Campus Guajará-Mirim
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O Campus Guajará-Mirim, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), contribui para o desenvolvimento da região através da oferta de cursos e programas de formação inicial e continuada de trabalhadores e educação profissional técnica de nível médio desde 2015. O Campus Guajará-Mirim tem perfil Saúde e Biotecnologia e atualmente oferta cursos de nível Técnico nas modalidades Integrado (Manutenção e Suporte em Informática, Informática, Biotecnologia) e Subsequente (Vigilância em saúde e Enfermagem); e Licenciatura (Ciências com habilitação Química ou Biologia e Licenciatura em Biologia).
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Item A educação inclusiva no ensino superior: acesso e permanência de estudantes com deficiência no Instituto Federal de Rondônia campus Guajará-Mirim(2023) Silva, Wagton Wander Neves; Machado, Marilandia Martins de AlmeidaEste estudo busca compreender a realidade do acesso e permanência de estudantes com deficiência nos cursos de graduação de Instituição de Ensino Superior (IES) públicas do município de Guajará-Mirim/RO. Para tanto, a pesquisa realizada possui abordagem quanti-qualitativa, utilizando-se de pesquisa documental, bibliográfica e coleta de dados por meio de documentos disponíveis na instituição pesquisada. Os resultados indicam que o acesso e permanência dessas pessoas às instituições públicas de ensino superior ainda é limitado, isso demonstra que apesar de tantos avanços no estabelecimento de políticas públicas para Pessoas com Deficiência (PcD) os desafios em todos os níveis e modalidades de ensino ainda é uma realidade principalmente no Ensino Superior. Sendo assim, compreende-se a importância da implementação dessas políticas para tornar-se possível a garantia de oportunidades para que todas as pessoas tenham condições de acesso e permanência no ensino superior. No entanto, é evidente a necessidade de uma ação conjunta entre governo, família, instituições de ensino, professores e estudantes na promoção da inclusão de PcD no ensino superior no município de Guajará-Mirim/RO, ressaltando que esse acesso e permanência deve acontecer de maneira significativa para esses estudantes.Item A efetividade dos cursos preparatórios como complemento ao ensino médio na Região Norte do Brasil: uma análise baseada nos dados do INEP(2021) Nunes, Jéssica Guaquereba; Oliveira, Suelem Patrícia Lima de; Borges, Wesden de AlmeidaEste trabalho apresenta análises acerca da efetividade dos cursinhos preparatórios como complemento ao ensino médio, aborda aspectos da educação na região Norte. Notou-se que os cursinhos preparatórios surgem como uma alternativa de melhoria na aprendizagem do ensino médio, muitas vezes, defasada, percebe-se no texto que não se pode negar o baixo desempenho das escolas na região Norte, especialmente no que diz respeito ao ensino médio. As metodologias utilizadas foram: a pesquisa bibliográfica e coleta de dados no site do INEP onde foram elaborados gráficos para esta pesquisa, na qual buscamos o aporte teórico dos autores: Domingues et al (2000), Mitrulis e Penin (2006), Bourdieu (2007), dentre outros. Os resultados evidenciam que há uma significativa melhora no aprendizados dos alunos que adentram os cursinhos preparatórios, bem como apontam o problema da defasagem do ensino médio em toda a região norte do Brasil.Item A importância do jogo didático como estratégia metodológica para o ensino de zoologia(2022) Assunção, Ísis Maísa Rodrigues; Canamari, Rosenilda Teixeira Amaral; Santos, Quézia Cristina de LimaO presente trabalho faz referência às metodologias utilizadas nas disciplinas de Ciências no Ensino Fundamental II e Biologia Ensino Médio para abordar o conteúdo de Zoologia, que ficaram obsoletos para os estudantes destes anos escolares, fazendo com que os professores precisam sempre buscar novas metodologias para atualizar o ensino desta disciplina que requer atenção pelo fato de possuir diversas nomenclaturas que não estão no vocabulário diário, o que torna esse conteúdo complexo. Portanto é necessário buscar novas formas de metodologias. O ato de brincar