Campus Porto Velho Calama
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O Campus Porto Velho Calama, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), contribui para o desenvolvimento da região através da oferta de cursos e programas de formação inicial e continuada de trabalhadores e educação profissional técnica de nível médio desde 2010. O Campus Porto Velho Calama tem perfil industrial e atualmente oferta cursos de nível técnico nas modalidades integrado e subsequente (Edificações, Eletrotécnica, Informática, Química e Manutenção e Suporte em Informática), superior tecnológico (Análise e Desenvolvimento de Sistemas), Licenciatura em Física e engenharias (Engenharia Civil, Engenharia Química e Engenharia de Controle e Automação).
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Item A filosofia da educação na formação de engenheiros químicos: uma breve análise teórica(Seven Publicações Acadêmicas, 2023) Almeida, Willians Prestes de; Valim, RicardoA formação de engenheiros químicos exige conhecimentos técnicos sólidos e habilidades críticas e criativas. A Filosofia da Educação questiona e fundamenta abordagens pedagógicas nesse contexto. Objetivando refletir sobre o papel da filosofia da educação e algumas das abordagens pedagógicas na formação de um engenheiro químico, realizou-se uma revisão teórica que concluiu o papel fundamental dessas abordagens ao moldar um profissional de engenharia química mais preparado e ético.Item A filosofia por trás da engenharia química: reflexões sobre decolonialidade, tecnologia e ética(Seven Publicações Acadêmicas, 2023) Moraes, Sophia Schmitt; Santos, Cleyton Pereira dos; Valim, RicardoO artigo reflete a relação entre a Filosofia e a Engenharia Química, com foco na importância da reflexão filosófica para a compreensão da tecnologia e da ética na engenharia química. Através da análise de conceitos filosóficos como responsabilidade social, justiça distributiva, impacto ambiental e risco, o artigo busca contribuir para uma maior conscientização e comprometimento dos engenheiros químicos com o desenvolvimento sustentável e responsável da sociedade. Além disso, o texto discute a relação entre as ações da engenharia química, destacando a importância da consciência ambiental para com os resultados e como impactam na vida de quem depende desses recursos, os povos originários são citados como exemplos de impactados. O artigo conclui que a reflexão filosófica é essencial para uma prática mais consciente e responsável da engenharia química. A metodologia utilizada foi de investigação bibliográfica por meio do levantamento de artigos científicos disponibilizados na rede.Item A importância do senso crítico sustentável na inovação de métodos e processos da engenharia química(2023) Almeida, Willians Prestes de; Valim, RicardoO desenvolvimento do senso crítico permite explorar as potencialidades e oportunidades que a vida oferece de forma racional, equilibrada e ética. Um indivíduo aberto para refletir sobre os saberes que possui aliado aos novos conhecimentos que adquire ao longo da vida cria um cenário favorável para uma percepção crítica da sua realidade, e assim consegue desenvolver os seus saberes e aprimorar suas ideias. Objetiva-se nesta pesquisa mostrar que o desenvolvimento do senso crítico permite ao profissional estar mais apto a obter sucesso no mercado de trabalho devido a sua capacidade de estar sempre buscando novas alternativas para solucionar problemas. Os primeiros resultados revelam que o profissional munido de conceituações que apontam para o aspecto reflexivo está menos propenso à aceitação passiva de argumentações de outrem. A história mostra que os métodos e processos estão sempre mudando a fim de acompanhar a evolução da sociedade, como o surgimento das primeiras máquinas para realizar atividades impossíveis de fazer manualmente. Pode-se dizer que esses avanços se deram a partir do movimento reflexivo imbuído de um senso crítico. Neste sentido, a relevância da presente pesquisa está na compreensão de que o desenvolvimento do senso crítico em um profissional da Engenharia Química é necessário para uma constante evolução de métodos e processos aplicáveis à profissão. Conclui-se que o senso crítico permite tanto ao profissional em exercício quanto àquele que aspirapor esta profissão uma reflexão sobre por quais caminhos passar para se tornar um profissional não somente