Dissertação de Mestrado
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Navegando Dissertação de Mestrado por Orientadores "Felzke, Lediane Fani"
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Item A otimização do uso do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) para os cursos de formação inicial e continuada (FIC): uma proposta docente(2023) Hibner, Marlos; Felzke, Lediane FaniEste artigo tem por objetivo apresentar os resultados obtidos na pesquisa intitulada “A Otimização do uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para os Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC): Uma Proposta Docente”, tendo como local da pesquisa o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) Campus Ji-Paraná. O estudo se propôs conhecer as dificuldades enfrentadas pelos docentes na utilização do AVA, especialmente no contexto dos cursos FIC na modalidade de educação a distância (EAD) e contribuir com o processo de formação de docentes em sua ambientação por meio da elaboração de um material audiovisual como ferramenta de apoio ao professor formador a partir de informações e instruções sobre o AVA, seu funcionamento, ferramentas e recursos. Os dados da pesquisa foram gerados por meio da metodologia participante e para a análise dos dados aplicou-se uma aproximação ao método de análise de conteúdo de Bardin (2016). Os resultados demonstraram que: os sujeitos investigados possuem conhecimento e experiência com o AVA/Moodle, mas as principais dificuldades ou pontos relevantes do primeiro grupo concentraram-se em torno de 4 (quatro) aspectos ou categorias, sendo: acolhimento e ambientação, interface e layout, questionários e bancos de questões e apoio tecnológico; a proposta de produto educacional teve uma avaliação positiva pelos sujeitos que registraram importantes contribuições sobre o produto e o AVA, com ênfase para o layout e a inclusão; as literaturas evidenciam que ainda há a necessidade de formação docente específica para a atuação na EPT, principalmente para a EAD. Assim, percebeu-se que ainda existem pontos que precisam ser adequados no AVA do IFRO Campus Ji-Paraná e que a participação dos usuários mostrou a necessária equalização entre as ferramentas e quem as utiliza. Por fim, é importante considerar que a utilização dos ambientes e recursos virtuais não podem suprimir o diálogo, a discussão, o pensamento crítico-reflexivo e os almejos de transformação social abarcados pela EPT.Item Os saberes indígenas e a Educação Profissional e Tecnológica: contribuições do povo Apurinã para a formação integral(2025) Pereira Sobrinho, Antonio; Felzke, Lediane Fani; Ferrari, Sandra Aparecida LopesEste trabalho tem como objetivo levantar informações sobre a história, a organização social e a cosmologia do povo Apurinã que mora na cidade de Lábrea-AM com a finalidade de produzir um livro paradidático de informações e saberes acerca dos povos indígenas a partir do olhar apurinã. Foi realizado no contexto do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), vinculado à linha de pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos em Educação Profissional e Tecnológica e ao macroprojeto Organização do currículo integrado na EPT. A formação da identidade cultural está vinculada à forma como cada povo vive. Então, em cada momento da pesquisa foi respeitado o tempo e a cultura de cada indígena. Na pesquisa foram entrevistados seis indígenas deste povo com idade entre 40 a 80 anos. Esse trabalho também utilizou de pesquisa bibliográfica, documental e autobiográfica. A propósito, a minha vivência e experiência pessoal, bem como acadêmica e profissional, durante o curso na EPT, possibilita estar em diferentes contextos e temporalidades, cujo principal deles é fazer uma leitura desta realidade com novos olhares, em que buscou-se apresentar minha posição como “indígena fora da aldeia”, como biólogo, na tentativa de tornar complementares os conhecimentos em estado de aprendizagem da cultura do povo Apurinã tanto aqueles que são apreendidos nas aldeias quanto aqueles adquiridos nas cidades. Por fim, é evidente a diversidade cultural desse povo, suas vivências e experiências particulares, a relação com a mãe natureza, o mundo físico e metafísico, os saberes e as artes. Assim sendo, o livro paradidático poderá ser utilizado pelos gestores e docentes da Educação Profissional e Tecnológica como apoio pedagógico nas discussões sobre a temática indígena junto aos alunos dos cursos técnicos integrados ao médio. Além do mais, esta pesquisa atende aos princípios da formação integral e omnilateral da Educação Profissional e Tecnológica (EPT).