Campus Cacoal
URI Permanente desta comunidade
O Campus Cacoal, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), contribui para o desenvolvimento da região através da oferta de cursos e programas de formação inicial e continuada de trabalhadores e educação profissional técnica de nível médio desde 2009. O Campus Cacoal tem perfil agrícola e atualmente oferta cursos de nível técnico nas modalidades integrado: Agroecologia, Agropecuária e Informática; superior em Matemática, Agronegócio, Zootecnia e Geografia e Pós-Graduação Latu Sensu Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.
Navegar
Navegando Campus Cacoal por Curso "Especialização em Ensino de Ciências e Matemática"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A utilização de ferramentas didáticas inovadoras no processo de ensino da Matemática(2020) Camargo, Kelly Marion Silva de ; Pereira, Maily MarquesO presente estudo teve por objetivo propor a utilização de ferramentas didáticas como o Laboratório de Ensino de Matemática – LEM, Tecnologias da informação e Comunicação –TIC’s, do lúdico e da contextualização de maneira a inovar as práticas pedagógicas no ensino da matemática. Esta pesquisa foi realizada por meio de levantamento bibliográfico, tendo como natureza qualitativa e justifica-se na problemática: que ferramenta didática utilizar para inovar o ensino da matemática, para que o mesmo se torne eficiente e significativo. Alguns métodos de ensino vêm se consolidando e inovando as práticas educacionais, ambos têm atingido resultados satisfatórios para uma educação inovadora. Ao concluir o trabalho percebemos que cabe ao professor decidir que método usar para tornar suas aulas mais atrativas e interessantes, os recursos explanados neste artigo, são ferramentas indispensáveis para o êxito no processo de ensino-aprendizagem da Matemática, pois permite que os saberes ensinados tenham sentido e novos significados para os alunos, na medida em que são utilizados em outros contextos fora dos muros escolares.Item Educação de jovens e adultos: complexidades e meios que facilitam o ensino e aprendizagem da Química(2023) Melo, Elhda Rodrigues; Clemente, Mateus AparecidoO mundo tem vivenciado uma evolução contínua no campo da educação, especialmente, na área das tecnologias, as quais têm papel imprescindível no ensino-aprendizagem da Química, visto, que o uso das ferramentas tecnológicas tem sido essencial para aprimorar o conhecimento nessa área. Logo, é importante o emprego de jogos didáticos para melhorar o ensino de todas as disciplinas, já que essa forma pode dinamizar as práticas profissionais. Atualmente, a necessidade de uma educação mais acessível e dinâmica que vise preparar o indivíduo para o mercado de trabalho, desse modo, o ensino deve atender também anseios daqueles que circunstancialmente se evadiram da escola devido às dificuldades enfrentadas. Ressalta-se, que o discente presente na Educação de Jovens e Adultos (EJA) não dispõe de tempo e base necessária para uma boa aprendizagem do conteúdo, demonstrando sua dificuldade em aprender o que lhe foi proposto. O estudo teve como objetivo abordar a EJA delineando as complexidades e os meios que facilitam o ensino e aprendizagem da Química. A metodologia para a fundamentação do trabalho consiste na revisão sistematizada desenvolvida a partir de buscas em bases de dados, dentre as quais destacam-se: o Portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e o Google Acadêmico. Empregou-se como as seguintes palavras-chave: ensino de Química, evasão escolar, educação de jovens e adultos, as tecnologias e o ensino da Química. Foram selecionados estudos publicados nos bancos de dados no período de 2005 a 2023. Quanto aos critérios de inclusão na pesquisa, utilizou-se estudos de autores que demonstraram a relevância do emprego das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e demais formas que auxiliam o processo de ensino-aprendizagem em Química, especialmente, por meio os jogos didáticos e de equipamentos tecnológicos como: tablets e smartphones. Nesse presságio, selecionou-se 35 artigos e os demais foram excluídos por não apontarem como alguns meios podem facilitar o ensino e aprendizagem da Química.Item Evolução do ensino da matemática no Brasil e os desafios(2020) Mateus, Fernando Henrique; Ferreira Neto, AntônioO presente artigo – Evolução do Ensino da Matemática