Campus Ji-Paraná
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O Campus Ji-Paraná, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), contribui para o desenvolvimento da região através da oferta de cursos e programas de formação inicial e continuada de trabalhadores e educação profissional técnica de nível médio desde 2009. O Campus Ji-Paraná tem perfil Industrial e atualmente oferta cursos de nível técnico nas modalidades integrado e subsequente (Informática, Química, Florestas, Finanças e Informática para a Internet); superior tecnológico em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Licenciatura em Química e Bacharelado em Engenharia Florestal.
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Item A Educação tecnológica e ampliação dos conhecimentos com a ferramenta Kahoot(2025) Santos, Raimunda Neta dos; Dias, Wanderson Roger AzevedoA integração entre educação e tecnologia representa um avanço significativo no processo de ensino-aprendizagem, especialmente no contexto universitário, onde a busca por metodologias científicas e inovadoras é indispensável. O uso de ferramentas tecnológicas permite ampliar os horizontes do conhecimento, tornando as atividades acadêmicas mais dinâmicas e interativas. Este relatório técnico aborda os objetivos e as metodologias que envolvem a educação tecnológica, exemplificando com uma proposta prática de estudo sobre pontos turísticos na cidade de Porto Velho-RO, aliada a uma atividade interativa com a ferramenta Kahoot.Item A experimentação no estágio supervisionado III do curso Licenciatura em Química do IFRO Campus Ji-Paraná(2020) Lourenço, Taynara Bonfim Riquiere; Souza, Alice Cristina Souza Lacerda Melo deO curso de Licenciatura em Química oferta em sua grade curricular a disciplina Estágio Supervisionado III, e esta consiste na realização de experimentação com turmas de ensino médio. A experimentação no ensino de Química apresenta grandes vantagens para o processo de ensino-aprendizagem. Portanto, este trabalho teve como objetivo analisar o desenvolvimento da proposta metodológica do Estágio Supervisionado III do curso Licenciatura em Química do IFRO campus Ji-Paraná, verificando as contribuições do ensino com o uso da experimentação pelo licenciando em Química. Para esta pesquisa, optou-se por uma abordagem qualitativa de análise de dados, sendo utilizada a pesquisa bibliográfica e documental, que consistiu na análise dos relatórios de Estágio Supervisionado III, apresentados pelos acadêmicos das turmas ingressas entre os períodos de 2010/1 a 2016/1. A partir dos dados coletados, obteve-se informações acerca dos municípios e escolas contemplados com a realização do estágio, formação acadêmica dos professores supervisores, como também a existência e estrutura dos laboratórios na escola. Foi possível também identificar as principais dificuldades e contribuições encontradas pelos estagiários. Desta forma, o estágio proporciona ao acadêmico uma nova visão da docência, sendo um momento da sua formação no qual irá colocar em prática o conhecimento adquirido ao longo do curso, e vivenciar a realidade da profissão, conhecendo e aprendendo com os desafios que possivelmente encontrará.Item A geração de renda em comunidades marginalizadas através da educação empreendedora(2025) Souza, Antonia Érica Pereira; Fausto, Ilma Rodrigues de SouzaEste trabalho investiga a educação empreendedora como estratégia para geração de renda e inclusão social em comunidades marginalizadas. Por meio de pesquisa bibliográfica qualitativa, analisou-se como essa abordagem pode promover autonomia econômica e transformação social. Foram revisadas teorias de autores como Dolabela (2003), Dornelas (2018) e Gibb (2002), além de experiências práticas como o programa “Empreender para Transformar” (SEBRAE/ES, 2023) e a iniciativa “Cozinha Solidária” (MTST, 2021; MDS, 2025). Identificou-se que tais projetos impactaram diretamente a geração de renda e autoestima de mulheres e jovens em situação de vulnerabilidade, com destaque para a criação de microempreendimentos e fortalecimento do capital social. A análise revelou que, quando articulada com políticas públicas e instituições locais, a educação empreendedora contribui significativamente para a