Campus Ji-Paraná
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O Campus Ji-Paraná, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), contribui para o desenvolvimento da região através da oferta de cursos e programas de formação inicial e continuada de trabalhadores e educação profissional técnica de nível médio desde 2009. O Campus Ji-Paraná tem perfil Industrial e atualmente oferta cursos de nível técnico nas modalidades integrado e subsequente (Informática, Química, Florestas, Finanças e Informática para a Internet); superior tecnológico em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Licenciatura em Química e Bacharelado em Engenharia Florestal.
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Item A experimentação no estágio supervisionado III do curso Licenciatura em Química do IFRO Campus Ji-Paraná(2020) Lourenço, Taynara Bonfim Riquiere; Souza, Alice Cristina Souza Lacerda Melo deO curso de Licenciatura em Química oferta em sua grade curricular a disciplina Estágio Supervisionado III, e esta consiste na realização de experimentação com turmas de ensino médio. A experimentação no ensino de Química apresenta grandes vantagens para o processo de ensino-aprendizagem. Portanto, este trabalho teve como objetivo analisar o desenvolvimento da proposta metodológica do Estágio Supervisionado III do curso Licenciatura em Química do IFRO campus Ji-Paraná, verificando as contribuições do ensino com o uso da experimentação pelo licenciando em Química. Para esta pesquisa, optou-se por uma abordagem qualitativa de análise de dados, sendo utilizada a pesquisa bibliográfica e documental, que consistiu na análise dos relatórios de Estágio Supervisionado III, apresentados pelos acadêmicos das turmas ingressas entre os períodos de 2010/1 a 2016/1. A partir dos dados coletados, obteve-se informações acerca dos municípios e escolas contemplados com a realização do estágio, formação acadêmica dos professores supervisores, como também a existência e estrutura dos laboratórios na escola. Foi possível também identificar as principais dificuldades e contribuições encontradas pelos estagiários. Desta forma, o estágio proporciona ao acadêmico uma nova visão da docência, sendo um momento da sua formação no qual irá colocar em prática o conhecimento adquirido ao longo do curso, e vivenciar a realidade da profissão, conhecendo e aprendendo com os desafios que possivelmente encontrará.Item A gestão de pessoas na administração pública(2023) Campos, Selma Dias Ferreira; Oliveira, Mônica do Carmo Apolinário deA administração pública está atrelada a elementos da economia e da organização de serviços oferecidos à sociedade. Por esta razão a gerência das relações que envolve pessoas e serviços requer processos eficientes e produtivos. Este trabalho tem o objetivo geral de analisar as principais características das práticas de gestão de pessoas em organizações públicas. Para tanto está descrito o funcionamento da administração pública relacionada a gestão de pessoas e os procedimentos de gestão que contribuem para tornar o sistema mais eficiente. Metodologicamente esse trabalho acadêmico faz uso de revisão bibliográfica em artigos científicos, tendo como descritores: administração pública, gestão de pessoas e eficiência da gestão pública. Além de procurar a satisfação do cidadão, cabe à administração pública efetivar um planejamento abrangendo a gestão de pessoas, considerando a utilização de técnicas de administração promotoras de qualidade e produtividade ao serviço público ofertado à população.Item A história da maquiagem e das pinturas corporais no ensino da química(2024) Simione, Livia Izabella Novais Silva; Souza, Albanita Buarque de; Souza, Alice Cristina Souza Lacerda Melo de; Cunha, Elise Marques Freire; Macedo, Joci Neuby Alves; Souza, Alice Cristina Souza Lacerda Melo de; Macedo, Joci Neuby AlvesO aprendizado ativo e a interdisciplinaridade constituem-se novo paradigma na educação de qualidade, colaborativa e motivadora, que auxilia no processo de ensino/aprendizagem das disciplinas escolares, em um contexto onde as