Dissertação de Mestrado
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Dissertação de Mestrado por Orientadores "Felzke, Lediane"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A otimização do uso do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) para os cursos de formação inicial e continuada (FIC): uma proposta docente(2023) Hibner, Marlos; Felzke, LedianeEste artigo tem por objetivo apresentar os resultados obtidos na pesquisa intitulada “A Otimização do uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para os Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC): Uma Proposta Docente”, tendo como local da pesquisa o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) Campus Ji-Paraná. O estudo se propôs conhecer as dificuldades enfrentadas pelos docentes na utilização do AVA, especialmente no contexto dos cursos FIC na modalidade de educação a distância (EAD) e contribuir com o processo de formação de docentes em sua ambientação por meio da elaboração de um material audiovisual como ferramenta de apoio ao professor formador a partir de informações e instruções sobre o AVA, seu funcionamento, ferramentas e recursos. Os dados da pesquisa foram gerados por meio da metodologia participante e para a análise dos dados aplicou-se uma aproximação ao método de análise de conteúdo de Bardin (2016). Os resultados demonstraram que: os sujeitos investigados possuem conhecimento e experiência com o AVA/Moodle, mas as principais dificuldades ou pontos relevantes do primeiro grupo concentraram-se em torno de 4 (quatro) aspectos ou categorias, sendo: acolhimento e ambientação, interface e layout, questionários e bancos de questões e apoio tecnológico; a proposta de produto educacional teve uma avaliação positiva pelos sujeitos que registraram importantes contribuições sobre o produto e o AVA, com ênfase para o layout e a inclusão; as literaturas evidenciam que ainda há a necessidade de formação docente específica para a atuação na EPT, principalmente para a EAD. Assim, percebeu-se que ainda existem pontos que precisam ser adequados no AVA do IFRO Campus Ji-Paraná e que a participação dos usuários mostrou a necessária equalização entre as ferramentas e quem as utiliza. Por fim, é importante considerar que a utilização dos ambientes e recursos virtuais não podem suprimir o diálogo, a discussão, o pensamento crítico-reflexivo e os almejos de transformação social abarcados pela EPT.