Campus Vilhena
URI Permanente desta comunidade
O Campus Vilhena, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), contribui para o desenvolvimento da região através da oferta de cursos e programas de formação inicial e continuada de trabalhadores e educação profissional técnica de nível médio desde 2010.
O Campus Vilhena tem perfil industrial e atualmente oferta cursos de nível técnico nas modalidades integrado e subsequente (Edificações, Eletromecânica e Informática), superior (Arquitetura e Urbanismo, Matemática) e superior tecnológico (Análise e Desenvolvimento de Sistemas).
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Navegando Campus Vilhena por Orientadores "Naves, Juliano Fischer"
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Item Desenvolvimento do Front End do aplicativo agenda cultural de Vilhena(2021) Teixeira, Manoel Gomes; Naves, Juliano FischerEventos Culturais são importantes para o desenvolvimento local, comercial e também para a manutenção de uma identidade local através de costumes e tradições adquiridas. Este trabalho teve como objetivo criar uma plataforma que facilita a divulgação de eventos culturais por meio de um aplicativo disponível para o público. O projeto teve o objetivo de desenvolver o Front End da aplicação, que é a parte visual para o usuário interagir. O desenvolvimento foi realizado buscando fornecer ao usuário uma aparência simples e objetiva para suas informações. Através de entrevistas foram determinadas as necessidades do usuário e também do organizador do evento, onde foi desenvolvido um painel para que fosse possível criar um evento. As telas foram desenvolvidas e atenderam o objetivo propostoItem Library System - Sistema gerenciador de biblioteca escolar(2018) Nascimento, Edson do; Naves, Juliano FischerEste projeto de desenvolvimento do Library System foi realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, campus Vilhena, e envolveu muitos aspectos da criação de softwares, tais como: levantamento de requisitos básicos do sistema; modelagem do sistema por meio da elaboração de diagramas de caso de uso da UML; criação de diagrama de entidade e relacionamento (DER) para a modelagem conceitual dos dados, que foram convertidos para o SQL do banco de dados; transformação do modelo conceitual em modelo lógico; elaboração das interfaces gráficas, Front-End do sistema. Os requisitos funcionais do sistema foram levantados junto à biblioteca do referido campus visto que esta agrega características semelhantes às das bibliotecas escolares. Quanto ao modelo da base de dados, foi tomada a decisão do uso do modelo relacional, que é um modelo de dados representativo que realiza relacionamentos entre tabelas do banco de dados, juntamente com o sistema gerenciador de banco de dados (SGBD) MySql, por se tratar de um software gratuito, ser amplamente utilizado em aplicações web e por ter uma ampla gama de material de apoio disponibilizado na internet. Em virtude da ampla ênfase dada atualmente à WebApp (aplicações para a Web), o Library System foi desenvolvido para essa plataforma. Essa escolha se deu pelo fato de que um sistema web oferece a vantagem de poder acessá-lo de qualquer lugar, desde que se tenha um ponto de acesso de internet disponível. Todo esse empenho trouxe à existência esse sistema que poderá ser de muita ajuda na realização das atividades das bibliotecas escolares.Item O ensino de geometria na perspectiva do ensino híbrido a personalização da aprendizagem da geometria aliada ao uso de recursos tecnológicos digitais(2021) Fonseca, Cleide de Moura; Naves, Juliano FischerEste artigo apresenta reflexões do ensino híbrido e suas potencialidades no processo de ensino e aprendizagem para aulas mais dinâmicas e prazerosas no ensino da geometria em matemática. Com o uso de alguns recursos tecnológicos digitais de uma série de atuações integrando distintos instrumentos e possibilidades da prática docente com o uso de algumas ferramentas como aplicativos, softwares que podem contribuir para o ensino de matemática que almeja a compreensão e o desenvolvimento da aprendizagem. Uma abordagem empregando o uso das TDIC’s como facilitadoras desse processo de aprendizagem. O professor pode se valer de uma ampla gama de recursos e modelos que favorecem a personalização do ensino, que é preciso inovar, motivar, e buscar práticas de diferenciação pedagógica. Os desafios são significativos no que diz respeito a melhorar a qualidade do ensino. Práticas pedagógicas implementadas com um olhar singular para o percurso educacional do aluno no século XXI, possibilitando, assim, que a arte de ensinar e aprender transcenda as paredes da escola. Estar atento aos anseios de uma sociedade é essencial para garantir uma aprendizagem significativaItem Proposta de objetos de aprendizagem de robótica para auxiliar no ensino da matemática na 6ª série(2021) Soares Filho, Inácio Mendonça; Naves, Juliano FischerNas páginas seguintes serão apresentados os resultados de desenvolvimento de um projeto, que tem por finalidade auxiliar os alunos no ensino da matemática, no qual foram realizados o levantamento do conteúdo programático, ANEXO II – BNCC – MATEMÁTICA 6º ANO, desenvolvido um protótipo de um equipamento didático utilizando a plataforma de desenvolvimento ARDUINO®, ANEXO III - CIRCUITO PROPOSTO I, e o código fonte disponível no ANEXO IV, além de alguns exercícios, de exemplo, para auxiliar o professor na proposta de criação de novas atividades utilizando o kit