou-se Bardin como referência, sendo que foi realizada à luz do referencial teórico e por meio da categorização. Os resultados da pesquisa apontam: que há falta de clareza e consistência nas concepções dos participantes em relação aos conceitos e princípios que embasam a EPT, pois ao mesmo tempo em que apontam para ideias que convergem com o referencial teórico, também apontam ideias contraditórias e divergentes; que há dificuldades no processo de materialização do ensino integrado, acima de tudo, relacionadas à falta de formação específica para a docência na EPT. Assim, conclui-se que os conhecimentos dos professores contemplam de modo parcial os conceitos e princípios da EPT e há a necessidade de maiores investimentos na formação dos docentes que atuam nessa modalidade. Nesse sentido, o material produzido poderá contribuir com essas demandas de formação.