Campus Ji-Paraná
URI Permanente desta comunidade
O Campus Ji-Paraná, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), contribui para o desenvolvimento da região através da oferta de cursos e programas de formação inicial e continuada de trabalhadores e educação profissional técnica de nível médio desde 2009. O Campus Ji-Paraná tem perfil Industrial e atualmente oferta cursos de nível técnico nas modalidades integrado e subsequente (Informática, Química, Florestas, Finanças e Informática para a Internet); superior tecnológico em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Licenciatura em Química e Bacharelado em Engenharia Florestal.
Navegar
Navegando Campus Ji-Paraná por Curso "Licenciatura em Química"
Agora exibindo 1 - 14 de 14
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A história da maquiagem e das pinturas corporais no ensino da química(2024) Simione, Livia Izabella Novais Silva; Souza, Albanita Buarque de; Souza, Alice Cristina Souza Lacerda Melo de; Cunha, Elise Marques Freire; Macedo, Joci Neuby Alves; Souza, Alice Cristina Souza Lacerda Melo de; Macedo, Joci Neuby AlvesO aprendizado ativo e a interdisciplinaridade constituem-se novo paradigma na educação de qualidade, colaborativa e motivadora, que auxilia no processo de ensino/aprendizagem das disciplinas escolares, em um contexto onde as escolas precisam se adaptar à era da tecnologia. Nesta perspectiva, o relato apresenta as ações desenvolvidas durante o desenvolvimento do projeto de ensino interdisciplinar “A história da maquiagem e das pinturas corporais” realizado em 2023, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) por uma acadêmica do curso de Licenciatura em Química. O projeto teve como objetivo analisar como a aplicação de metodologias ativas, contribuiu para a aprendizagem da Química. Foi feita uma revisão de literatura, desenvolvidos e apresentados vídeos aos alunos participantes abordando a temática trabalhada. Os resultados mostraram que o projeto contribuiu efetivamente para a aprendizagem em Química, História e para a Língua Portuguesa, principalmente no âmbito da leitura, interpretação e produção textual. Portanto, conclui-se que o projeto desenvolvido alcançou seus objetivos quanto à comprovação de que o uso de metodologia ativa e a interdisciplinaridade contribuem para a melhoria do processo de aprendizagem dos discentes, além de oportunizar aos futuros professores a experiência do contato com novas metodologias de ensino afim de que estes possam aplicá-las durante o exercício do magistério.Item A implementação do Novo Ensino Médio (NEM) e sua interconexão entre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o papel do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) para o ensino da Química(2023) Saurin, Alini Arini Alves; Vale, Luiz Américo da Silva doO processo de implementação do Novo Ensino Médio no Brasil representa uma significativa reforma educacional, com interconexões importantes entre a Base Nacional Comum Curricular e o papel do Plano Nacional do Livro Didático. Essa relação destaca a importância de alinhar os objetivos curriculares com os recursos disponíveis para o ensino da Química. A flexibilidade proposta pela BNCC permite uma abordagem mais contextualizada e prática no ensino da Química, enquanto o PNLD desempenha um papel fundamental na viabilização dessa abordagem por meio de materiais didáticos de qualidade. A avaliação da implementação destaca a importância de os materiais do PNLD estarem alinhados com as novas abordagens curriculares, promovendo uma educação de qualidade e equitativa em todo o país. Contudo, desafios persistem, como a necessidade de uma garantia de que os materiais do PNLD estejam atualizados e sempre alinhados, além da necessidade de docentes capacitados para aplicar esse alinhamento no ensino médio. A análise documental desempenha um papel crucial na compreensão da implementação do Novo Ensino Médio, documentos oficiais, como diretrizes educacionais, planos de ensino e materiais didáticos, oferecem insights valiosos sobre a estrutura, intenções e desafios associados à reforma educacional, contribuindo para embasar discussões, avaliações e ajustes na implementação dessas políticas educacionais. Em resumo, o sucesso dessa implementação dependerá da colaboração entre educadores, gestores educacionais e demais partes interessadas, visando uma educação mais contextualizada, equitativa e alinhada às necessidades dos estudantes do século XXI.Item Avaliação da aprendizagem e interações professor-aluno: estratégias aplicadas no aprimoramento do processo educacional(Brazilian Journal of Development, 2023) Santos, Joyce Pazitto dos; Santos, Eduardo Aquino; Moreira, Nilva Gonçalves; Zuquim, Andreia Fernanda; Zuquim, Andreia FernandaApresenta-se