qualificado, mas eticamente comprometido com seus valores.Item A jornada interior de Mão Fofa(Editora Fundação Fênix, 2024) Valim, Ricardo; Soares, Domingos P. ANa área educacional, temos muitos desafios a enfrentar, mas é imprescindível tentarmos estimular o hábito pela leitura, condição essencial para o desenvolvimento integral dos nossos discentes. Despertar para a busca da verdade, pelo pensamento crítico e reflexivo, na emancipação, na construção de uma sociedade mais justa, igualitária.Item A poética literária indígena brasileira contemporânea como via decolonial filosófica(Seven Publicações Acadêmicas, 2023) Cavalcante, Maria Eduarda Fonsêca Casara; Valim, RicardoMuitas das vezes, a sabedoria ancestral dos povos indígenas brasileiros é esquecida, juntamente com seus costumes e crenças. Hoje com o acesso à informação se faz necessário considerar que essa forma de transmitir suas artes e seus saberes acontece principalmente com a utilização da Literatura. Objetiva-se neste estudo refletir sobre a importância da poética presente na literatura indígena brasileira contemporânea como forma de quebrar a barreira imposta pelo eurocentrismo. Logo, é uma forma decolonial de mudar o pensamento brasileiro que é baseado no colonialismo, dando a ela uma importância para a contemporaneidade. Por esse motivo, este presente artigo trará como a poética literária indígena brasileira contemporânea pode ser usada como via decolonial filosófica para pensar a realidade a partir de seus próprios problemas.Item A queda do céu de Davi kopenawa: descentramento literário, epistêmico, ético, político e religioso(2023) Valim, Ricardo; Telles, Lívia Catarina Matoso dos Santos; Danner, Leno Francisco DannerO presente trabalho teve como objetivo analisar o papel desempenhado pela poética na literatura indígena brasileira contemporânea especialmente na obra A Queda do Céu - Palavras de um Xamã Yanomami de Davi Kopenawa e Bruce Albert, como forma de identificar fatores que asseguram e legitimam a resistência às mudanças nocivas para os povos originários bem como a perpetuação de suas epistemologias. A análise desta obra é importante também pelo fato de possibilitar ao leitor o contato com uma espiritualidade ancestral e suas raizes espirituais que além de promover uma experiência com o sagrado autêntico e original permite também a absorção de novos valores. Nota-se nos escritos dos autores indígenas brasileiros contemporâneos, como é o caso de Davi Kopenawa, a sempre presente passagem da sabedoria ancestral proveniente de tempos imemoriais que comunica uma harmonia cósmica da criação em estreita conexão com a apropriação da língua oficial escrita. É preciso destacar ainda que o presente trabalho é componente dos estudos realizados até o presente momento em minha pesquisa sobre filosofia indígena com o tema “Ontologia e Ética no Pensamento Indígena Brasileiro: Análise das Ontologias Tupi-Guarani e Yanomami” no Mestrado Acadêmico em Filosofia, na Linha de Pesquisa em Ética e Filosofia Política Contemporânea da Fundação Universidade Federal de Rondônia/UNIR e devidamente institucionalizado junto ao Departamento de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (DEPESP) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO Câmpus Porto Velho Calama - conforme a homologação 4 do Edital Nº 02/2022/PVCAL - CGAB/IFRO, de 12 de Janeiro de 2022 - edital este de seleção, sem concessão de recursos financeiros e bolsas, destinado à institucionalização de projetos de pesquisa de demanda espontânea, de mestrado, doutorado e projetos aprovados em editais externos com recurso de agências de fomento.Item A tecnologia a serviço da vida humana: educação EAD ontem, hoje e sempre(2023) Gutierrez, Maria Luisa Lobo; Valim, RicardoDurante a história da humanidade o ser humano desenvolveu diversas estratégias de comunicação para interagir com seus semelhantes em sociedade com eficácia. Desde as pinturas rupestres mais antigas em cavernas, de que se tem notícia, ao mais avançado sistema tecnológico existente hoje, o propósito é sempre o mesmo, comunicar. Objetiva-se neste artigo analisar a tecnologia como um importante meio a serviço da vida humana na história até os dias presentes, sobretudo, em tempos de grave crise como é o caso da epidemia de Covid-19. Nesta pandemia pode-se acompanhar uma drástica mudança social e cultural da rotina de milhões de pessoas em todo o mundo. Vivências de