é uma forma de atividade social em que o indivíduo pensa, experimenta situações novas ou mesmo de seu cotidiano. A pesquisa em questão foi qualitativa e teve como objetivo realizar a análise de 10 artigos que abordam a utilização de jogos didáticos como metodologia para o ensino de Zoologia. A perquirição foi feita em sites como o Google Acadêmica, em periódicos CAPS, entre outros bem-conceituados. A análise realizada salientou que os jogos didáticos aplicados nestes estudos tiveram um bom desenvolvimento e uma boa aceitação pelos alunos e professores, resultados como uma ferramenta para auxiliar no ensino-aprendizagem na educação, contribuindo com conhecimento, socialização, criatividade e inovação das metodologias.Item A química e a cultura indígena no Brasil: um levantamento bibliográfico no CBQ, ENEQ e SIMPEQUI(2022) Batista, Adeilza Flores; Correia, Silvia Maria Oliveira; Aguiar, Tainá Cunha deO presente artigo buscou fazer um levantamento bibliográfico das publicações que interseccionam a ciência química e suas aproximações com a comunidade indígena. Três eventos foram escolhidos, com base em suas relevâncias nacionais, relacionados à Química, um congresso, o CBQ, um encontro, o ENEQ e um simpósio, o SIMPEQUI. Esses três eventos têm grande prestígio na comunidade acadêmica e científica, onde são esperadas diversificadas temáticas. Buscamos levantar os relatórios que referenciavam a comunidade indígena, esses relatórios abordavam o tema em dois eixos: ensino e/ou sociedade. Portanto, esta proposta consiste metodologicamente em uma pesquisa de cunho quantitativo e qualitativo. A análise quantitativa foi realizada por meio de estatística básica e exploratória de natureza descritiva, que objetivou agrupar e relacionar os conhecimentos já produzidos. A análise qualitativa buscou elencar e discutir as temáticas abordadas nas publicações registradas, nas plataformas escolhidas, dividindo as em três eixos: Estratégias pedagógicas: química e os povos indígenas; Química: cotidiano e conteúdo; Tradição indígena, formação docente e o ensino/aprendizagem.Item Abordagem da polinização em livros didáticos de biologia no ensino médio(2021) Maia, Jocimara Menacho; Barros, Maira Sandra de Souza; Golin, VanessaConsiderando que o livro didático é uma das principais ferramentas de ensino, além de ser muito importante para a organização e planejamento do trabalho docente apresentamos o presente trabalho que teve como objetivo analisar as abordagens dos conteúdos referentes à polinização em livros didáticos de Biologia adotados em três escolas públicas estaduais de ensino médio no município de Guajará - Mirim/RO. A metodologia utilizada no trabalho foi pesquisa documental sobre a abordagem da polinização de forma qualitativa, em duas obras de Biologia (quatro livros) do 2° ano e 3º ano do Ensino Médio e a coleta dos dados foram de acordo com Bardin (2016) e Guia de Livros Didáticos (2018). De uma forma geral, os livros abordaram a polinização de forma adequada e suficiente diante dos critérios analisados.Item Análise da efetividade de políticas públicas de combate ao desmatamento ilegal na Amazônia(2023) Oliveira, Valnei de Lima; Santos, José Jarlison dosA Amazônia é uma das regiões mais importantes do mundo, todavia, o desmatamento e a exploração de recursos naturais ilegalmente vem afetando profundamente este bioma tão importante. Este trabalho apresenta uma análise das políticas públicas de combate ao desmatamento ilegal na Amazônia, abordando seus pontos fortes e fracos, resultados obtidos e perspectivas futuras. Destacando, que apesar dos avanços alcançados, ainda há muito a ser feito para garantir a efetividade dessas políticas, especialmente no que diz respeito a recursos financeiros e humanos e à falta de uma política de educação ambiental. Foram apresentados dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), que demonstram a preocupante taxa de desmatamento na região amazônica, especialmente nos últimos anos. Ainda assim, é possível afirmar que a implementação do Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal (PPCDAm), em 2004, contribuiu significativamente para a redução do desmatamento