Campus Guajará-Mirim
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O Campus Guajará-Mirim, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), contribui para o desenvolvimento da região através da oferta de cursos e programas de formação inicial e continuada de trabalhadores e educação profissional técnica de nível médio desde 2015. O Campus Guajará-Mirim tem perfil Saúde e Biotecnologia e atualmente oferta cursos de nível Técnico nas modalidades Integrado (Manutenção e Suporte em Informática, Informática, Biotecnologia) e Subsequente (Vigilância em saúde e Enfermagem); e Licenciatura (Ciências com habilitação Química ou Biologia e Licenciatura em Biologia).
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Item Formação inicial continuada no instituto Paulo Saldanha em Guajará-Mirim/RO(2020) Ribeiro, Alessandra Arcos de Lima; Meireles, Marcos Vinícius da CostaEste artigo objetiva refletir sobre as bases de Formação Inicial Continuada (FIC), a partir de observações cotidianas do Instituto Paulo Saldanha, localizado no município de Guajará-Mirim/RO assim como, refletir sobre possíveis temáticas a serem trabalhadas na escola para minimizar os impactos advindos da pandemia do Coronavírus, proporcionando uma educação escolar inclusiva, participativa e contínua, associado a inserção de ferramentas tecnológicas que possibilitem uma educação de qualidade e significativa ao corpo discente mesmo diante do isolamento social. Esta pesquisa, de caráter exploratório-bibliográfica, evidencia que há diversas maneiras de aprender com diferentes ferramentas tecnológicas, entendendo que há muitos desafios, porém, as mudanças, na maneira de ensinar, podem ser repensadas e os instrumentos pedagógicos podem ir além do livro didático, quadro e pincel. Para Antônio Nóvoa e Francisco Imbernón a formação docente deve ser contínua, dialogada e construída na própria escola enxergando e refletindo a profissão, professor, não como uma vocação ou um sacerdócio, mas uma profissão que deve ser mais valorizada pela sociedade e pelas leis que regem o país. A FIC aponta novas estratégias para proporcionar aulas mais dinâmicas e atrativas aos estudantes e professores sintam-se valorizados, sendo essa valorização não apenas econômica, mas principalmente, social e moral.Item O ensino e aprendizagem da matemática nas séries iniciais: sonho e/ou utopia(2020) Oliveira, Andreia Mendes Ortiz de; Rodrigues, MarileiEste artigo foi idealizado com a finalidade de levar o leitor a uma reflexão sobre o Ensino Aprendizagem da Matemática para crianças das Séries Iniciais. Sabemos que a Educação no Brasil vem sofrendo fortes críticas quanto a formação de nossos alunos principalmente pelo baixo desempenho em matemática nas avaliações externas que são submetidos. Temos presenciado, enquanto docentes, em nossas salas de aula, cada vez mais crianças despreparadas e com alto grau de dificuldade nos pré -requisitos básicos da disciplina. E não podemos negar que encontramos também docentes despreparados para o ensino da matemática. O ensino da Matemática tem sido objeto de muitos estudos e debates, posto que a qualidade da educação está relacionada ao desenvolvimento pleno dos estudantes, e a matemática é desta forma um instrumento que possibilita dentre tantos outros a plena atuação do sujeito no meio em que vive. Sobre isso, podemos apontar que, na atualidade, a forma como estão sendo refletidas e construídas o fazer matemática na relação entre professores e alunos, contribuem para outra forma de pensar o ensino e aprendizagem neste campo do saber.Item Reflexões sobre a introdução da Base Nacional Comum Curricular na área de ciências da Natureza(2020) Gonçalves, Ana Paula da Silva; Santos, Quézia Cristina de LimaO presente artigo é resultado de uma pesquisa bibliográfica sobre as mudanças ocorridas na Base Nacional Comum Curricular, (BNCC), voltadas para a área de ciências da natureza. A BNCC é um documento criado para nortear o ensino das escolas brasileiras, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio e foi iniciada em 2015. Após várias discussões e versões, foi finalizada tendo sua implementação prevista no ensino fundamental para início de 2020. Área de Ciências da Natureza na BNCC, ao longo do Ensino Fundamental e Médio, tem um compromisso com o desenvolvimento científico, visando um aluno que consiga compreender e interpretar o mundo (natural, social e tecnológico), que também seja capaz de transformá-lo, assim há o propósito de ajudar a formação humana integral dos alunos e promover uma educação de qualidade social. As discussões sobre a BNCC são ações da política educativa, as quais também visão à formação inicial continuada (FIC) dos professores e gestores das escolas. Este trabalho teve como objetivo realizar um levantamento sobre as mudanças propostas pela BNCC no ensino fundamental na área de ciências da natureza, e as mudanças ocasionadas para professores, gestores