redução das desigualdades sociais e econômicas.Item A gestão de pessoas na administração pública(2023) Campos, Selma Dias Ferreira; Oliveira, Mônica do Carmo Apolinário deA administração pública está atrelada a elementos da economia e da organização de serviços oferecidos à sociedade. Por esta razão a gerência das relações que envolve pessoas e serviços requer processos eficientes e produtivos. Este trabalho tem o objetivo geral de analisar as principais características das práticas de gestão de pessoas em organizações públicas. Para tanto está descrito o funcionamento da administração pública relacionada a gestão de pessoas e os procedimentos de gestão que contribuem para tornar o sistema mais eficiente. Metodologicamente esse trabalho acadêmico faz uso de revisão bibliográfica em artigos científicos, tendo como descritores: administração pública, gestão de pessoas e eficiência da gestão pública. Além de procurar a satisfação do cidadão, cabe à administração pública efetivar um planejamento abrangendo a gestão de pessoas, considerando a utilização de técnicas de administração promotoras de qualidade e produtividade ao serviço público ofertado à população.Item A história da maquiagem e das pinturas corporais no ensino da química(2024) Simione, Livia Izabella Novais Silva; Souza, Albanita Buarque de; Souza, Alice Cristina Souza Lacerda Melo de; Cunha, Elise Marques Freire; Macedo, Joci Neuby Alves; Souza, Alice Cristina Souza Lacerda Melo de; Macedo, Joci Neuby AlvesO aprendizado ativo e a interdisciplinaridade constituem-se novo paradigma na educação de qualidade, colaborativa e motivadora, que auxilia no processo de ensino/aprendizagem das disciplinas escolares, em um contexto onde as escolas precisam se adaptar à era da tecnologia. Nesta perspectiva, o relato apresenta as ações desenvolvidas durante o desenvolvimento do projeto de ensino interdisciplinar “A história da maquiagem e das pinturas corporais” realizado em 2023, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) por uma acadêmica do curso de Licenciatura em Química. O projeto teve como objetivo analisar como a aplicação de metodologias ativas, contribuiu para a aprendizagem da Química. Foi feita uma revisão de literatura, desenvolvidos e apresentados vídeos aos alunos participantes abordando a temática trabalhada. Os resultados mostraram que o projeto contribuiu efetivamente para a aprendizagem em Química, História e para a Língua Portuguesa, principalmente no âmbito da leitura, interpretação e produção textual. Portanto, conclui-se que o projeto desenvolvido alcançou seus objetivos quanto à comprovação de que o uso de metodologia ativa e a interdisciplinaridade contribuem para a melhoria do processo de aprendizagem dos discentes, além de oportunizar aos futuros professores a experiência do contato com novas metodologias de ensino afim de que estes possam aplicá-las durante o exercício do magistério.Item A implementação do Novo Ensino Médio (NEM) e sua interconexão entre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o papel do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) para o ensino da Química(2023) Saurin, Alini Arini Alves; Vale, Luiz Américo da Silva doO processo de implementação do Novo Ensino Médio no Brasil representa uma significativa reforma educacional, com interconexões importantes entre a Base Nacional Comum Curricular e o papel do Plano Nacional do Livro Didático. Essa relação destaca a importância de alinhar os objetivos curriculares com os recursos disponíveis para o ensino da Química. A flexibilidade proposta pela BNCC permite uma abordagem mais contextualizada e prática no ensino da Química, enquanto o PNLD desempenha um papel fundamental na viabilização dessa abordagem por meio de materiais didáticos de qualidade. A avaliação da implementação destaca a importância de os materiais do PNLD estarem alinhados com as novas abordagens curriculares, promovendo uma educação de qualidade e equitativa em todo o país. Contudo, desafios persistem, como a necessidade de uma garantia de que os materiais do PNLD estejam atualizados e sempre alinhados, além da necessidade de docentes capacitados para aplicar esse alinhamento no ensino médio. A análise documental desempenha um papel crucial