neste trabalho uma análise da avaliação da aprendizagem em relação ao professor e ao aluno no processo educativo. No processo de ensino-aprendizagem, existem muitos fatores que influenciam nos resultados, sejam eles internos ou externos. Dentre os fatores internos, a forma como a avaliação é conduzida e a influência da relação professor-aluno desempenham papéis fundamentais nos resultados da aprendizagem. Com base nessa premissa, o objetivo foi analisar as concepções conceituais e práticas que os professores têm em relação às formas de avaliação da aprendizagem e à interação entre educadores e alunos. A pesquisa foi de caráter exploratório, descritivo e analítico, conduzida por meio de uma revisão sistemática da literatura baseada em livros, artigos, revistas especializadas, sites periódicos e bases de dados científicas, como Scopus, Web of Science, Google Scholar, utilizando palavras-chave relacionadas ao tema proposto. Os artigos selecionados foram avaliados quanto à sua confiabilidade técnica e metodológica. As informações extraídas foram organizadas em categorias e analisadas para avaliar e identificar as conexões existentes entre a relação professor-aluno e o processo de ensino-aprendizagem. Os resultados serão apresentados de forma descritiva e analítica, discutindo-os à luz da literatura existente. A partir da coleta e análise das leituras, observou-se que outras estratégias de avaliação podem servir de apoio para que os professores alcancem melhores resultados com seus alunos e os orientem em direção ao conhecimento.Item Concepções das aplicações da mediação tecnológica na educação(2024) Júlio, Edgar Magalhães; Donat, HeldoEste artigo procura aborda as concepções e aplicações da “Mediação Tecnológica na Educação” – MTE, dentro de um espaço voltado a intervenção educacional. Onde trata-se de uma das vertentes nas quais o campo da Educação usa se da comunicação em tempo real ou remota para se estrutura as questões epistemologicamente e que se encontra bastante evidenciada, nos dias atuais, por conta da educação a distância - EAD. A proposta é fazer um levantamento do sentido do objetivo central do artigo que é ponderar quais as concepções e aplicações das efetividades ao significado da MTE, de modo a aclarar o propósito do entendimento a partir da análise histórica, epistemológica e as nuanças pragmáticas sobre os usos correntes da expressão nos campos onde ela ocorre há justificativa em discorrer se uma abordagem dos conceitos, das concepções e aplicações das efetividades e obter-se um nível de compreensão sobre a MTE. Logo, espera-se, ao final que se é admitindo que ela respalde com vigor a práxis das ações, principalmente daquelas identificadas em projetos implementados na parceria com o poder público de Rondônia.Item Desempenho acadêmico de alunos de Licenciatura em Química do Programa Residência Pedagógica(Educationis, 2024) Coelho, Renata dos Santos; Stropa, Jusinei Meireles; Cunha, Geremias Dourado daO Programa de Residência Pedagógica é uma das ações que integram a política nacional de formação de professores e busca proporcionar o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do estudante de Licenciatura em Química na escola básica. Assim, o presente trabalho tem por objetivo destacar a importância do aluno residente nas aulas de Química, na minimização de dificuldades dos alunos durante o processo de ensino aprendizagem. Este trabalho expõe a aplicação de um projeto que integra os conteúdos da disciplina de química com aplicabilidades no ensino remoto, dentro de uma perspectiva cotidiana, por meio de vídeo aulas, documentários e diversas atividades pedagógicas. Realizando nos moldes da educação à distância, utilizando a plataforma Google Classroom em ação aos alunos do ensino médio do Colégio Tiradentes da Polícia Militar CTPM-VI na cidade de Ji-Paraná/RO. O programa de residência pedagógica vem buscando o aprimoramento da formação docente por meio da necessária articulação entre o que os alunos aprendem na universidade e o que experimentam na prática da residência, considerando que justamente um dos aspectos mais importantes em relação à formação docente é proporcionar ao aluno de química a oportunidade de relacionar teoria e prática docente. Por fim, a proposição de uma intervenção que atenda a prerrogativa do isolamento social é altamente relevante e indispensável, pois contribui diretamente com a aprendizagem dos alunos e consequentemente com o desempenho escolar.Item Determinação espectrofotométrica da constante de ionização ácida de indicadores ácido-base: metodologias para o ensino superior de química(2023) Morais, Kleyton Junior Gomes de Morais; Vale, Luiz Américo da Silva doUm dos fenômenos mais fundamentais observados em soluções químicas é a ionização parcial