na Amazônia, indicando que políticas públicas bem estruturadas e implementadas podem trazer resultados positivos. Em suma, é essencial que o combate ao desmatamento ilegal na Amazônia continue sendo uma prioridade para o governo e para a sociedade como um todo, com investimentos em recursos humanos e tecnologias adequadas, fortalecimento dos órgãos ambientais e conscientização da população sobre a importância da preservação da floresta para a manutenção da biodiversidade e dos recursos hídricos. O trabalho foi desenvolvido com base na metodologia bibliográfica, analisando criticamente os artigos científicos verificados na base científica Periódicos Capes, considerando que os estudos bibliográficos nos permitem encontrar respostas a problemas diversos por meio das publicações em determinadas áreas. Ademais, analisou-se informações disponíveis em sites governamentais e de organizações de pesquisas reconhecidas no meio científico.Item As convergências entre a educação e o desenvolvimento regional(2023) Tavares, Charles de Abreu; Santos, José Jarlison dosEste estudo tem por finalidade demonstrar as convergências entre a educação e o desenvolvimento regional, por meio de análises de estudos existentes. Para isso, foi desenvolvida uma revisão literária de forma sistemática com diversos artigos que abordam e correlacionam a educação e o desenvolvimento regional, procurando identificar as principais anuências e pontos convergentes entre eles, Refletiremos sobre exemplos de práticas realizadas em outros países, que servem de exemplo para o desenvolvimento regional brasileiro. O resultado da conclusão obtida com a análise deste estudo permitiu entender que a educação é uma ferramenta de progresso muito importante para traçar metas e estratégias, com vistas ao desenvolvimento regional brasileiro, pois ambas convergem em muitos pontos em suas finalidades.Item Dificuldade de aprendizagem em matemática na turma do 9º ano do ensino fundamental II, de uma escola, localizada na zona rural do município de Nova Mamoré - RO(2022) Guedes, Rosivan de Lima; Morro, Marcus Vinícius da ConceiçãoO artigo tem o objetivo explanar e entender as dificuldades de aprendizagem dos alunos na disciplina da matemática, no 9º ano do Ensino Fundamental II, da E.M.E.I.F. Marechal Cândido Rondon, Município de Nova Mamoré. Com experiências de alguns anos ministrando aulas nessa instituição, somados a relatos de outros professores, com observações e indagações surge o interesse de entender o fenômeno persistente nessa série com o passar dos anos. Por ser uma escola atípica da região amazônica, fronteiriça com a Bolívia, algumas problemáticas são geradas o que influência no aprendizado dessas crianças. Foram levantados e analisados dados documentais, como diários, PPP (Projeto Político Pedagógico), além de outros periódicos especializados na área para uma pesquisa qualitativa, com indagações pessoais no cotidiano. Nota-se que o processo de aprendizado dos alunos é deficitário, além dos fatores interpretativos, abstrativos das leituras e escritas matemáticas que são perceptíveis. Outros fatores impactantes são visíveis como, forma de vida dos estudantes, uma vez que se trata de famílias da zona rural, onde a ajuda com o trabalho no campo é uma realidade. Somado a isso, tem-se os fatores climáticos, pois por se tratar da região amazônica, as chuvas persistentes no início do ano letivo prejudicam o acesso escolar, acarretando à diminuição da carga horária das disciplinas. Logo, com base no estudo do processo ensino-aprendizado em matemática desses alunos, e esses problemas, vê-se como possíveis soluções a elaboração de uma grade curricular e um calendário escolar diferenciado para contemplar os danos sofridos, além do mais fica evidenciado a necessidade de se trabalhar mais práticas que envolvam a vida no campo. Desta forma, associando assim, a realidade local, e projetos onde intercalam teoria e prática.Item Elaboração de um jogo de tabuleiro como prática didática no ensino e aprendizagem de adolescentes sobre HPV em um município de fronteira(2023) Bezerra, Franciele Bazán; Lima, Aline Ferreira da Costa Nery deO papiloma vírus humano, mais