no Brasil e seus desafios, tem como principal objetivo apresentar um estudo da importância do ensino da matemática de forma contextualizada, com enfoque nas transformações tecnológicas ocorrida das no decorrer do tempo até o momento atual, ponderando sobre as metodologias utilizadas por professores e as tentativas de transformações na disciplina, avaliando a possibilidade de implantação de novas tecnologias para aumentar a eficiência no aprendizado dos alunos. Para tanto está baseado em uma pesquisa descritiva bibliográfica com enfoque em autores que evidenciam uma reflexão sobre as diferentes metodologias de ensino utilizadas pelos professores da área. Esse processo não é uma via de mão única, pois deve envolver professores, alunos, diretores e todo o ambiente escolar, só assim é que poderão ser obtidos os melhores resultados. Para isso é preciso que os professores reflitam sobre a sua postura frente aos objetivos da disciplina e as metodologias adotadas em sala, para que os alunos possam ter clareza das suas próprias concepções sobre a matemática e com isso produzam bons resultados em relação à aprendizagem. Por fim é evidenciada a dificuldade nesse trajeto de busca por inovações e aprimoramento do ensino da matemática, ficando claro não existir uma fórmula secreta para tal objetivo, contudo tais dificuldades não foram e não devem ser razão para que se desista desse propósito que tem como finalidade a melhoria do ensino aprendizagem da matemática.Item História da Matemática: recurso metodológico para associação de conteúdos Matemáticos.(2018) Klein, Lucas Noel Almeida; Freitas, Sirley LeiteA presente pesquisa tem por objetivo investigar a história da matemática como metodologia de ensino e como aplicá-la em sala de aula vinculando-a aos conteúdos da disciplina de matemática. O estudo ancora-se em autores com trabalhos direcionados a história da matemática como, Chaquiam (2015), D´Ambrósio (2009), Eves (2011), entre outros estudiosos da referida área e em pesquisa de campo. A pesquisa foi realizada em uma escola da rede pública estadual no município de Cacoal no estado de Rondônia e foi desenvolvida em três etapas sendo elas: Aplicação de questionário destinado aos docentes, aplicação da metodologia história da matemática vinculada aos conteúdos matemáticos envolvendo docente e alunos e por fim a entrevista realizada com o docente para verificar a eficácia da metodologia. Concluímos que a pesquisa alcançou seu objetivo antes traçado, pois a metodologia que foi aplicada foi bem avaliada, conforme evidenciado na entrevista concedida pelo professor participante do estudo.Item Matemática: uma análise do ensino de estatística a partir da criação de indicador econômico.(2017) Santos, Nayara Fernanda Nunes dos; Jesus, Sérgio Nunes deO presente trabalho teve como objetivo analisar os preços de material para a construção civil entre as principais lojas do município de Cacoal/RO, que além da coleta dos preços (tijolos, cimento, areia) como suporte para o IGPM no município de Cacoal/RO, também foi comparado os preços entre as principais lojas de material de construção por meio da procura e crescimento urbano, no qual, apresentou a relação de preço e suas variações para o benefício do consumidor cacoalense e expôs como anda o comportamento do preço e a inflação destes produtos, através do ensino de estatística durante as disciplinas de matemática e economia para os alunos do ensino superior. Os métodos utilizados foram a pesquisa quantitativa, que apresentou os números, gráficos e estatística, como também o método comparativo, que permitiu a análise e a copilação dos dados. O artigo alcançou seus objetivos e confirmou a relevância na realização da pesquisa de preço antes de efetuar a compra e principalmente que o consumidor deve se atentar aos resultados gerados pela pesquisa do IGPM de Cacoal/RO, para as tomadas de decisões de consumo ficando sempre atento às variações ocorridas nos itens avaliados que afetam o orçamento final e deve-se sempre procurar o melhor preço. Também foi possível a constatação da existência da variação de preço em um mesmo produto entre várias empresas. Bem como, possibilitou os alunos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Engenharia Civil a oportunidade de colocar em prática parte do conhecimento adquirido em sala de aula durante as disciplinas de matemática e economia.