na compreensão da implementação do Novo Ensino Médio, documentos oficiais, como diretrizes educacionais, planos de ensino e materiais didáticos, oferecem insights valiosos sobre a estrutura, intenções e desafios associados à reforma educacional, contribuindo para embasar discussões, avaliações e ajustes na implementação dessas políticas educacionais. Em resumo, o sucesso dessa implementação dependerá da colaboração entre educadores, gestores educacionais e demais partes interessadas, visando uma educação mais contextualizada, equitativa e alinhada às necessidades dos estudantes do século XXI.Item A Importância do clima organizacional para a qualidade de vida no trabalho(2023) Neponuceno, Juliane Araújo; Oliveira, Mônica do Carmo Apolinário deEste trabalho de conclusão de curso tem como objetivo identificar fatores positivos no clima organizacional que influenciam na qualidade de vida no trabalho. Para tanto faz uma abordagem conceitual de modo a colaborar para a apropriação de conhecimentos relacionados ao mundo do trabalho e das relações entre as pessoas no ambiente laboral. Em se tratando da metodologia utilizada para a realização deste artigo, foi feita uma pesquisa bibliográfica, buscando autores e artigos científicos que embasam o assunto abordado. O bom clima organizacional está atrelado ao nível de satisfação do trabalhador, as características ambientais e a relações humanas com foco na produtividade, uma vez que o reconhecimento dessa dinâmica são fatores cruciais para uma boa gestão.Item A inclusão dos estudantes público-alvo da educação especial no Instituto Federal de Rondônia: O que revelam os editais de ensino, pesquisa e extensão?(Observatorio de La Economía Latinoamericana (OLEL)., 2025) Brito, Alyne de Oliveira; Souza, Alice Cristina Souza Lacerda Melo deA inclusão das pessoas público-alvo da educação é um direito assegurado em todas as etapas da educação brasileira e se constitui um desafio diário vivenciado pelas instituições de ensino. A pesquisa apresentada teve por objetivo investigar como os editais dos campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia tem promovido a educação especial na perspectiva inclusiva por meio da fomentação de propostas de ensino, pesquisa e extensão. Para o alcance dos objetivos propostos a investigação foi exploratória por meio da revisão bibliográfica e análise documental dos editais dos campi e da reitoria publicizados no site institucional entre os anos de 2018 a 2022. A pesquisa revelou que dentre os 263 editais selecionados para análise, 44 deles fomentam a educação inclusiva no ensino, pesquisa e extensão. A análise revela o fortalecimento dos NAPNES e ações inclusivas como programas, projetos e o fornecimento de tecnologias assistivas visando a promoção de igualdade de condições, participação efetiva e permanência dos estudantes com deficiência nos campi. A despeito das iniciativas detectadas na pesquisa e dos avanços obtidos para a inclusão de estudantes com necessidades específicas, considera-se a necessidade de maior engajamento coletivo da instituição para eliminação de barreiras que ainda impedem a acessibilidade plena de todos os estudantes.Item A inclusão passa pela bioquímica: Uso da ferramenta PADLET no contexto escolar(Schreiben, 2025) Brito, Juliana Oliveira; Fátima, Nathielly Christina de; Souza, Alice Cristina Souza Lacerda Melo de; Cunha, Elise Marques FreireO presente artigo descreve e analisa a aplicação do projeto “A inclusão passa pela bioquímica”, com enfoque no uso da ferramenta Padlet, visando elucidar como as alterações genéticas podem gerar preconceitos e sensibilizar os alunos participantes sobre a inclusão dessas pessoas na sociedade. Buscamos, através de uma abordagem interdisciplinar, promover a compreensão das relações entre bioquímica e aspectos sociais, combatendo preconceitos históricos que marginalizam esses indivíduos. Durante o desenvolvimento, os discentes utilizaram um mural virtual (Padlet) para compartilhar pesquisas sobre diferentes condições genéticas, fomentando discussões sobre preconceito e inclusão no ambiente escolar. Ao final, os resultados demonstraram uma mudança significativa nas percepções dos alunos, evidenciando a importância de integrar conhecimentos