conhecido como HPV é na atualidade uma das doenças mais disseminadas sexualmente, além disso, está fortemente relacionado ao desenvolvimento de diversos tipos de câncer, entre eles o câncer de colo de útero. Nesse sentido, a presente pesquisa tem como objetivo: Sensibilizar estudantes do ensino fundamental sobre a infecção causada pelo HPV em uma escola pública do município de Guajará-Mirim/RO na fronteira com a Bolívia. Materiais e métodos: análise bibliográfica de artigos científicos; aplicação de questionário semiestruturado com o objetivo de averiguar conhecimento prévio dos alunos sobre o HPV; intervenção pedagógica com a construção de um jogo de tabuleiro desenvolvido em conjunto pela pesquisadora e educandos. Conclusão: as ações em saúde são importantes no ambiente escolar, sobretudo para esclarecer as principais dúvidas dos educandos em relação às IST.Item Escolarização indígena no Brasil: uma revisão bibliográfica e suas intersecções com o ensino de química(2021) Cavalcante, Frank de Aguiar; Abreu, Jordaine Horlene Meireles de; Aguiar, Tainá Cunha deDurante mais de quatro séculos a escolarização indígena fora negligenciada, com a imposição de modelos escolares que buscavam a aculturação desses povos. Nas últimas décadas, observa-se alguns avanços em relação às políticas públicas afirmativas, entretanto, ainda insuficientes. Esta pesquisa se caracteriza como de cunho bibliográfico e documental e objetiva analisar quanti e qualitativamente as publicações realizadas no Brasil referentes aos processos de escolarização indígena e suas intersecções com o ensino de Química, disponibilizados nas plataformas SciELO (Scientific Electronic Library online), CAPES coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e Google Acadêmico. Os documentos que compuseram o corpus de análise, em nível quantitativo, foram categorizados por gênero, assim como pelo nível de formação dos autores, metodologias empregadas, região de origem das revistas, no período de 2015 a abril de 2021. Os levantamentos qualitativos foram produzidos por meio da análise das temáticas abordadas, grupadas em quatro eixos: Invisibilidade, Luta e Resistência; Políticas Públicas e/ou Formação Docente; Interculturalidade; Química, Ciências e Escolarização Indígena.Item Estratégias metodológica para diminuir a cegueira botânica nas escolas do ensino fundamental e médio(2023) Silva, Milena Costa da; Prates Júnior, PauloAs plantas não recebem a mesma atenção que os animais, mesmo elas sendo essenciais para a humanidade e manutenção do equilíbrio da maioria dos ecossistemas. Essa falta de conhecimento e de visibilidade ameaça o equilíbrio socioambiental e compromete o ensino de Biologia. A percepção secundária sobre a relevância das plantas é denominada cegueira botânica. Assim, o presente trabalho teve como objetivo analisar as principais metodologias capazes de contribuir com a redução da cegueira botânica no Ensino Fundamental e Médio. A estratégia metodológica utilizada foi a revisão sistemática de literatura, com buscas realizadas nas bases de dados da Scielo, ScienceDirect e Scopus, no período de 2012 a 2022. A filtragem consistiu em usar os operadores booleanos “cegueira botânica” e “Plant blindness” and “education” em Língua Portuguesa e Língua Inglesa, que fossem de acesso aberto. As informações foram organizadas em uma tabela no Excel® e submetidas a análise de conteúdo de Bardin. Obteve-se 17 artigos que foram categorizados em cinco conjuntos: (1) aulas em campos aulas; (2) aulas práticas experimentais; (3) debates teóricos contextualizados (4) utilização tecnológica e (5) criação de áreas verdes. Os resultados mostraram uma diversidade de formas de ensino diferentes, todas com impactos positivos na aprendizagem dos discentes. Concluiu-se que através de abordagens contextualizadas é possível reconhecer e valorizar a biodiversidade de plantas no Ensino Fundamental e Médio. Sugere-se que as instituições de ensino promovam a educação botânica e experiências prazerosas com o conhecimento relacionado às plantas.Item Formação inicial continuada no instituto Paulo Saldanha em Guajará-Mirim/RO(2020) Ribeiro, Alessandra Arcos de