de eletrólitos fracos. No estudo da físico-química os cálculos envolvendo a constante de equilíbrio, bem como a constante de ionização são indispensáveis, porém, esta prática acaba sendo esquecida. Este artigo objetivou a aplicação de diferentes metodologias para determinar espectrofotometricamente a constante de ionização ácida (pKa) de indicadores. Para a análise foram utilizados vermelho de metila, azul de bromotimol e antocianina de repolho roxo. Para determinação das concentrações foi utilizada a Lei de Lambert-Beer correlacionando a absorbância a uma concentração fracionária, utilizando um espectrofotômetro UV-Vis. Para determinar o valor de pKa foram adotadas três diferentes metodologias: aplicação em uma equação de Henderson-Hasselbalch; aplicação em gráfico de log vs pH; e utilização de gráfico de fração molar vs valores de pH. Os valores de pKa para o vermelho de metila estimados foram aproximadamente 5,05±0,02, para o azul de bromotimol foram aproximadamente 7,10±0,02 e para a antocianina do repolho roxo foram 3,80±0,02 para pK1 e 10,00±0,02 para pK2. Os valores das constantes de ionização ácida estimadas para o vermelho de metila e o azul de bromotimol foram satisfatórios, pois estão muito próximos do valor teórico, ou mesmo coincidem exatamente com ele.Item Estudo da Composição e propriedades do óleo essencial da Resina de Jutaicíca(2024) Oliveira, Igor Gonçalves de; Stropa, Jusinei Meireles; Assis Júnior, Luiz Roberto deA pesquisa teve como ponto de partida a extração e análise dos constituintes voláteis da resina de jutaicíca, utilizando o equipamento de Cromatografia Gasosa acoplada a um Espectrômetro de Massas (GC-EM). O objetivo principal consistiu em identificar os componentes químicos presentes nessa resina, explorando seus potenciais aplicações. A metodologia abrangeu a coleta de amostras de resina de jutaicíca em árvores da zona rural, seguida pela extração do óleo essencial por hidrodestilação em aparelho graduado Clevenger. A análise do óleo foi conduzida por GC-EM, permitindo a identificação dos constituintes com base em índices de retenção e espectros de massa. Os resultados revelaram a presença de diversos compostos, incluindo Cubebeno, Copaeno, Sesquithujeno, Cariofileno, Bergamoteno, Humuleno, Muuroleno, Widdra-2,4(14)-dieno, Guaieno, Cadineno, Òxido de Cariofileno e Epóxido de Humuleno II. Essa diversidade química destaca a riqueza da resina de jutaicíca e sua relevância potencial para a indústria cosmética. A análise minuciosa dos espectros de massa e índices de retenção proporcionou uma identificação precisa, contribuindo para o conhecimento detalhado dos constituintes.Item Importância dos programas de Residência pedagógica e PIBID na formação de professores de Licenciatura em Química(2023) Silva, Talisson Agustini da; Pereira, Leiva CustódioA formação de professores de licenciatura em Química desempenha um papel crucial na qualidade do ensino de Ciências. Este artigo aborda a importância dos programas de Residência Pedagógica e do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na formação desses professores, destacando os benefícios e o impacto dessas iniciativas. A pesquisa tem como objetivo geral analisar a relevância dos programas de Residência Pedagógica e PIBID na formação de professores de Química, com foco em sua prática pedagógica e no desempenho dos alunos. A metodologia empregada consiste em uma revisão bibliográfica abrangente, analisando estudos que exploram a integração teoria-prática, a experiência prática em ambientes escolares e os benefícios da mentoria e do acompanhamento. A revisão bibliográfica proporciona insights sobre como esses programas melhoram a qualidade do ensino de Química e auxiliam na formação de professores mais preparados e reflexivos. Os resultados destacam a importância dos programas de Residência Pedagógica e PIBID na formação de professores de Química, evidenciando a integração entre teoria e prática, o apoio pedagógico, a melhoria da qualidade do ensino e o desenvolvimento profissional contínuo. Essas iniciativas não apenas beneficiam os futuros professores, mas também os alunos das escolas de ensino básico.Item Influência da adição de possíveis adulterantes no perfil das curvas de TG e DSC de amostras de mel(2024) Conciani, Gabrielle Rodrigues; Stropa, Jusinei MeirelesO mel é um produto alimentício natural, muito apreciado ao redor do mundo, não somente pelo seu sabor, mas também pelo seu valor nutricional, medicinal e econômico. Por se tratar de um produto natural de fácil adulteração, é comum encontrar méis de composições fraudulentas, gerando preocupação ao público consumidor. Várias técnicas de análise podem ser utilizadas na identificação de possíveis adulterações, além de avaliar a qualidade do mel, entretanto, a