científicos e sociais, o que contribui para a formação de cidadãos mais conscientes e inclusivos.Item A Influência das mídias sociais no âmbito comercial(2023) Nunes, Lucicleide Penha; Fausto, Ilma Rodrigues de SouzaEste artigo oferece uma análise abrangente sobre o uso das mídias sociais no contexto comercial e sua crescente importância nas estratégias de marketing das empresas. Inicialmente, discutimos a evolução das mídias sociais, destacando as principais plataformas e seu impacto cada vez mais significativo no ambiente de negócios. Posteriormente, examinamos como as empresas têm aproveitado as mídias sociais para promover seus produtos e serviços, alcançar seu público-alvo e impulsionar as vendas, destacando a diversidade de abordagens utilizadas nesse processo. Um foco importante deste estudo recai sobre o papel dos influenciadores digitais e como suas atividades podem influenciar as decisões de compra dos consumidores. Além disso, enfatizamos a importância do engajamento do público nas mídias sociais, como meio de aumentar a visibilidade e a reputação de uma marca, considerando a relevância de métricas como curtidas, comentários e compartilhamentos. O artigo também explora as ferramentas disponíveis para o monitoramento e análise de dados, permitindo que as empresas avaliem o retorno sobre o investimento (ROI) de suas campanhas de mídia social e tomem decisões estratégicas mais informadas. No entanto, ao abordar os desafios enfrentados pelas empresas no uso das mídias sociais, destacamos a necessidade de gerenciar a reputação online, lidar com a concorrência acirrada e proteger os dados dos usuários. Por fim, ressaltamos as oportunidades que surgem com o uso estratégico das mídias sociais, ressaltando como as empresas podem se beneficiar do ambiente dinâmico e interativo das plataformas digitais para ampliar seu alcance e fortalecer sua presença no mercado. Considerando a análise abrangente realizada neste estudo sobre o uso das mídias sociais no ambiente comercial, é crucial reconhecer que essas plataformas desempenham um papel fundamental no atual cenário de marketing e negócios. A crescente influência das mídias sociais exige que as empresas adotem estratégias bem fundamentadas para se destacarem em um ambiente altamente competitivo e em constante evolução. Ao compreender a importância do engajamento do público, as empresas devem investir em conteúdo relevante e estratégias de interação que estimulem a participação dos usuários. Além disso, é essencial que as empresas priorizem o monitoramento e análise de dados para avaliar o desempenho de suas campanhas de mídia social e garantir um uso eficiente dos recursos. No entanto, é crucial enfrentar os desafios associados ao uso das mídias sociais, como a gestão da reputação online e a proteção de dados dos usuários, por meio da implementação de práticas sólidas de segurança e transparência. Ao superar tais desafios, as empresas podem explorar as oportunidades oferecidas pelas mídias sociais para expandir sua base de clientes, fortalecer sua marca e garantir uma vantagem competitiva duradoura no mercado em constante mudança.Item A integração do metaverso na gestão comercial impactos na experiência do consumidor e nas estratégias de venda(Aya editora, 2025) Silva, Rafael Brulinger da; Cunha, Edson Carlos da; Fausto, Ilma Rodrigues de SouzaEste trabalho tem como objetivo investigar de que forma a inserção do metaverso impacta a gestão comercial, com ênfase nas mudanças na experiência do consumidor e nas estratégias de venda adotadas pelas empresas. Diante do avanço das tecnologias digitais e da transformação nos hábitos de consumo, o metaverso surge como um ambiente imersivo capaz de modificar profundamente as relações entre marcas e clientes. A pesquisa, de natureza qualitativa e abordagem exploratória, foi desenvolvida por meio de levantamento e análise de estudos teóricos, o que possibilitou a reflexão sobre conceitos ligados à inovação comercial, comportamento do consumidor e ferramentas digitais. Os resultados apontam que a atuação no metaverso contribui para ampliar as possibilidades de personalização, engajamento e fidelização, tornando a jornada de compra mais dinâmica e significativa. No entanto, foram identificados