escolas precisam se adaptar à era da tecnologia. Nesta perspectiva, o relato apresenta as ações desenvolvidas durante o desenvolvimento do projeto de ensino interdisciplinar “A história da maquiagem e das pinturas corporais” realizado em 2023, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) por uma acadêmica do curso de Licenciatura em Química. O projeto teve como objetivo analisar como a aplicação de metodologias ativas, contribuiu para a aprendizagem da Química. Foi feita uma revisão de literatura, desenvolvidos e apresentados vídeos aos alunos participantes abordando a temática trabalhada. Os resultados mostraram que o projeto contribuiu efetivamente para a aprendizagem em Química, História e para a Língua Portuguesa, principalmente no âmbito da leitura, interpretação e produção textual. Portanto, conclui-se que o projeto desenvolvido alcançou seus objetivos quanto à comprovação de que o uso de metodologia ativa e a interdisciplinaridade contribuem para a melhoria do processo de aprendizagem dos discentes, além de oportunizar aos futuros professores a experiência do contato com novas metodologias de ensino afim de que estes possam aplicá-las durante o exercício do magistério.Item A implementação do Novo Ensino Médio (NEM) e sua interconexão entre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o papel do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) para o ensino da Química(2023) Saurin, Alini Arini Alves; Vale, Luiz Américo da Silva doO processo de implementação do Novo Ensino Médio no Brasil representa uma significativa reforma educacional, com interconexões importantes entre a Base Nacional Comum Curricular e o papel do Plano Nacional do Livro Didático. Essa relação destaca a importância de alinhar os objetivos curriculares com os recursos disponíveis para o ensino da Química. A flexibilidade proposta pela BNCC permite uma abordagem mais contextualizada e prática no ensino da Química, enquanto o PNLD desempenha um papel fundamental na viabilização dessa abordagem por meio de materiais didáticos de qualidade. A avaliação da implementação destaca a importância de os materiais do PNLD estarem alinhados com as novas abordagens curriculares, promovendo uma educação de qualidade e equitativa em todo o país. Contudo, desafios persistem, como a necessidade de uma garantia de que os materiais do PNLD estejam atualizados e sempre alinhados, além da necessidade de docentes capacitados para aplicar esse alinhamento no ensino médio. A análise documental desempenha um papel crucial na compreensão da implementação do Novo Ensino Médio, documentos oficiais, como diretrizes educacionais, planos de ensino e materiais didáticos, oferecem insights valiosos sobre a estrutura, intenções e desafios associados à reforma educacional, contribuindo para embasar discussões, avaliações e ajustes na implementação dessas políticas educacionais. Em resumo, o sucesso dessa implementação dependerá da colaboração entre educadores, gestores educacionais e demais partes interessadas, visando uma educação mais contextualizada, equitativa e alinhada às necessidades dos estudantes do século XXI.Item A Importância do clima organizacional para a qualidade de vida no trabalho(2023) Neponuceno, Juliane Araújo; Oliveira, Mônica do Carmo Apolinário deEste trabalho de conclusão de curso tem como objetivo identificar fatores positivos no clima organizacional que influenciam na qualidade de vida no trabalho. Para tanto faz uma abordagem conceitual de modo a colaborar para a apropriação de conhecimentos relacionados ao mundo do trabalho e das relações entre as pessoas no ambiente laboral. Em se tratando da metodologia utilizada para a realização deste artigo, foi feita uma pesquisa bibliográfica, buscando autores e artigos científicos que embasam o assunto abordado. O bom clima organizacional está atrelado ao nível de satisfação do trabalhador, as características ambientais e a relações humanas com foco na produtividade, uma vez que o reconhecimento dessa dinâmica são fatores cruciais para uma boa gestão.Item A inclusão dos estudantes público-alvo da educação especial no Instituto Federal de Rondônia: O que revelam os editais de ensino, pesquisa e extensão?