maioria destes testes são morosos e de difícil conclusão. Dessa forma, verifica-se a necessidade de obtenção de novas técnicas analíticas capazes de detectar e também quantificar possíveis adulterantes presentes em produtos alimentícios como o mel. As técnicas de TG e DSC vêm se destacando em pesquisas que visam novas metodologias para avaliar as propriedades, qualidade e possíveis adulterações em produtos alimentícios como o mel. Tais adulterações podem gerar modificações nas propriedades térmicas dos alimentos, influenciando no perfil das curvas TG e DSC de forma qualitativa e/ou quantitativa. Qualitativamente pode-se avaliar as curvas por simples comparação dos eventos envolvidos. A avaliação quantitativa deve ser conduzida pela correlação linear entre a quantidade de adulterante e a modificação gerada. O presente trabalho contém resultados obtidos através da avaliação e tratamentos de dados de curvas TG e DSC obtidas para amostras de mel puras, além de suas misturas formadas com diferentes adulterantes em diferentes quantidades (10, 20, 30 e 50%). Os resultados revelaram que alguns adulterantes apresentam curvas bem distintas das amostras de mel, além disso, uma boa correlação entre as quantidades de adulterantes adicionadas e variações de alguns parâmetros, tais como teor de cinzas, umidade, cinética de degradação termo oxidativa e transição vítrea.Item Jogo pedagógico para alunos com deficiência visual: facilitando o ensino de nomenclatura de compostos orgânicos(Revista Observatorio De La Economia Latinoamericana, 2024) Mazarim, Karolayne Siqueira; Silva, Thalia Rhaney Oliveira; Souza, Alice Cristina Souza Lacerda Melo de; Viana, Ana Barbosa; Riquiere, Taynara Bonfim; Pereira, Luciana Cristina; Souza, Alice Cristina Souza Lacerda Melo deA educação inclusiva contempla estudantes que apresentam necessidades educacionais específicas, assegurando o acesso e permanência na escola, e principalmente oportunizando a igualdade, equidade e qualidade de ensino. Diante disso, é de suma importância o preparo dos futuros professores desde o período de sua formação inicial, a fim de que estes adquiram habilidades para atuarem, sobretudo, junto aos estudantes público-alvo da Educação Especial. O presente artigo descreve a confecção de um jogo pedagógico sobre o conteúdo nomenclatura de compostos orgânicos adaptado para alunos com deficiência visual/cegueira e normovisuais, aplicado junto a um grupo de acadêmicos do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Rondônia durante a execução prática de um plano de aula da disciplina de Didática. O estudo sobre a temática e a aplicação do jogo pedagógico proporcionou o entendimento do conteúdo, contribuindo para a formação dos acadêmicos, evidenciando a importância de propor metodologias alternativas.Item Mãos que apoiam: uma proposta de formação em libras para alunos do IFRO - campus Ji-Paraná(REVISTA OBSERVATORIO DE LA ECONOMIA LATINOAMERICANA, 2023) Rodrigues, Clarillys Damacena; Souza, Alice Cristina Souza Lacerda Melo deO processo de inclusão dos alunos surdos nas classes regulares de ensino e a sua interação no ambiente escolar demanda que as instituições efetivem ações para que esse processo ocorra de modo significativo, oportunizando aos alunos surdos e ouvintes uma maior compreensão e interação sobre o uso da Libras no contexto escolar. Diante da necessidade da ampliação da temática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO/campus Ji-Paraná, o projeto integrador “Mãos que apoiam: uma proposta de formação em LIBRAS para alunos do IFRO Campus Ji-Paraná” teve como objetivo fornecer aos aprendizes de LIBRAS subsídios teóricos e práticos para o exercício da comunicação com as pessoas surdas contribuindo para a divulgação da Libras no campus e na sociedade. Como metodologia, adotamos a oferta de ciclos formativos em Libras destinados aos alunos do ensino técnico e superior, com aulas presenciais e a distância com o apoio do Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA, consolidando as etapas de ensino e pesquisa. Já a extensão ocorreu por meio da realização da Live aberta ao público externo. Ao fim do projeto os estudantes puderam conhecer e praticar a Libras permitindo um maior entrosamento coma comunidade surda presente no Campus.Item Mãos que apoiam: uma proposta de formação em Libras para alunos do IFRO - Campus Ji-Paraná(2024) Rodrigues, Clarillys Damacena; Souza, Alice Cristina Souza Lacerda Melo; Lima, Andréia Mendonça dos SantosO processo de inclusão dos alunos surdos nas classes regulares de ensino e a sua interação no ambiente escolar demanda que as instituições efetivem ações para que esse processo ocorra de modo significativo, oportunizando aos alunos surdos e ouvintes uma maior compreensão e interação sobre o