obstáculos relevantes, como os altos custos de implementação, barreiras tecnológicas e a necessidade de capacitação das equipes para esse novo cenário. Conclui-se que o metaverso, ainda em fase de consolidação, representa uma alternativa promissora para organizações que buscam se posicionar de forma inovadora e competitiva em um mercado cada vez mais digital e imersivo.Item A Nova Lei de Licitações e os principais impactos na Administração Pública(2023) Silva, Brenda Alves da; Alves, Rodrigo Zanioli; Fausto, Ilma Rodrigues de SouzaA Administração Pública desempenha um papel fundamental na gestão de serviços e projetos que impactam diretamente a sociedade, e a condução dessas atividades é estritamente regulamentada por normas e leis que visam assegurar a eficácia, a transparência e a equidade nos processos. Nesse contexto, a promulgação recente da Nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/2021) desempenha um papel central na reformulação das práticas de contratação pública no Brasil, sendo introduzida com o propósito de modernizar e aprimorar o sistema de contratação pública. Esta nova legislação substitui normativas anteriores e introduz novos procedimentos, modalidades e critérios. O objetivo desta pesquisa é manter-se atualizado, o que se revela crucial para evitar potenciais transgressões legais e assegurar a conformidade com as regulamentações em vigor. Além disso, o conhecimento das novas diretrizes e dos requisitos de qualificação dos licitantes desempenha um papel essencial na mitigação de riscos associados a contratações infrutíferas ou a futuros litígios legais. Por meio deste estudo, almeja-se compreender e adotar medidas preventivas para evitar irregularidades nas contratações, bem como promover uma atuação em estrita conformidade com a legislação vigente.Item A química verde aplicada à agronomia na produção de insumos agrícolas sustentáveis: uma revisão bibliográfica(Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro, 2025) Mira, Artemio Bezerra de; Mira, Acácio Bezerra deO artigo aborda o dilema da agricultura moderna entre atender à crescente demanda global por alimentos e minimizar os impactos ambientais associados às práticas agrícolas convencionais. Projeta-se que a população mundial alcance 10 bilhões de pessoas até 2050, pressionando o setor agrícola a adotar práticas intensivas que, embora aumentem a produtividade, causam degradação do solo, contaminação hídrica, perda de biodiversidade e emissão de gases de efeito estufa. Esses problemas agravam-se pelo uso excessivo de fertilizantes químicos e pesticidas, que contribuem para processos como a eutrofização e a intensificação das mudanças climáticas. Como resposta, o texto propõe a aplicação dos princípios da Química Verde, que visam reduzir a geração de resíduos, substituir substâncias tóxicas e aumentar a eficiência no uso de recursos naturais. Tecnologias emergentes, como fertilizantes de liberação controlada, nanopesticidas e biofertilizantes, são destacadas como alternativas promissoras para mitigar os impactos ambientais sem comprometer a produtividade. A nanotecnologia oferece soluções para a eficiência no uso de insumos e para a remediação de áreas degradadas, enquanto a biotecnologia permite o desenvolvimento de culturas mais resilientes e sustentáveis. Além disso, o texto explora o conceito de economia circular como estratégia para transformar o setor agrícola. Práticas como a reutilização de resíduos orgânicos, a produção de bioenergia e a integração de sistemas agroflorestais são citadas como meios de reduzir desperdícios, aumentar a eficiência produtiva e promover a sustentabilidade. Conclui-se que a integração entre ciência, políticas públicas e mudanças culturais é essencial para promover uma agricultura sustentável, alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Esse modelo agrícola busca atender às demandas alimentares globais, reduzir os impactos ambientais e garantir a preservação dos recursos naturais para as gerações futuras.Item A reforma agrária e as políticas públicas para a pequena propriedade produtiva no Brasil(Editora Oston Ltda, 2023) Batista, Silmar Rodrigues de Araújo; Araujo, Dorajaira Giarlene Rodrigues de; Nobre, Chimene KuhnEste artigo