celebrações importantes como Natal, Ano Novo, grandes eventos musicais, esportivos e culturais tiveram suas agendas canceladas ou alteradas. E foi a tecnologia, indispensável para que as pessoas se mantivessem conectadas umas às outras apesar da distância. O procedimento metodológico adotado foi a leitura e análise de textos especializados na área da educação EAD e comunicação. Após feita uma cuidadosa análise das principais obras que fundamentam o presente artigo entende-se que a comunicação em relação à educação EAD é fundamental para a vida humana levando informação aos cantos mais remotos do mundo. É preciso considerar que apesar dos muitos avanços tecnológicos em nossa sociedade, muitas pessoas ainda têm encontrado desafios para se comunicar tecnologicamente falando. Conclui-se que existem muitos desafios por serem ainda enfrentados, a dificuldade de acesso à informação aos poucos vem sendo superada. Além disso, é inegável o serviço prestado pela tecnologia em prol da vida humana para milhões de pessoas em todo o mundo.Item A voz-práxis literária indígena brasileira contemporânea: reflexos de um pensamento filosófico autêntico e decolonial(2022) Valim, Ricardo; Danner, Leno FranciscoA voz-práxis literária indígena brasileira contemporânea é marcadamente atuante em defesa dos interesses, tradições, línguas e culturas dos povos originários. Essa voz vem ganhando espaços e fomentando laços a partir do entendimento de que para haver mudança é preciso que haja uma comunicação efetiva e afetiva na busca pelo respeito à dignidade intrínseca do ser indígena. Elementos presentes como a poética indígena, por exemplo, com sua transcendência de valores, sua crítica social contundente e indômita, com suas imagens, cores, sons e harmonia com o cosmos revelam a todos as epistemologias outras que destoam do pensamento moderno eurocêntrico, provinciano com pretensões de universalidade. Objetiva-se nesta pesquisa um entendimento sobre este aspecto reflexivo e autêntico de pensar a realidade através da literatura que tem oportunizado um descentramento filosófico, epistêmico e normativo buscando levar ao fim o império hegemônico cognitivo da modernidade. Conclui-se após este percurso decolonial por outros saberes que a produção epistêmica indígena brasileira permite a sobrevivência das culturas originárias com a literatura, arte e de tantas outras formas de manifestações possíveis.Item As tecnologias da informação a serviço da educação, comunicação, cultura e linguagens indígenas brasileiras contemporâneas(2022) Valim, Ricardo; Danner, Leno FranciscoO assunto abordado nesta pesquisa em andamento será a importância das novas tecnologias para os povos indígenas. O objetivo é analisar o fenômeno da demarcação decolonial das tecnologias da informação pelos povos originários em favor de sua proteção e perpetuação de suas culturas. A relevância desta pesquisa reside no fato ampliar os horizontes reflexivos sobre a importância da disseminação epistêmica indígena em nossa sociedade. Se faz necessário responder a uma questão essencial para a pesquisa: o que seria a tecnologia para os povos indígenas? Com o tempo, provaram-se, os povos originários capazes de se adaptar a culturas e realidades para sobreviver e resistir diante das mudanças sociais. Deste modo entende-se que a tecnologia tem papel de destaque na vida destes povos, não para afastá-los de suas tradições, mas porque a tecnologia hoje é vista como ferramenta para a preservação, manutenção, divulgação das tradições. A tecnologia neste contexto visa o fortalecimento das raízes ancestrais e a sua difusão e a proteção de sua linguagem e de seus espaços. Como é o caso da etnia Uru-Eu-Wau-Wau aqui de Rondônia que faz uso da tecnologia (drones) no combate as ameaças da grilagem de terras e a extração ilegal de madeira. A metodologia utilizada nesta pesquisa se deu em fontes da internet e bibliográfica com o uso de autores como Léon Cadogan (1959) e Daniel Munduruku (2012) que em sua obra faz um retrospecto do ativismo educacional do Movimento Indígena Brasileiro. Portanto, todo o processo de construção do estudo se deu de forma teórica o que possibilitou uma fundamentação atualizada para o estudo. A conclusão, até o presente momento, nesta pesquisa é a de que o uso das tecnologias é indispensável para a sobrevivência epistêmica dos povos indígenas brasileiros contemporâneos. Como foi visto sua sabedoria