(Observatorio de La Economía Latinoamericana (OLEL)., 2025) Brito, Alyne de Oliveira; Souza, Alice Cristina Souza Lacerda Melo deA inclusão das pessoas público-alvo da educação é um direito assegurado em todas as etapas da educação brasileira e se constitui um desafio diário vivenciado pelas instituições de ensino. A pesquisa apresentada teve por objetivo investigar como os editais dos campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia tem promovido a educação especial na perspectiva inclusiva por meio da fomentação de propostas de ensino, pesquisa e extensão. Para o alcance dos objetivos propostos a investigação foi exploratória por meio da revisão bibliográfica e análise documental dos editais dos campi e da reitoria publicizados no site institucional entre os anos de 2018 a 2022. A pesquisa revelou que dentre os 263 editais selecionados para análise, 44 deles fomentam a educação inclusiva no ensino, pesquisa e extensão. A análise revela o fortalecimento dos NAPNES e ações inclusivas como programas, projetos e o fornecimento de tecnologias assistivas visando a promoção de igualdade de condições, participação efetiva e permanência dos estudantes com deficiência nos campi. A despeito das iniciativas detectadas na pesquisa e dos avanços obtidos para a inclusão de estudantes com necessidades específicas, considera-se a necessidade de maior engajamento coletivo da instituição para eliminação de barreiras que ainda impedem a acessibilidade plena de todos os estudantes.Item A inclusão passa pela bioquímica: Uso da ferramenta PADLET no contexto escolar(Schreiben, 2025) Brito, Juliana Oliveira; Fátima, Nathielly Christina de; Souza, Alice Cristina Souza Lacerda Melo de; Cunha, Elise Marques FreireO presente artigo descreve e analisa a aplicação do projeto “A inclusão passa pela bioquímica”, com enfoque no uso da ferramenta Padlet, visando elucidar como as alterações genéticas podem gerar preconceitos e sensibilizar os alunos participantes sobre a inclusão dessas pessoas na sociedade. Buscamos, através de uma abordagem interdisciplinar, promover a compreensão das relações entre bioquímica e aspectos sociais, combatendo preconceitos históricos que marginalizam esses indivíduos. Durante o desenvolvimento, os discentes utilizaram um mural virtual (Padlet) para compartilhar pesquisas sobre diferentes condições genéticas, fomentando discussões sobre preconceito e inclusão no ambiente escolar. Ao final, os resultados demonstraram uma mudança significativa nas percepções dos alunos, evidenciando a importância de integrar conhecimentos científicos e sociais, o que contribui para a formação de cidadãos mais conscientes e inclusivos.Item A Influência das mídias sociais no âmbito comercial(2023) Nunes, Lucicleide Penha; Fausto, Ilma Rodrigues de SouzaEste artigo oferece uma análise abrangente sobre o uso das mídias sociais no contexto comercial e sua crescente importância nas estratégias de marketing das empresas. Inicialmente, discutimos a evolução das mídias sociais, destacando as principais plataformas e seu impacto cada vez mais significativo no ambiente de negócios. Posteriormente, examinamos como as empresas têm aproveitado as mídias sociais para promover seus produtos e serviços, alcançar seu público-alvo e impulsionar as vendas, destacando a diversidade de abordagens utilizadas nesse processo. Um foco importante deste estudo recai sobre o papel dos influenciadores digitais e como suas atividades podem influenciar as decisões de compra dos consumidores. Além disso, enfatizamos a importância do engajamento do público nas mídias sociais, como meio de aumentar a visibilidade e a reputação de uma marca, considerando a relevância de métricas como curtidas, comentários e compartilhamentos. O artigo também explora as ferramentas disponíveis para o monitoramento e análise de dados, permitindo que as empresas avaliem o retorno sobre o investimento (ROI) de suas campanhas de mídia social e tomem decisões estratégicas mais