Lima; Meireles, Marcos Vinícius da CostaEste artigo objetiva refletir sobre as bases de Formação Inicial Continuada (FIC), a partir de observações cotidianas do Instituto Paulo Saldanha, localizado no município de Guajará-Mirim/RO assim como, refletir sobre possíveis temáticas a serem trabalhadas na escola para minimizar os impactos advindos da pandemia do Coronavírus, proporcionando uma educação escolar inclusiva, participativa e contínua, associado a inserção de ferramentas tecnológicas que possibilitem uma educação de qualidade e significativa ao corpo discente mesmo diante do isolamento social. Esta pesquisa, de caráter exploratório-bibliográfica, evidencia que há diversas maneiras de aprender com diferentes ferramentas tecnológicas, entendendo que há muitos desafios, porém, as mudanças, na maneira de ensinar, podem ser repensadas e os instrumentos pedagógicos podem ir além do livro didático, quadro e pincel. Para Antônio Nóvoa e Francisco Imbernón a formação docente deve ser contínua, dialogada e construída na própria escola enxergando e refletindo a profissão, professor, não como uma vocação ou um sacerdócio, mas uma profissão que deve ser mais valorizada pela sociedade e pelas leis que regem o país. A FIC aponta novas estratégias para proporcionar aulas mais dinâmicas e atrativas aos estudantes e professores sintam-se valorizados, sendo essa valorização não apenas econômica, mas principalmente, social e moral.Item Gestão pública: principais competências de liderança no setor público brasileiro(2022) Lima, Etnã de Oliveira; Santos, José Jarlison dosA influência exercida pelo líder pode ser positiva ou negativa, o que pode facilitar ou dificultar as relações entre a liderança e liderados. A maioria das instituições com frequência desenvolvem e mantém líderes, com competências e capacidade de motivar e influenciar positivamente pessoas no contexto laboral. O presente trabalho teve por objetivo analisar a atuação do líder e sua liderança, no contexto do setor público, observando suas capacidades, necessidade de sua função. Dentre outras perguntas procurou-se responder a principal: “quais são as principais competências para liderar pessoas no setor público brasileiro?”. Para atingir os objetivos foi aplicada pesquisa básica e bibliográfica, com enfoque analítico qualitativo e dialético. Considerou-se que a liderança no setor público requer aptidões, tais como: conhecimentos, saberes, comunicação assertiva; também, inclui habilidades de coordenação, administração, governança, gestão e gerência de recursos (humanos, materiais, não materiais, financeiros e econômicos).Item Hortas escolares como instrumento no ensino: uma revisão bibliográfica(2024) Lemos, Luana Karolyne Sobralino; Barroso, Poliana RibeiroAs hortas escolares, como metodologia ativa, oferecem uma integração entre teoria e prática no processo de ensino-aprendizagem, estimulando o desenvolvimento motor e cognitivo dos estudantes. Este estudo tem como objetivo realizar uma revisão bibliográfica sobre o uso de hortas escolares, com ênfase em hortas medicinais, como ferramenta pedagógica no ensino. A revisão abrange artigos publicados entre 2015 a 2024, obtidos em periódicos indexados utilizando como descritores as palavras-chave: "hortas escolares", "hortas medicinais na escola", “práticas pedagógicas e hortas escolares” e “hortas no ensino”. Os resultados indicaram que o uso de diferentes tipos de hortas no ensino oferece uma abordagem interdisciplinar, favorecendo o desenvolvimento e melhora do aprendizado, ao mesmo tempo em que promove a conscientização sobre a preservação ambiental, a sustentabilidade, a valorização do conhecimento tradicional e o resgate de aspectos sócio-culturais. Com destaque para as hortas medicinais, que além de enriquecer o processo educacional contribui para o conhecimento sobre as plantas medicinais, o fortalecimento da cultura regional e a valorização do conhecimento empírico. Tudo isso reforça o importante papel das hortas como um instrumento didático e relevante no ambiente escolar.Item Inovação na educação a distância: abraçando os desafios tecnológicos(2022) França, Rose Tania Pereira; Santos, Igor Feijó dosA