tradicional, agora transmitida de forma virtual, é capaz de transcender os espaços territoriais das comunidades indígenas e chegar até os grandes centros urbanos e acadêmicos com precisão e velocidade. Visando alcançar a construção de uma sociedade onde todos sem exceção, têm o direito de ir e vir e, sobretudo, a plena liberdade de expressão.Item Ayvu Rapyta e a queda do céu: da tradição oral indígena a palavra escrita contemporânea(2022) Valim, Ricardo; Danner, Leno FranciscoA presente pesquisa se justifica pela sua importância de revelar a transição da palavra falada para a palavra escrita nas obras “Ayvu Rapyta” de León Cadogan (1959) representando atradição Mbyá-Guarani e “A Queda do Céu'' de Davi Kopenawa e Bruce Albert (2015) representando os ensinamentos xamânicos Yanomami. O objetivo é mostrar a fixação de saberes que provêm de ambas as formas de perpetuação e transferência de saberes outros. A metodologia consiste em uma análise dos escritos de ambas as obras supracitadas e com base em outros textos de intelectuais acadêmicos como o Prof. Dr. Leno Francisco Danner (UNIR) e o Prof. Dr. Marco Antonio Valentim (UFPR) que vem se dedicando com destreza a ensinar a riqueza destas tradições, portanto, o estudo se configura de forma teórica. Os resultados parciais da pesquisa têm revelado que os povos originários não somente tem se preocupado em assegurar seus direitos constitucionais à terra, mas eles mesmos têm procurado demarcar outros espaços, como é o caso da literatura. Esse fato tem ganhado força cada vez mais pois permite aos povos indígenas garantir a perpetuação de suas culturas e tradições através da transição da palavra falada, ou seja da tradição oral para a palavra escrita que é justamente a literatura indígena. Conclui-se, portanto, que as obras já mencionadas são verdadeiros patrimônios da humanidade porque em suas linhas abertas estão gravadas as cosmovisões, cosmopolíticas, cosmogonias e a diversidade epistêmico-normativas próprias dos povos Mbyá-Guarani e Yanomami. Esses textos numa perspectiva decolonial nos ensinam os caminhos para a superação de uma modernidade racista, epistemicída, eurocêntrica provinciana com pretensões de universalidade. Meus agradecimentos se dirigem ao meu orientador Prof. Dr. Leno Francisco Danner (UNIR) no Mestrado Acadêmico em Filosofia, na Linha de Pesquisa em Ética e Filosofia Política Contemporânea da Fundação Universidade Federal de Rondônia/UNIR intitulado “Ontologia e Ética no Pensamento Indígena Brasileiro: Análise das Ontologias Tupi-Guarani e Yanomami”. Estendo meus agradecimentos a pessoada Prof. Dr. Xênia de Castro Barbosa chefe do Departamento de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (DEPESP) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO Câmpus Porto Velho Calama onde a pesquisa está devidamente institucionalizada conforme a homologação 4 do Edital Nº 02/2022/PVCAL - CGAB/IFRO, de 12 de Janeiro de 2022 - edital este de seleção, sem concessão de recursos financeiros e bolsas, destinado à institucionalização de projetos de pesquisa de demanda espontânea, de mestrado, doutorado e projetos aprovados em editais externos com recurso de agências de fomento.Item Ayvu Rapyta: um giro decolonial às fontes da religiosidade indígena Mbyá Guarani(2023) Valim, Ricardo; Telles, Lívia Catarina Matoso dos SantosEm tempos de profunda transformação social e de mudanças paradigmáticas, observa-se, dentre estas mudanças, uma maior busca pelo encontro do sagrado em sintonia com a política. A politização e militarização da fé, juntamente com o desejo do estabelecimento de uma teocracia, têm chamado a atenção da comunidade científica, pois suas perspectivas de horizonte ganharam espaço nos corações e mentes das pessoas. Mas há de se questionar: Quais as motivações que existem nos bastidores desses movimentos religioso/políticos? Investigar os motivos se torna importante porque confere uma carga de sentido existencial ao que é feito. Neste sentido, é importante fazer um retorno às fontes da sabedoria ancestral, seja ela contida na Torá, na Bíblia, no Alcorão ou no Bhagavad-Gita. As técnicas culturais e esses saberes espirituais tradicionais do povo Mbyá-Guarani poderão ser alternativas na construção de novas abordagens interdisciplinares que buscam formas de resolução para os impactos da intolerância religiosa, como também desmistificar o uso da fé na política.Item Costurando Saberes(Seven