informadas. No entanto, ao abordar os desafios enfrentados pelas empresas no uso das mídias sociais, destacamos a necessidade de gerenciar a reputação online, lidar com a concorrência acirrada e proteger os dados dos usuários. Por fim, ressaltamos as oportunidades que surgem com o uso estratégico das mídias sociais, ressaltando como as empresas podem se beneficiar do ambiente dinâmico e interativo das plataformas digitais para ampliar seu alcance e fortalecer sua presença no mercado. Considerando a análise abrangente realizada neste estudo sobre o uso das mídias sociais no ambiente comercial, é crucial reconhecer que essas plataformas desempenham um papel fundamental no atual cenário de marketing e negócios. A crescente influência das mídias sociais exige que as empresas adotem estratégias bem fundamentadas para se destacarem em um ambiente altamente competitivo e em constante evolução. Ao compreender a importância do engajamento do público, as empresas devem investir em conteúdo relevante e estratégias de interação que estimulem a participação dos usuários. Além disso, é essencial que as empresas priorizem o monitoramento e análise de dados para avaliar o desempenho de suas campanhas de mídia social e garantir um uso eficiente dos recursos. No entanto, é crucial enfrentar os desafios associados ao uso das mídias sociais, como a gestão da reputação online e a proteção de dados dos usuários, por meio da implementação de práticas sólidas de segurança e transparência. Ao superar tais desafios, as empresas podem explorar as oportunidades oferecidas pelas mídias sociais para expandir sua base de clientes, fortalecer sua marca e garantir uma vantagem competitiva duradoura no mercado em constante mudança.Item A Nova Lei de Licitações e os principais impactos na Administração Pública(2023) Silva, Brenda Alves da; Alves, Rodrigo Zanioli; Fausto, Ilma Rodrigues de SouzaA Administração Pública desempenha um papel fundamental na gestão de serviços e projetos que impactam diretamente a sociedade, e a condução dessas atividades é estritamente regulamentada por normas e leis que visam assegurar a eficácia, a transparência e a equidade nos processos. Nesse contexto, a promulgação recente da Nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/2021) desempenha um papel central na reformulação das práticas de contratação pública no Brasil, sendo introduzida com o propósito de modernizar e aprimorar o sistema de contratação pública. Esta nova legislação substitui normativas anteriores e introduz novos procedimentos, modalidades e critérios. O objetivo desta pesquisa é manter-se atualizado, o que se revela crucial para evitar potenciais transgressões legais e assegurar a conformidade com as regulamentações em vigor. Além disso, o conhecimento das novas diretrizes e dos requisitos de qualificação dos licitantes desempenha um papel essencial na mitigação de riscos associados a contratações infrutíferas ou a futuros litígios legais. Por meio deste estudo, almeja-se compreender e adotar medidas preventivas para evitar irregularidades nas contratações, bem como promover uma atuação em estrita conformidade com a legislação vigente.Item A química verde aplicada à agronomia na produção de insumos agrícolas sustentáveis: uma revisão bibliográfica(Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro, 2025) Mira, Artemio Bezerra de; Mira, Acácio Bezerra deO artigo aborda o dilema da agricultura moderna entre atender à crescente demanda global por alimentos e minimizar os impactos ambientais associados às práticas agrícolas convencionais. Projeta-se que a população mundial alcance 10 bilhões de pessoas até 2050, pressionando o setor agrícola a adotar práticas intensivas que, embora aumentem a produtividade, causam degradação do solo, contaminação hídrica, perda de biodiversidade e emissão de gases de efeito estufa. Esses problemas agravam-se pelo uso excessivo de fertilizantes químicos e pesticidas, que contribuem para processos como a eutrofização e a intensificação das mudanças climáticas. Como resposta, o texto propõe a aplicação dos princípios