abordará a importância da pequena propriedade produtiva para o desenvolvimentosocialeeconômicodopaís,aprincípiodescreveráadefiniçãolegal depequenapropriedaderural,eoimpactodamesmaedopequenoprodutorruralno Produto Interno Bruto – PIB brasileiro, bem como a desvalorização da pequena propriedade rural, e o crescimento dos latifúndios. Em seguida será feita menção ao Instituto de Colonização e Reforma Agrária–INCRA, autarquia federal, com extrema importânciaparareformaagrária,napromoçãodajustiçasocialenadivisãoigualitária doterritóriobrasileiro,elencando-seocontextohistóricodareformaagrárianoBrasil, desde o princípio da colonização portuguesa, sendo a terra rural desde o tempo remoto objeto de desejo e conflitos. Por fim o presente artigo tratará e fará menção a política de reforma agrária, desde a publicação do edital, inscrição, requisitos subjetivos, ordem de preferência, escolha, interposição de recurso e resultado final das famílias beneficiadas, e que para o combate aos latifúndios e valorização das pequenas propriedades rurais e dos pequenos produtores rurais, faz-se necessário que o Governo Federal, através do Instituto Nacional de Reforma Agrária – INCRA, implante a reforma agrária de forma efetiva no país, e com um curto prazo.Item A transformação digital na formação docente: desafios e oportunidades(2024) Santos, Alice Nascimento Pereira dos; Fausto, Ilma Rodrigues de SouzaO artigo relata a introdução de mudanças digitais na formação de professores e o papel do professor na era digital e seus desafios e oportunidades. Visando investigar os desafios encontrados pelos docentes ao introduzir a tecnologia em seu cotidiano no aprender e ensinar. Observando os benefícios e oportunidades, decorrente da transformação digital no contexto da formação docente. Por tanto esta pesquisa, será baseado numa pesquisa bibliográfica, com sustentação teórica apoiada por modelos de natureza teórica que ilustram os conteúdos do tema em apreciação. Sendo assim pode se afirmar que a transformação digital tem trazido impactos significativos no setor da educação, proporcionando novas formas de aprendizado e ensino. Foi identificado que o docente precisa estar em constante aprendizagem em busca da competência fluência digital, para ofertar o melhor na educação seja em qual etapa o decente estiver inserido. A transformação digital está promovendo uma mudança profunda no setor da educação, permitindo a criação de novos modelos de ensino. É relevante destacar a necessidade de superar os desafios relacionados à infraestrutura e à inclusão digital para garantir que todos os estudantes e professores possam se beneficiar dessas tecnologias.Item A transformação digital nas micro e pequenas empresas: desafios e oportunidades no contexto brasileiro em 2025(AYA, 2025) Zorzanello, Sônia Maria; Fausto, Ilma Rodrigues de SouzaO presente trabalho de conclusão de curso tem como tema “A transformação digital de MPEs: Desafios e oportunidades em 2025”, e tem por objetivo analisar como as micro e pequenas empresas estão adotando tecnologias digitais, com foco em ferramentas como e-commerce, redes sociais e sistemas de automação. A pesquisa busca compreender os principais desafios enfrentados por esses empreendimentos durante o processo de digitalização, bem como as oportunidades geradas pela inserção no ambiente digital. Como metodologia, pretende-se utilizar estudos de caso e dados fornecidos por instituições como o Sebrae, que possuem ampla atuação no suporte às MPEs brasileiras. O trabalho contribuirá para a identificação de práticas bem-sucedidas e lacunas ainda existentes no processo de transformação digital, oferecendo subsídios para empresários e gestores que desejam adaptar seus negócios às exigências do mercado atual.Item A utilização do software Kahoot! como ferramenta para a aprendizagem de conteúdo teórico em aulas de Educação Física(2025) Santos, Quitéria Domingos dos; Guardia, GleisonEste trabalho apresenta um relato de experiência sobre a utilização do software Kahoot! como ferramenta pedagógica para o ensino de conteúdos teóricos em aulas de Educação Física no Ensino Fundamental. A atividade foi realizada com alunos do 4º e 5º ano, totalizando 70 estudantes, incluindo alunos com necessidades