Publicações Acadêmicas, 2023) Valim, Ricardo; Almeida, Willians Prestes de; et. al.O Projeto de ensino Costurando Saberes aprovado pela PORTARIA Nº 306/PVCAL - CGAB/IFRO, DE 19 DE JUNHO DE 2023, tem como objetivo, auxiliar os estudantes do IFRO - Câmpus Porto Velho Calama do Curso de Bacharelado em Engenharia Química à refletirem sobre a atual conjuntura social à luz da Filosofia e de seu Curso de Graduação, mas também planejar, elaborar, sistematizar e desenvolver suas pesquisas. O nome “Costurando Saberes” está fundamentado na necessidade de estabelecer linhas de diálogo entre as disciplinas de humanidades, no caso Filosofia, e o Curso Superior de Engenharia Química do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO Câmpus Porto Velho Calama.Item Costurando Saberes - Novas Perspectivas(Seven Publicações Acadêmicas, 2024) Ricardo Valim; Soares, Domingos Perpetuo Alves et. al.; Souza, Alecsandra Oliveira deApós o período pandêmico, constatamos impactos na saúde mental da comunidade escolar, ocasionando ansiedade, confusão mental, depressão, sentimentos de isolamento, falta de perspectivas, baixa expectativas com o amanhã. Infere-se que o estado letárgico no interior das instituições de ensino, ocorre em virtude da readaptação à vida normal, resguardadas as proporções, do que seja um novo normal. Difícil seguir em frente, diante das perdas de entes queridos, exaustão, baixa produtividade no trabalho, na academia, este adoecimento é difícil de dimensionar, precisaremos redimensionar nossos currículos a partir de novos elementos que se incorporaram sem permissão ao cotidiano escolar. As ações escolares tornaram-se minimalistas, há um desassossego e um sentimento de incerteza para onde caminhar. Retomar as discussões sobre a importância da formação humanística para a formação da sociedade é imprescindível. São notórios os ataques vorazes aos currículos escolares, a proliferação de cursos que fomentam a aceleração da formação cidadã e profissional e que se resumem a poucos momentos de interação entre os professores e alunos; impactam consideravelmente na formação dos brasileiros e na resiliência das pessoas ao lidarem com conflitos e adversidades citadas nas ideias preliminares deste texto.Item Da palavra falada a palavra escrita a tradição do Ayvu Rapyta e a queda do céu de Davi Kopenawa(2023) Valim, RicardoA justificativa para o presente estudo reside na sua importância em revelar a passagem da palavra falada para a palavra escrita nas obras “Ayvu Rapyta” (1959) que representa a tradição Mbyá-Guarani do Paraguai e a representando os ensinamentos do povo Yanomami a “A Queda do Céu - Palavras de um Xamã Yanomami” de Davi Kopenawa em parceria com Bruce Albert (2015). Objetiva-se analisar a fixação de saberes provenientes de ambas as tradições orais e como através da literatura encontram uma forma de perpetuar e transferir seus saberes para outros. A metodologia consiste em uma análise de ambas as obras supracitadas e com base em outros textos de intelectuais acadêmicos que vem se dedicando com destreza a ensinar a riqueza destas tradições, portanto, o estudo se configura de forma teórica. Os resultados parciais da pesquisa têm revelado que os povos originários não somente têm se preocupado em assegurar seus direitos constitucionais à terra previstos desde 1988, mas eles mesmos têm procurado demarcar outros espaços, como é o caso da literatura, da tecnologia e das artes. Essa transição da palavra falada para a palavra escrita operada pela literatura indígena brasileira contemporânea permite aos povos indígenas garantir a perpetuação de suas culturas e tradições. Conclui-se, que as obras mencionadas são verdadeiros patrimônios da humanidade. Em suas linhas abertas estão gravadas as cosmovisões, cosmopolíticas, cosmogonias e a diversidade epistêmico-normativas próprias dos povos Mbyá-Guarani e Yanomami. Em uma perspectiva decolonial esses textos ensinam os caminhos para a superação de uma modernidade epistemicída, eurocêntrica provinciana com pretensões de universalidade. Este trabalho é componente dos estudos realizados até o presente momento em minha pesquisa sobre filosofia indígena com o tema “Ontologia e Ética no Pensamento Indígena Brasileiro: Análise das Ontologias Tupi-Guarani e Yanomami” no Mestrado Acadêmico em Filosofia, na Linha de Pesquisa em Ética e Filosofia Política Contemporânea da Fundação Universidade Federal de