da Química Verde, que visam reduzir a geração de resíduos, substituir substâncias tóxicas e aumentar a eficiência no uso de recursos naturais. Tecnologias emergentes, como fertilizantes de liberação controlada, nanopesticidas e biofertilizantes, são destacadas como alternativas promissoras para mitigar os impactos ambientais sem comprometer a produtividade. A nanotecnologia oferece soluções para a eficiência no uso de insumos e para a remediação de áreas degradadas, enquanto a biotecnologia permite o desenvolvimento de culturas mais resilientes e sustentáveis. Além disso, o texto explora o conceito de economia circular como estratégia para transformar o setor agrícola. Práticas como a reutilização de resíduos orgânicos, a produção de bioenergia e a integração de sistemas agroflorestais são citadas como meios de reduzir desperdícios, aumentar a eficiência produtiva e promover a sustentabilidade. Conclui-se que a integração entre ciência, políticas públicas e mudanças culturais é essencial para promover uma agricultura sustentável, alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Esse modelo agrícola busca atender às demandas alimentares globais, reduzir os impactos ambientais e garantir a preservação dos recursos naturais para as gerações futuras.Item A reforma agrária e as políticas públicas para a pequena propriedade produtiva no Brasil(Editora Oston Ltda, 2023) Batista, Silmar Rodrigues de Araújo; Araujo, Dorajaira Giarlene Rodrigues de; Nobre, Chimene KuhnEste artigo abordará a importância da pequena propriedade produtiva para o desenvolvimentosocialeeconômicodopaís,aprincípiodescreveráadefiniçãolegal depequenapropriedaderural,eoimpactodamesmaedopequenoprodutorruralno Produto Interno Bruto – PIB brasileiro, bem como a desvalorização da pequena propriedade rural, e o crescimento dos latifúndios. Em seguida será feita menção ao Instituto de Colonização e Reforma Agrária–INCRA, autarquia federal, com extrema importânciaparareformaagrária,napromoçãodajustiçasocialenadivisãoigualitária doterritóriobrasileiro,elencando-seocontextohistóricodareformaagrárianoBrasil, desde o princípio da colonização portuguesa, sendo a terra rural desde o tempo remoto objeto de desejo e conflitos. Por fim o presente artigo tratará e fará menção a política de reforma agrária, desde a publicação do edital, inscrição, requisitos subjetivos, ordem de preferência, escolha, interposição de recurso e resultado final das famílias beneficiadas, e que para o combate aos latifúndios e valorização das pequenas propriedades rurais e dos pequenos produtores rurais, faz-se necessário que o Governo Federal, através do Instituto Nacional de Reforma Agrária – INCRA, implante a reforma agrária de forma efetiva no país, e com um curto prazo.Item A transformação digital na formação docente: desafios e oportunidades(2024) Santos, Alice Nascimento Pereira dos; Fausto, Ilma Rodrigues de SouzaO artigo relata a introdução de mudanças digitais na formação de professores e o papel do professor na era digital e seus desafios e oportunidades. Visando investigar os desafios encontrados pelos docentes ao introduzir a tecnologia em seu cotidiano no aprender e ensinar. Observando os benefícios e oportunidades, decorrente da transformação digital no contexto da formação docente. Por tanto esta pesquisa, será baseado numa pesquisa bibliográfica, com sustentação teórica apoiada por modelos de natureza teórica que ilustram os conteúdos do tema em apreciação. Sendo assim pode se afirmar que a transformação digital tem trazido impactos significativos no setor da educação, proporcionando novas formas de aprendizado e ensino. Foi identificado que o docente precisa estar em constante aprendizagem em busca da competência fluência digital, para ofertar o melhor na educação seja em qual etapa o decente estiver inserido. A transformação digital está promovendo uma mudança profunda no setor da educação, permitindo a criação de novos modelos de ensino. É relevante destacar a necessidade de superar os desafios relacionados à infraestrutura e à inclusão digital para garantir que todos os