educacionais especiais. O objetivo foi verificar se a gamificação, por meio do Kahoot!, contribui para o engajamento e a aprendizagem dos alunos. Os resultados indicaram uma melhora significativa no interesse, na participação e na assimilação dos conteúdos, demonstrando que a utilização de recursos tecnológicos e lúdicos pode ser uma estratégia eficaz no processo de ensino-aprendizagem.Item Aplicação de tecnologias da informação e comunicação em aulas do Ensino Fundamental I(2025) Santos, Edileuza Natalia dos; Guardia, GleisonO presente relato descreve a utilização de ferramentas tecnológicas no ambiente escolar, com foco no processo de ensino-aprendizagem de alunos do ensino fundamental. Foram aplicadas diferentes plataformas digitais, como o software educacional Noas, os aplicativos Kahoot, Wordwall e a ferramenta Tachy. A experiência foi desenvolvida com alunos do 3º e 5º anos da Escola Paulo Scherrer de Novo Horizonte do Oeste, demonstrando que a inserção de tecnologias interativas potencializa a motivação, o raciocínio lógico e o envolvimento dos alunos. Os resultados observados evidenciam o papel das tecnologias como recursos pedagógicos eficazes na educação básica.Item As tendências da inovação tecnológica na educação básica de Ji-Paraná - RO(2025) Braga, Suelen Cristina Nunes de Godoi; Brito, João Ricardo LimaEste estudo visa analisar os esforços e estratégias relacionadas à implementação de práticas pedagógicas inovadoras no contexto da Educação Básica, com ênfase na contribuição das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem, especialmente no uso de dispositivos multimidiáticos. O estudo destaca a crescente intensidade da inovação tecnológica no cenário pós-pandemia e os desafios enfrentados pelas escolas no Brasil, especialmente em Ji-Paraná, RO. Tais desafios vão desde a adaptação das práticas pedagógicas até a adaptação dos estilos de aprendizagem e a motivação dos alunos para utilizar as tecnologias. O foco principal deste estudo será a análise de projetos e pesquisas relevantes sobre o uso das tecnologias disponíveis, incluindo o papel dos investimentos na educação e sua contribuição para o desenvolvimento local. O objetivo é investigar como o município de Ji-Paraná pode melhorar o uso de tecnologias educacionais e avançar nas áreas sociais, econômicas e tecnológicas, promovendo o crescimento sustentável da comunidade escolar.Item Avaliação da aprendizagem e interações professor-aluno: estratégias aplicadas no aprimoramento do processo educacional(Brazilian Journal of Development, 2023) Santos, Joyce Pazitto dos; Santos, Eduardo Aquino; Moreira, Nilva Gonçalves; Zuquim, Andreia Fernanda; Zuquim, Andreia FernandaApresenta-se neste trabalho uma análise da avaliação da aprendizagem em relação ao professor e ao aluno no processo educativo. No processo de ensino-aprendizagem, existem muitos fatores que influenciam nos resultados, sejam eles internos ou externos. Dentre os fatores internos, a forma como a avaliação é conduzida e a influência da relação professor-aluno desempenham papéis fundamentais nos resultados da aprendizagem. Com base nessa premissa, o objetivo foi analisar as concepções conceituais e práticas que os professores têm em relação às formas de avaliação da aprendizagem e à interação entre educadores e alunos. A pesquisa foi de caráter exploratório, descritivo e analítico, conduzida por meio de uma revisão sistemática da literatura baseada em livros, artigos, revistas especializadas, sites periódicos e bases de dados científicas, como Scopus, Web of Science, Google Scholar, utilizando palavras-chave relacionadas ao tema proposto. Os artigos selecionados foram avaliados quanto à sua confiabilidade técnica e metodológica. As informações extraídas foram organizadas em categorias e analisadas para avaliar e identificar as conexões existentes entre a relação professor-aluno e o processo de ensino-aprendizagem. Os resultados serão apresentados de forma descritiva e analítica, discutindo-os à luz da literatura existente. A partir da coleta e análise das leituras, observou-se que outras estratégias de avaliação podem servir de apoio para que os professores alcancem melhores resultados com seus alunos e os orientem em direção ao conhecimento.