Rondônia/UNIR e devidamente institucionalizado junto ao Departamento de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (DEPESP) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO Câmpus Porto Velho Calama - conforme a homologação 4 do Edital Nº 02/2022/PVCAL - CGAB/IFRO, de 12 de Janeiro de 2022 - edital este de seleção, sem concessão de recursos financeiros e bolsas, destinado à institucionalização de projetos de pesquisa de demanda espontânea, de mestrado, doutorado e projetos aprovados em editais externos com recurso de agências de fomento.Item Decolonizando metodologias: a implementação do projeto “costurando saberes” no IFRO Campus Porto Velho Calama(2023) Valim, Ricardo; Soares, Domingos Perpétuo AlvesObjetiva-se nesta pesquisa efetuar uma análise da implementação do Projeto “Costurando Saberes” no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia Campus Porto Velho Calama no ano de 2023. Justifica-se pelo potencial de iniciação científica que o referido Projeto possui para estimular a formação de novos pesquisadores. A metodologia utilizada neste projeto contou com a disponibilização de livros especializados para a comunidade discente do Curso Superior de Engenharia Química do IFRO Câmpus Porto Velho Calama, além de demais materiais coletados em pesquisas realizadas pelos próprios alunos. Foi também preocupação da coordenação do Projeto que os discentes tivessem espaços para atendimento e compartilhamento de informações cujo usufruto viesse a contribuir para o aprofundamento das discussões e consequentemente a produção científica. Os resultados obtidos até o presente momento revelam um processo de iniciação e produção acadêmica que tem sido apreciada em eventos regional, nacionais e internacional. Também há perspectiva da produção de um livro até o fim do presente semestre composto por artigos elaborados pela comunidade discente do Curso Superior de Engenharia Química do IFRO Câmpus Porto Velho Calama que participou do Projeto “Costurando Saberes”. Conclui-se que projetos que visem o estímulo da criatividade e valorização dos saberes da comunidade discente tendem a serem melhor aceitos e compreendidos. Projetos que partem da realidade de cada discente como é o caso do Projeto “Costurando Saberes” são bem sucedidos porque simplesmente fazem sentido e permitem que cada discente seja ele mesmo o protagonista de sua pesquisa. Desta forma decoloniza-se os saberes reconhecendo as epistemologias próprias de cada discente revelando seu potencial e estimulando-o para as vivências do mundo científico sem a perspectiva de bloquear sua inteligência.Item Decolonizando metodologias: o projeto “Costurando Saberes” no IFRO Campus Porto Velho Calama(2024) Valim, Ricardo; Soares, Domingos Perpétuo AlvesObjetiva-se nesta pesquisa efetuar uma análise da implementação do Projeto “Costurando Saberes” no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia Campus Porto Velho Calama no ano de 2023. Justifica-se pelo potencial de iniciação científica que o referido projeto possui para estimular a formação de novos pesquisadores. A metodologia utilizada neste projeto contou com a disponibilização de livros especializados para a comunidade discente do Curso Superior de Engenharia Química do IFRO Campus Porto Velho Calama, além de demais materiais coletados em pesquisas realizadas pelos próprios alunos. Foi também preocupação da coordenação do projeto que os discentes tivessem espaços para atendimento e compartilhamento de informações cujo usufruto viesse a contribuir para o aprofundamento das discussões e consequentemente à produção científica. Os resultados obtidos até o presente momento revelam um processo de iniciação e produção acadêmica que tem sido apreciada em eventos de âmbito regional, nacional e internacional. Também há a perspectiva da produção de um livro até o fim do presente semestre composto por artigos elaborados pela comunidade discente do Curso Superior de Engenharia Química do IFRO Câmpus Porto Velho Calama que participou do projeto Costurando Saberes. Conclui-se que projetos que visem ao estímulo da criatividade e valorização dos saberes da comunidade discente tendem a ser melhor aceitos e compreendidos. Projetos, como este, que partem da realidade de cada discente, são bem sucedidos pois explicitam sentido e permitem ao discente ser protagonista de sua pesquisa. Desta forma, decoloniza-se os saberes reconhecendo as