estudantes e professores possam se beneficiar dessas tecnologias.Item Avaliação da aprendizagem e interações professor-aluno: estratégias aplicadas no aprimoramento do processo educacional(Brazilian Journal of Development, 2023) Santos, Joyce Pazitto dos; Santos, Eduardo Aquino; Moreira, Nilva Gonçalves; Zuquim, Andreia Fernanda; Zuquim, Andreia FernandaApresenta-se neste trabalho uma análise da avaliação da aprendizagem em relação ao professor e ao aluno no processo educativo. No processo de ensino-aprendizagem, existem muitos fatores que influenciam nos resultados, sejam eles internos ou externos. Dentre os fatores internos, a forma como a avaliação é conduzida e a influência da relação professor-aluno desempenham papéis fundamentais nos resultados da aprendizagem. Com base nessa premissa, o objetivo foi analisar as concepções conceituais e práticas que os professores têm em relação às formas de avaliação da aprendizagem e à interação entre educadores e alunos. A pesquisa foi de caráter exploratório, descritivo e analítico, conduzida por meio de uma revisão sistemática da literatura baseada em livros, artigos, revistas especializadas, sites periódicos e bases de dados científicas, como Scopus, Web of Science, Google Scholar, utilizando palavras-chave relacionadas ao tema proposto. Os artigos selecionados foram avaliados quanto à sua confiabilidade técnica e metodológica. As informações extraídas foram organizadas em categorias e analisadas para avaliar e identificar as conexões existentes entre a relação professor-aluno e o processo de ensino-aprendizagem. Os resultados serão apresentados de forma descritiva e analítica, discutindo-os à luz da literatura existente. A partir da coleta e análise das leituras, observou-se que outras estratégias de avaliação podem servir de apoio para que os professores alcancem melhores resultados com seus alunos e os orientem em direção ao conhecimento.Item Avaliação dos atributos físicos e taxa de infiltração de água de um solo sob diferentes sistemas de usos na região de Presidente Médici, RO(2023) Campos, Diunior Fernandes de; Rebouças, Fernando Antônio; Antunes, Cleuza DiogoAs propriedades físicas dos solos são alteradas conforme o manejo adotado e essas mudanças, conforme a forma e/ou intensidade de uso, podem vir a causar a degradação do solo. Este trabalho objetivou a caracterização de propriedades físicas e a taxa de infiltração de água em um Argissolo Vermelho Amarelo distrófico sob diferentes sistemas de uso na região de Presidente Médici, RO. Foram delimitadas quatro áreas, com os seguintes usos do solo: mata nativa, pastagem, café clonal e castanha-do-pará. Nas áreas demarcadas, foram coletadas amostras deformadas e indeformadas nas camadas de 0-20 e 20-40 cm para avaliação da densidade de partículas, análise textural, densidade do solo, porosidade total, umidade volumétrica, espaço aéreo e grau de saturação e executados os testes para aferir a taxa infiltração de água e infiltração acumulada. O delineamento experimental adotado foi o inteiramente casualizado com quatro tratamentos distintos e repetidos quatro vezes. Foi realizada a análise de variância e os resultados dos diferentes sistemas de usos foram comparados pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. Ambas profundidades os sistemas de usos alteraram significativamente os atributos do solo, em especial a densidade do solo e a porosidade total. Os menores valores de densidade foram obtidos nas áreas ocupadas com mata nativa e castanha-do-pará, enquanto que os maiores valores foram obtidos nas áreas ocupadas com pastagem e café, ocorrendo o inverso com os valores de porosidade total. Corroborando com os valores de densidade do solo e porosidade total, as maiores taxas de infiltração ocorreram nas áreas ocupadas com mata nativa e castanha-do-pará, enquanto que as menores taxas de infiltração foram encontradas nas áreas de pastagem e café. Existe uma relação inversa entre a densidade do solo com o volume total de poros e a taxa de infiltração de água, e uma relação direta entre o volume total de poros com a