uso da Libras no contexto escolar. Diante da necessidade da ampliação da temática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia IFRO/campus Ji Paraná, o projeto integrador “Mãos que apoiam: uma proposta de formação em LIBRAS para alunos do IFRO Campus Ji Paraná” teve como objetivo fornecer aos aprendizes de LIBRAS subsídios teóricos e práticos para o exercício da comunicação com as pessoas surdas contribuindo para a divulgação da Libras no campus e na sociedade. Como metodologia, adotamos a oferta de ciclos formativos em Libras destinados aos alunos do ensino técnico e superior, com aulas presenciais e a distância com o apoio do Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA, consolidando as etapas de ensino e pesquisa. Já a extensão ocorreu por meio da realização da Live aberta ao público externo. Ao fim do projeto os estudantes puderam conhecer e praticar a Libras permitindo um maior entrosamento com a comunidade surda presente no Campus.Item Síntese e caracterização de ligantes derivados de hidantoína e perfil de coordenação de correspondentes espécies metaladas(2023) Lima, Tiago de Oliveira; Vale, Luiz Américo da Silva do; Ferreira, Ana Maria da CostaA hidantoína é um ciclo nitrogenado não aromático de 5 membros que possui amplas aplicações no âmbito da farmacologia, presente em medicamentos para os tratamentos de epilepsias, infecções microbianas e câncer de próstata, dentre outras. No entanto, no contexto biológico, a depender dos grupos substituintes presentes no derivado, podem ocorrer interações químicas que reduzam a taxa de absorção do fármaco no organismo e, para minimizar esse problema, os químicos sintéticos têm se dedicado desde a segunda metade do século XX para o desenvolvimento dos metalofármacos. Estes, por sua vez, são compostos de coordenação em que um metal de interesse biológico é coordenado a uma ou mais moléculas orgânicas que tenham capacidade de interagir no organismo e promover algum efeito ou ação medicinal. A vantagem do uso dos metalofármacos é a melhor absorção dos metais no organismo, visto que grande parte destes possuem rotas biológicas específicas. Neste contexto, o presente trabalho teve objetivo de sintetizar derivados de hidantoína, a fim de caracterizá-los e produzir estruturas coordenadas. Para isso, priorizou-se a síntese em etapa única, unindo-se as soluções de ligante e metal em pH específico e apropriado para a complexação. Devido à baixa reatividade dos precursores, apenas dois ligantes foram obtidos, os quais foram complexados com Cu(II), Fe(III) e Co(II). Os produtos obtidos foram caracterizados por análise elementar (C,H,N), espectroscopia de infravermelho (IV) e espectroscopia nas regiões ultravioleta e visível (UV-vis). Dados físico-químicos (ponto de fusão, temperatura crítica, pressão crítica, log P, refratividade molar e calor de formação) foram estimados pelo Software Chem Draw 8.0 Pro. A partir desses dados, foram propostas estruturas dos ligantes, bem como de suas espécies coordenadas, sendo que a ausência da análise de difração de raios-x foi levantada como um fator limitante para a chegada de conclusões mais precisas, sendo esta recomendada para estudos futuros. Espera-se que os compostos sintetizados, bem como as discussões levantadas neste trabalho, possam ser utilizados como suporte para pesquisas farmacêuticas que tenham objetivo de encontrar possíveis candidatos derivados de hidantoína para o tratamento de enfermidades.Item Transformando o ensino de Química: experiências com o construtivismos piagetiano no PIEX do IFRO(Semana Academica, 2023) Costa, Valeria Calixto; Pereira, Leiva CustódioA química é uma disciplina fundamental para entender e solucionar problemas do mundo real, no entanto, muitos estudantes do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) encontram dificuldades para aprender e se interessar pela matéria. Este artigo relata uma experiência realizada no âmbito do Projeto Integrador de Extensão (PIEX) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), com foco na abordagem mais lúdica e participativa do ensino de Química. Utilizando metodologias ativas e concepções do Construtivismo Piagetiano, o projeto buscou proporcionar atividades objetivando melhorar a aprendizagem dos alunos, especificamente aqueles da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Foi possível perceber ao longo do desenvolvimento do projeto que as abordagens inovadoras, lúdicas, ativas que envolvem o desenvolvimento de trabalho de forma coletiva, em cooperação torna o ensino da Química mais envolvente e eficaz, promovendo resultados positivos na compreensão e no engajamento dos alunos. Os conteúdos abordados por meio de metodologias que contemplavam as concepções piagetianas, alcançaram os objetivos propostos.