Licenciatura em Química
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Química por Campus "Campus Guajará-Mirim"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A educação inclusiva no ensino superior: acesso e permanência de estudantes com deficiência no Instituto Federal de Rondônia campus Guajará-Mirim(2023) Silva, Wagton Wander Neves; Machado, Marilandia Martins de AlmeidaEste estudo busca compreender a realidade do acesso e permanência de estudantes com deficiência nos cursos de graduação de Instituição de Ensino Superior (IES) públicas do município de Guajará-Mirim/RO. Para tanto, a pesquisa realizada possui abordagem quanti-qualitativa, utilizando-se de pesquisa documental, bibliográfica e coleta de dados por meio de documentos disponíveis na instituição pesquisada. Os resultados indicam que o acesso e permanência dessas pessoas às instituições públicas de ensino superior ainda é limitado, isso demonstra que apesar de tantos avanços no estabelecimento de políticas públicas para Pessoas com Deficiência (PcD) os desafios em todos os níveis e modalidades de ensino ainda é uma realidade principalmente no Ensino Superior. Sendo assim, compreende-se a importância da implementação dessas políticas para tornar-se possível a garantia de oportunidades para que todas as pessoas tenham condições de acesso e permanência no ensino superior. No entanto, é evidente a necessidade de uma ação conjunta entre governo, família, instituições de ensino, professores e estudantes na promoção da inclusão de PcD no ensino superior no município de Guajará-Mirim/RO, ressaltando que esse acesso e permanência deve acontecer de maneira significativa para esses estudantes.Item Um estudo sobre a formação dos docentes regentes da disciplina de química no ensino médio nas escolas estaduais da zona urbana de Guajará-Mirim/RO(2022) Silva, Reginaldo Almeida da; Rocha, Elza Paula SilvaO presente trabalho tem por objetivo realizar um levantamento bibliográfico e documental de natureza básica com uma abordagem quali-quantitativa, com caráter descritivo sobre a formação dos docentes regentes da disciplina de Química que atuam no Ensino Médio em escolas estaduais da zona urbana de Guajará-Mirim no estado de Rondônia. Nesse sentido, trata-se de uma pesquisa relevante ao processo de ensino e aprendizagem, por assentar-se na possibilidade de contribuir para a multiplicação de ideias e pensamentos sobre o objeto de estudo em questão, bem como levantar indicadores que ofereçam possíveis subsídios de mudança no processo de formação dos docentes que lecionam a disciplina de Química.