taxa de infiltração de água no solo.Item Avaliação técnica da acessibilidade em sites de escolas municipais no estado de Rondônia(2023) Silva, Weslayne Kalline da; Fausto, Ilma Rodrigues de SouzaDiscussões acerca da acessibilidade web é importante, pois a web surge como um recurso que facilita a visualizar e disponibilizar informações, permitir a troca de comunicação entre os usuários e a realizar diversas atividades cotidianas. A falta de acessibilidade em sites, como os que pertencem ao setor educacional, ocasiona limitações de acesso, também conhecidas como barreiras tecnológicas, que geram uma experiência negativa do ponto de vista do usuário, pois ao acessar um site diversas habilidades são utilizadas, como motora, cognitiva e interpretativa. No setor educacional, torna-se necessário que a acessibilidade web seja inserida, visto que por meio de sites de instituições de ensino diversas informações são disponibilizadas para a comunidade. Para tanto, este trabalho visa analisar a acessibilidade web dos sites das escolas municipais de Ji-Paraná apresentando melhorias para esses portais. Com relação à metodologia, adotou-se a pesquisa bibliométrica com os softwares Harzing’s Publish or Perish e VosViewer para a abordagem; a pesquisa bibliográfica para os procedimentos; e pesquisa descritiva para os objetivos. Para a análise de acessibilidade dos sites, optou-se pela ferramenta automática ASES (Avaliador e Simulador de Acessibilidade em Sítios), que segue o Modelo de Acessibilidade do Governo Eletrônico (eMAG), tendo como foco realizar a avaliação dos sites do Centro de Educação Infantil Cantinho do Céu, Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado Para Autismo, Centro Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental Prof.ª Maria Antônia, e Centro Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Parque dos Pioneiros. Diante disso, foi feita seleção de páginas de cada site para a avaliação e verificou-se que nenhuma possui o nível máximo recomendado de acessibilidade pelo eMAG. Através dos resultados, foram exibidos erros relacionados ao conteúdo, textos, imagens, links e outros. Para tanto, efetuou-se o levantamento dos problemas identificados e as recomendações para as correções que poderão ser feitas visando a melhoria nos sites.Item Caracterização anatômica da madeira do Tauari Vermelho (Cariniana micrantha Ducke) e Castanha-do-Brasil (Bertholletia excelsa H.B.K.)(2025) Pereira, Wanderson; Oliveira, Giordano Bruno da SilvaDevido ao valor agregado e a semelhança que algumas espécies madeireiras apresentam, há grande exploração de uma única espécie, incluindo as proibidas de corte. A anatomia da madeira é uma ferramenta utilizada na diferenciação de espécies aparentemente semelhantes. O objetivo deste estudo é diferenciar microscopicamente a Castanheira e o Tauari Vermelho, duas espécies semelhantes macroscopicamente. Para a caracterização microscópica da madeira foram realizados cortes histológicos em norma padrão (Mady, 2007). De acordo com os resultados observados foi verificado que as espécies são semelhantes anatomicamente, no entanto para a distinção entre as espécies pode-se utilizar os caracteres diâmetro dos vasos e tipo de raio.Item Caracterização da qualidade da madeira do híbrido Eucalyptus camaldulensis x Eucalyptus urophylla no estado de Rondônia(2025) Lima, Eric Augusto Costa de; Amorim, Erick PhelipeO objetivo deste trabalho foi caracterizar a qualidade da madeira do híbrido Eucalyptus camaldulensis x Eucalyptus urophylla no estado de Rondônia aos 7 anos de idade visando analisar suas propriedades para correto emprego da madeira com finalidade comercial no Estado de Rondônia. Foram analisadas as regiões de cerne e alburno da madeira do híbrido E. camaldulensis x E. urophylla a partir da determinação das seguintes propriedades físicas: densidade básica, teor de umidade, retratibilidade, fator anisotrópico e avaliou-se também a relação cerne/alburno (C/A). Aplicou-se os testes de médias para verificar se houve diferenças estatísticas das médias nas propriedades tecnológicas avaliadas