crescente integração da tecnologia na educação torna necessário projetar novas formas de organizar e oferecer educação. Nesse contexto, este artigo aborda a educação à distância, destacando os eventos históricos dessa modalidade, os desafios e caminhos para tornar a educação à distância mais presente e logrando êxito no cenário educacional. Acredita-se que a EAD não serve apenas para preencher as lacunas do sistema educacional, mas se torna um elemento regular dos sistemas educacionais atuais e pode contribuir para a democratização do acesso à educação, se implementada em uma perspectiva aberta e integrada com o ensino tradicional. Posto isto, é de fundamental importância que as instituições de ensino considerem incorporar habilidades humanas e tecnológicas ao que tange o ensino e aprendizagem tendo como princípio o acesso à educação por meio do ensino à distância, principalmente àqueles que se situam em áreas remotas e/ou que possuam alguma limitação para o aprendizado presencial.Item Jogos didáticos no ensino de ciências: uma proposta contextualizada para promoção do processo de ensino-aprendizagem(2022) Menezes, Jéssica Alencar Faial de; Santos, Quézia Cristina de LimaO ensino de ciências e biologia muitas vezes pode ser rotulado como algo “difícil”, ainda mais quando assuntos são tratados sem nenhuma conexão com conhecimentos já existentes. Diante dessa assertiva, a utilização de jogos didáticos torna-se uma ferramenta eficaz para o ensino de temas complexos. Uma vez que, mediante a adoção dessa estratégia os assuntos estudados passam a ser contextualizados com o cotidiano, permitindo que o aluno explore suas habilidades, consiga compreender de forma mais ampla as temáticas das aulas, torna-se mais participativo, comunicativo e além disso, aprenda brincando. Desta forma, o presente artigo tem como objetivo discutir brevemente a importância da ludicidade no ensino de ciências e apresentar oito jogos didáticos que foram elaborados com intuito de auxiliar e favorecer a construção do conhecimento e familiarização de alguns conteúdos das áreas de Botânica, Citologia, Evolução, Zoologia, Genética, Paleontologia e Biogeografia.Item Levantamento bibliográfico ENEQS 2016 e 2018: metodologia lúdica produzindo conhecimento a partir de jogos didáticos(2021) Dantas, Ana Cláudia Perez; Medeiros, Dayanne Barroso de; Rocha, Elza Paula SilvaEste artigo consiste em um levantamento quantitativo, que objetivou analisar os trabalhos publicados, o local de elaboração das publicações com a temáticas jogos didáticos, pesquisar os tipos de instituições originárias das publicações e identificar quais os níveis de atividades acadêmicas dos autores no Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ) nas edições de 2016 e 2018. A escolha dessas duas edições foi devido ao período pandêmico do Corona vírus (COVID-19), com esses acontecimentos a edição de 2020 foi adiada e ocorrida em março de 2021, como teríamos um curto prazo para a pesquisa e entrega, escolhemos as edições XVIII e XIX por constituírem trabalhos mais atualizados, sendo que desde a década de 80 vem ocorrendo esse evento. Para isso, realizou-se o levantamento dos dados mediante consulta aos anais do evento, organizados para melhor visualização o método de gráficos. Desse modo, evidenciou-se uma diminuição gradativa no ano de 2018 sendo realizado na região Norte pela primeira vez. Portanto, os resultados possibilitam o encaminhamento e adequação de novas pesquisas considerando o ENEQ como espaço de ampla divulgação da produção científica.Item Levantamento preliminar dos tratomíneos na reserva extrativista do rio Ouro Preto, Guajará-Mirim, Rondônia(2021) Lopes, Raí da Silva; Carvalho, Elaine Oliveira Costa deOs triatomíneos, são considerados os principais agentes transmissores da Doença de Chagas no Brasil e nas américas. No município de Guajará-Mirim, Rondônia, até o momento não existe estudos que determinem a infestação de triatomíneos por tripanossomatídeos. Nessa perspectiva, o presente trabalho objetivou realizar o levantamento de triatomíneos na Reserva Extrativista do Rio Ouro Preto em GuajaráMirim verificando a infestação das palmeiras e infecção