especificidades próprias de cada discente revelando seu potencial e estimulando-o para as vivências do mundo científico sem a perspectiva de bloquear sua inteligência.Item Decolonizando o limiar do futuro(Seven Publicações Acadêmicas, 2023) Valim, RicardoA todo instante a realidade passa por transformações sejam de ordem natural ou apenas orquestradas pelo próprio ser humano. Os povos indígenas são um caso a ser estudado com a máxima atenção, sobretudo, pelo uso das tecnologias, das artes e da literatura. Sua apropriação destes elementos tem possibilitado a amplificação de suas vozes ancestrais para descolonizar o pensamento em prol do cuidado para com os demais seres da criação. Objetiva-se neste artigo analisar os escritos de autores indígenas brasileiros contemporâneos para encontrar elementos chaves para compreender mais profundamente a dinâmica espiritual e a perspectiva de futuro. Espera-se neste processo compreender a perspectiva de mundo que o pensamento indígena brasileiro contemporâneo pode oferecer para transformar a realidade imanente à luz de uma transcendência segundo suas perspectivas espirituais. Descolonizando o pensamento abrir-se-á novas portas de saberes para a mudança. A metodologia utilizada consiste na leitura e análise de textos de autores indígenas brasileiros contemporâneos tais como: Davi Kopenawa, Kaká Werá Jecupé e Ailton Krenak. A partir desta análise conclui-se que o ser humano ocidental precisa reconectar-se com sua verdadeira essência para que perceba a beleza e riqueza do meio ambiente no qual está imerso. A finalidade disso é se reconhecer parte e não dominador e por isso mesmo criar estratégias para cuidar melhor do ambiente em que vive.Item Descentramento epistêmico, ético, político e religioso na literatura Xamânica de Davi Kopenawa(2023) Valim, RicardoObjetiva-se analisar neste estudo o papel desempenhado pela literatura indígena brasileira contemporânea especialmente na obra A Queda do Céu - Palavras de um Xamã Yanomami de Davi Kopenawa e Bruce Albert (2015). A análise desta obra possibilita ao leitor o contato com uma espiritualidade ancestral e suas raízes espirituais que promove uma experiência com o Sagrado autêntico e original e também permite a absorção de novos valores éticos e morais. Nota-se na literatura de Davi Kopenawa, a passagem da sabedoria ancestral proveniente de tempos imemoriais que comunica uma harmonia cósmica da criação em estreita conexão com a apropriação da língua oficial escrita. Essa transição da palavra falada para a palavra escrita repercute na possibilidade do compartilhamento de cosmovisões e transferência de valores para além de suas próprias fronteiras epistêmicas e poéticas naturais favorecendo a difusão e fixação de saberes por intermédio da escrita. A transcrição destes ensinamentos revela uma escrita marcada pela voz-práxis autoral que essencialmente é comprometida com a realidade numa perspectiva militante e com ativa voz política em defesa da cultura dos povos originários e da proteção da natureza. A produção textual de Davi Kopenawa está marcada pela espiritualidade de sua cultura, de seu ativismo político e de um compromisso ético com a vida em toda a sua extensão. Davi Kopenawa chama a atenção para o aspecto de união estreita entre ser humano e as demais realidades presentes na ambiência cósmica em que se está inserido. “A Queda do Céu” mais do que literatura é a fonte de reflexão por via de um descentramento epistêmico autêntico e que reclama para si a autonomia e protagonismo enquanto voz-práxis. Pensar filosofia indígena é pensar a partir de conceituações próprias presentes nas narrativas, na poética, no grafismo, na arte produzidas por autores indígenas. Conclui-se que estes ensinamentos presentes na dialética da tradição oral do povo Yanomami, encontram agora espaço fértil para seu fortalecimento, atualização e perpetuação epistêmica na literatura que conduz para um engajamento social decolonizador visando transformações sociais em prol dos povos originários e sua subsistência. Fica explícita a necessidade de ampliar a percepção para o reconhecimento de saberes outros fogem dos padrões ditados pela modernidade e seus métodos científicos. O presente trabalho é componente dos estudos realizados até o presente momento em minha pesquisa sobre filosofia indígena com o tema “Ontologia e Ética no Pensamento Indígena Brasileiro: Análise das Ontologias Tupi-Guarani