com o apoio do software estatístico SigmaPlot 12 com 1% de significância. A densidade básica média na região do cerne foi de 0,55 g.cm-³ e 0,54 g.cm-³ no alburno, consideradas de média densidade. A relação C/A é considerada baixa e pode ser atribuída à idade das árvores, sendo a relação maior na região do cerne (53,50%) e no alburno (46,50%), relação esta observada favorece o emprego da madeira para usos energéticos. O fator anisotrópico da madeira foi de 1,56 e 1,51, considerado normal na região do cerne e alburno, respectivamente, o que permite empregar a madeira para produção de móveis que permite pequenos empenamentos e médio esforço mecânico. Dessa forma, a espécie é uma alternativa para a produção energética e de madeira serrada no Estado de Rondônia.Item Caracterização das propriedades físicas da madeira de Eriotheca candolleana (K. Schum.) A. Robyns.)(2023) Alves, Sabrina Galdino; Magistrali, Paulo RobertoA Eriotheca candolleana (K. Schum.) popularmente conhecida como catuaba - branca é uma espécie florestal com madeira macia, empregada em revestimentos internos para construção civil. Neste sentido, o estudo teve como objetivo determinar as características físicas da madeira de Eriotheca candolleana. Os ensaios foram realizados em laboratório através da análise de 36 corpos de prova com dimensões de 2,0 x 3,0 x 5,0 cm. A madeira da espécie apresentou teor de umidade de 39,21% acima do ponto de saturação das fibras. Além disso, apresentou média densidade (0,56 g/cm³) com variação volumétrica de 13,31%. Assim, recomenda-se que a madeira seja indicada para produção de peças que aceitam pequenas alterações dimensionais como brinquedos, caixotarias, painéis e forros internos.Item Caracterização física da madeira de (Tachi-preto) Tachigali myrmecophila (ducke)(2023) Costa, Débora Clamerick da; Bressiani, Lorena de Souza Tavares; Corrêa, Viviane MaiaAs madeiras têm sido utilizadas para diversos fins ao longo dos séculos por ser um material com propriedades únicas, e consequentemente a busca por conhecimento das propriedades das madeiras se tornam mais necessárias. O desenvolvimento de tecnologias no setor florestal tem possibilitado a maior utilização da madeira como elemento estrutural devido a melhorias nas suas características físicas. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi caracterização de algumas das propriedades físicas como o teor de umidade, densidade básica e a retratibilidade da espécie Tachi-preto (Tachigali myrmecophila (Ducke)). A determinação da umidade, densidade básica e retratibilidade volumétrica seguiram as especificações da ABNT NBR 7190/2022, em peças padronizadas. Para a umidade média das peças foi encontrado o valor de 28,03%, para a densidade básica 0,675 g/cm³ e para a retratibilidade volumétrica 12,65%. Os valores atestados encontram-se próximos aos apresentados pela literatura.Item Concepções das aplicações da mediação tecnológica na educação(2024) Júlio, Edgar Magalhães; Donat, HeldoEste artigo procura aborda as concepções e aplicações da “Mediação Tecnológica na Educação” – MTE, dentro de um espaço voltado a intervenção educacional. Onde trata-se de uma das vertentes nas quais o campo da Educação usa se da comunicação em tempo real ou remota para se estrutura as questões epistemologicamente e que se encontra bastante evidenciada, nos dias atuais, por conta da educação a distância - EAD. A proposta é fazer um levantamento do sentido do objetivo central do artigo que é ponderar quais as concepções e aplicações das efetividades ao significado da MTE, de modo a aclarar o propósito do entendimento a partir da análise histórica, epistemológica e as nuanças pragmáticas sobre os usos correntes da expressão nos campos onde ela ocorre há justificativa em discorrer se uma abordagem dos conceitos, das concepções e aplicações das efetividades e obter-se um nível de compreensão sobre a MTE. Logo, espera-se, ao final que se é admitindo que ela respalde com vigor a práxis das ações, principalmente daquelas identificadas em projetos implementados na parceria com o poder público de Rondônia.