Licenciatura em Ciências com habilitação em Química ou Biologia
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Navegando Licenciatura em Ciências com habilitação em Química ou Biologia por Orientadores "Carvalho, Elaine Oliveira Costa de"
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Item Levantamento preliminar dos tratomíneos na reserva extrativista do rio Ouro Preto, Guajará-Mirim, Rondônia(2021) Lopes, Raí da Silva; Carvalho, Elaine Oliveira Costa deOs triatomíneos, são considerados os principais agentes transmissores da Doença de Chagas no Brasil e nas américas. No município de Guajará-Mirim, Rondônia, até o momento não existe estudos que determinem a infestação de triatomíneos por tripanossomatídeos. Nessa perspectiva, o presente trabalho objetivou realizar o levantamento de triatomíneos na Reserva Extrativista do Rio Ouro Preto em GuajaráMirim verificando a infestação das palmeiras e infecção dos barbeiros coletados. Para a obtenção dos resultados foram derrubadas com motosserra 34 babaçús (Attalea speciosa), em pastagens e na mata local. Inicialmente foram capturados 229 triatomíneos a partir da dissecação das palmeiras e encaminhados em caixa térmica com temperatura ambiente ao laboratório do IFRO. Os quais, foram identificados e separados de acordo com o sexo (masculino e feminino) e espécie: Rodnius montenegrensis, Rodnius robustus e Rodnius pictipes, com 210, 15 e 4 capturas, respectivamente e estágio de desenvolvimento ninfal: I, II, III, IV, V e adulto. A positividade da infecção dos triatomíneos por tripanossomatídeos foi aproximadamente 41,75% utilizando microscopia à fresco, com o aumento de 1.600X, do conteúdo da ampola retal dos insetos. Índice esse superior aos encontrados anteriormente em Rondônia. O sexo feminino demostrou maior destaque na fase adulta, 72 fêmeas para 51 macho e a taxa de infestação apresentou média de 6,7 triatomíneos por árvore dissecada, demonstrando os resultados obtidos importantes para o incentivo de novas pesquisas na região. Com o propósito de conscientizar a população os resultados da pesquisa foram compartilhados com a comunidade através de palestra.Item Metodologia aplicadas ao ensino de ciências para alunos com transtorno do espectro autista – revisão de literatura(2022) Pereira, Adriana de Lima; Santos, Caroline Kelze Arza; Carvalho, Elaine Oliveira Costa decontexto, é sempre um desafio ensinar um aluno autista, considerando toda a diversidade apresentada pelo transtorno. Esta pesquisa teve como objetivo analisar e elencar as metodologias utilizadas em sala de aula com os alunos diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ensino de Ciências, descrevendo a importância das metodologias na aprendizagem dos alunos autistas e desta forma construir uma rede de informações junto à comunidade escolar e acadêmica sobre aspectos relacionados ao TEA. A pesquisa se caracteriza como abordagem qualitativa, de natureza bibliográfica e cunho exploratório.O levantamento dos dados foi realizado nas bases de dados científicos das plataformas Periódicos Capes, Google acadêmico e SciELO. Vinte e cinco publicações foram selecionadas para este estudo, nas quais as metodologias mais mencionadas foram a gamificação, o uso de imagens e atividades lúdicas em geral. Os resultados obtidos fazem-nos perceber a carência ainda de pesquisas e material exclusivo para o ensino de pessoas com TEA entendendo que a melhoria da educação sempre perpassa pela capacitação dos profissionais em educação, visando uma educação inclusiva real. Certamente este artigo também contribuirápara os processos de ensino de um modo geral e, em específico para o ensino de ciências com alunos autistas.