e Yanomami” no Mestrado Acadêmico em Filosofia, na Linha de Pesquisa em Ética e Filosofia Política Contemporânea da Fundação Universidade Federal de Rondônia/UNIR e devidamente institucionalizado junto ao Departamento de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (DEPESP) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO Câmpus Porto Velho Calama - conforme a homologação 4 do Edital Nº 02/2022/PVCAL - CGAB/IFRO, de 12 de Janeiro de 2022 - edital este de seleção, sem concessão de recursos financeiros e bolsas, destinado à institucionalização de projetos de pesquisa de demanda espontânea, de mestrado, doutorado e projetos aprovados em editais externos com recurso de agências de fomento.Item Descentramento epistêmico-literário: filosofia a partir da literatura do Ayvu Rapyta e da a queda do céu de Davi Kopenawa(2024) Valim, RicardoA justificativa para o presente estudo reside na relevância da passagem da palavra falada para a palavra escrita nas obras “Ayvu Rapyta” (1959) representante da tradição Mbyá-Guarani do Paraguai e aquela que representa os ensinamentos do povo Yanomami a “A Queda do Céu - Palavras de um Xamã Yanomami” de Davi Kopenawa em parceria com Bruce Albert (2015). Objetivou-se uma análise sobre a fixação de saberes provenientes de ambas as tradições orais que através da literatura encontram uma forma de perpetuar e transferir seus saberes, suas cosmovisões e seus entendimentos do que venha a ser a sabedoria. A metodologia consiste em uma análise de ambas as obras supracitadas e com base em outros textos de intelectuais acadêmicos que vem se dedicando com destreza a ensinar a riqueza destas tradições, portanto, o estudo se configura de forma teórica. Os resultados parciais da pesquisa têm revelado que os povos originários não somente têm se preocupado em assegurar seus direitos constitucionais à terra previstos desde 1988, mas eles mesmos têm procurado demarcar outros espaços, como é o caso da literatura, da tecnologia e das artes. Conclui-se, que as obras mencionadas são verdadeiros patrimônios da humanidade. Em suas linhas abertas estão gravadas as cosmovisões, cosmopolíticas, cosmogonias e a diversidade epistêmico-normativas próprias dos povos Mbyá-Guarani e Yanomami. Em uma perspectiva decolonial esses textos ensinam os caminhos de sabedoria para a superação de uma modernidade epistemicída, eurocêntrica provinciana com pretensões de universalidade.Item Direitos humanos e decolonialidade epistêmica indígena brasileira contemporânea(Seven Publicações Acadêmicas, 2023) Valim, Ricardo; Santos, Cleyton Pereira dos; Telles, Lívia Catarina Matoso dos SantosO presente trabalho objetivou analisar o percurso histórico e filosófico decolonizador do itinerário epistêmico e normativo pelo qual passaram os povos originários desde os primórdios do empreendimento colonial. Observa-se o caminho jurídico progressivo em defesa das culturas originárias, na preservação das tradições, na proteção da natureza e no respaldo jurídico para com suas próprias existências enquanto seres humanos com direitos fundamentais assegurados. A metodologia utilizada consiste em uma pesquisa teórica assentada na leitura e análise de casos da Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), da Organização Internacional do Trabalho (OIT), da Organização dos Estados Americanos (OEA) e da Constituição Federal de 1988. Valioso contributo para a pesquisa é a leitura e estudo das obras de autores indígenas brasileiros contemporâneos como: Ailton Krenak (2022), Daniel Munduruku (2016), Davi Kopenawa (2015) e Kaká Werá Jecupé (2017) que revelam através de sua difusão prolífico-literária de saberes a voz práxis-política da floresta que clama em preocupação com a possibilidade de aniquilamento da humanidade pela falta de cuidado com o meio ambiente e no respeito à diversidade humana. A pesquisa se alicerça ainda a partir dos estudos desenvolvidos pelo pesquisador e Professor Leno Francisco Danner (2021) da Universidade Federal de Rondônia/UNIR que em seus estudos demonstra a atualidade e pertinência destas tradições ancestrais. Conclui-se que os ensinamentos dos povos originários e tudo o que mais venha a constituir suas identidades é digno de respeito e preservação e isso fica explícito quando entidades jurídicas nacionais e internacionais atestam por via de normativas estabelecidas em consenso.
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