dos barbeiros coletados. Para a obtenção dos resultados foram derrubadas com motosserra 34 babaçús (Attalea speciosa), em pastagens e na mata local. Inicialmente foram capturados 229 triatomíneos a partir da dissecação das palmeiras e encaminhados em caixa térmica com temperatura ambiente ao laboratório do IFRO. Os quais, foram identificados e separados de acordo com o sexo (masculino e feminino) e espécie: Rodnius montenegrensis, Rodnius robustus e Rodnius pictipes, com 210, 15 e 4 capturas, respectivamente e estágio de desenvolvimento ninfal: I, II, III, IV, V e adulto. A positividade da infecção dos triatomíneos por tripanossomatídeos foi aproximadamente 41,75% utilizando microscopia à fresco, com o aumento de 1.600X, do conteúdo da ampola retal dos insetos. Índice esse superior aos encontrados anteriormente em Rondônia. O sexo feminino demostrou maior destaque na fase adulta, 72 fêmeas para 51 macho e a taxa de infestação apresentou média de 6,7 triatomíneos por árvore dissecada, demonstrando os resultados obtidos importantes para o incentivo de novas pesquisas na região. Com o propósito de conscientizar a população os resultados da pesquisa foram compartilhados com a comunidade através de palestra.Item Metodologia aplicadas ao ensino de ciências para alunos com transtorno do espectro autista – revisão de literatura(2022) Pereira, Adriana de Lima; Santos, Caroline Kelze Arza; Carvalho, Elaine Oliveira Costa decontexto, é sempre um desafio ensinar um aluno autista, considerando toda a diversidade apresentada pelo transtorno. Esta pesquisa teve como objetivo analisar e elencar as metodologias utilizadas em sala de aula com os alunos diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ensino de Ciências, descrevendo a importância das metodologias na aprendizagem dos alunos autistas e desta forma construir uma rede de informações junto à comunidade escolar e acadêmica sobre aspectos relacionados ao TEA. A pesquisa se caracteriza como abordagem qualitativa, de natureza bibliográfica e cunho exploratório.O levantamento dos dados foi realizado nas bases de dados científicos das plataformas Periódicos Capes, Google acadêmico e SciELO. Vinte e cinco publicações foram selecionadas para este estudo, nas quais as metodologias mais mencionadas foram a gamificação, o uso de imagens e atividades lúdicas em geral. Os resultados obtidos fazem-nos perceber a carência ainda de pesquisas e material exclusivo para o ensino de pessoas com TEA entendendo que a melhoria da educação sempre perpassa pela capacitação dos profissionais em educação, visando uma educação inclusiva real. Certamente este artigo também contribuirápara os processos de ensino de um modo geral e, em específico para o ensino de ciências com alunos autistas.Item Neurociências no processo de ensino-aprendizagem(2022) Cruz, Renny Almeida da; Borges, Wesden de AlmeidaEste trabalho apresenta resultados de uma revisão bibliográfica cujo objetivo foi analisar o funcionamento de aptidões humanas e a complexidade da neurociência no processo de ensino-aprendizagem. O embasamento teórico foi em Vygotsky (2000); Ferreira (2010); Gonçalves (2010); Regina Migliori (2013); Malloy-Diniz (2010); Mauro Muszakat (2015); Pimentel (2020); Morin; Díaz (2016); dentre outros/as, para articular a discussão Neurociência e Educação. Dito isto, busca-se perceber a importância de compreender a interferência da Neurociência na formação de educadores da Educação e os objetivos específicos: a) analisar as concepções Neurociência; b) contextualizar sobre como a aprendizagem é alcançada por meio de estímulos neurais e a importância de intervenção pedagógica; c) identificar o entendimento do conceito de neurociência e os desafios de aprendizagem em ciências exatas. Dentre os principais aspectos da pesquisa qualitativa, destacamos a inserção de métodos inovadores (teóricos e práticos) de ciências e suas respectivas didáticas com relação aos processos mentais na formação cognitiva do sujeito. Os resultados da pesquisa apontam que antigos conceitos de ensino precisam ser problematizados, considerando estudos recentes de funcionamentos do cérebro e consequentemente da Neurociência.