e a escola. Além de sistematizar as mudanças ocorridas na área das Ciências da Natureza.Item A efetividade dos cursos preparatórios como complemento ao ensino médio na Região Norte do Brasil: uma análise baseada nos dados do INEP(2021) Nunes, Jéssica Guaquereba; Oliveira, Suelem Patrícia Lima de; Borges, Wesden AlmeidaEste trabalho apresenta análises acerca da efetividade dos cursinhos preparatórios como complemento ao ensino médio, aborda aspectos da educação na região Norte. Notou-se que os cursinhos preparatórios surgem como uma alternativa de melhoria na aprendizagem do ensino médio, muitas vezes, defasada, percebe-se no texto que não se pode negar o baixo desempenho das escolas na região Norte, especialmente no que diz respeito ao ensino médio. As metodologias utilizadas foram: a pesquisa bibliográfica e coleta de dados no site do INEP onde foram elaborados gráficos para esta pesquisa, na qual buscamos o aporte teórico dos autores: Domingues et al (2000), Mitrulis e Penin (2006), Bourdieu (2007), dentre outros. Os resultados evidenciam que há uma significativa melhora no aprendizados dos alunos que adentram os cursinhos preparatórios, bem como apontam o problema da defasagem do ensino médio em toda a região norte do Brasil.Item Levantamento bibliográfico ENEQS 2016 e 2018: metodologia lúdica produzindo conhecimento a partir de jogos didáticos(2021) Dantas, Ana Cláudia Perez; Medeiros, Dayanne Barroso de; Rocha, Elza PaulaEste artigo consiste em um levantamento quantitativo, que objetivou analisar os trabalhos publicados, o local de elaboração das publicações com a temáticas jogos didáticos, pesquisar os tipos de instituições originárias das publicações e identificar quais os níveis de atividades acadêmicas dos autores no Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ) nas edições de 2016 e 2018. A escolha dessas duas edições foi devido ao período pandêmico do Corona vírus (COVID-19), com esses acontecimentos a edição de 2020 foi adiada e ocorrida em março de 2021, como teríamos um curto prazo para a pesquisa e entrega, escolhemos as edições XVIII e XIX por constituírem trabalhos mais atualizados, sendo que desde a década de 80 vem ocorrendo esse evento. Para isso, realizou-se o levantamento dos dados mediante consulta aos anais do evento, organizados para melhor visualização o método de gráficos. Desse modo, evidenciou-se uma diminuição gradativa no ano de 2018 sendo realizado na região Norte pela primeira vez. Portanto, os resultados possibilitam o encaminhamento e adequação de novas pesquisas considerando o ENEQ como espaço de ampla divulgação da produção científica.Item Abordagem da polinização em livros didáticos de biologia no ensino médio(2021) Maia, Jocimara Menacho; Barros, Maira Sandra de Souza; Golin, VanessaConsiderando que o livro didático é uma das principais ferramentas de ensino, além de ser muito importante para a organização e planejamento do trabalho docente apresentamos o presente trabalho que teve como objetivo analisar as abordagens dos conteúdos referentes à polinização em livros didáticos de Biologia adotados em três escolas públicas estaduais de ensino médio no município de Guajará - Mirim/RO. A metodologia utilizada no trabalho foi pesquisa documental sobre a abordagem da polinização de forma qualitativa, em duas obras de Biologia (quatro livros) do 2° ano e 3º ano do Ensino Médio e a coleta dos dados foram de acordo com Bardin (2016) e Guia de Livros Didáticos (2018). De uma forma geral, os livros abordaram a polinização de forma adequada e suficiente diante dos critérios analisados.Item Escolarização indígena no Brasil: uma revisão bibliográfica e suas intersecções com o ensino de química(2021) Cavalcante, Frank de Aguiar; Abreu, Jordaine Horlene Meireles de; Aguiar, Tainá Cunha deDurante mais de quatro séculos a escolarização indígena fora negligenciada, com a imposição de modelos escolares que buscavam a aculturação desses povos. Nas últimas décadas, observa-se alguns avanços em relação às políticas públicas afirmativas, entretanto, ainda insuficientes. Esta pesquisa se caracteriza como de cunho bibliográfico e documental e objetiva analisar quanti e qualitativamente as publicações realizadas no Brasil referentes aos processos de escolarização indígena e suas intersecções com o ensino de Química, disponibilizados nas plataformas SciELO (Scientific Electronic Library online), CAPES coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e Google Acadêmico. Os documentos que compuseram o corpus de análise, em nível quantitativo, foram categorizados por gênero, assim como pelo nível de formação dos autores, metodologias empregadas, região de origem das revistas, no período de 2015 a abril de 2021. Os levantamentos qualitativos foram produzidos por meio da análise das temáticas abordadas, grupadas em quatro eixos: Invisibilidade, Luta e Resistência; Políticas Públicas e/ou Formação Docente; Interculturalidade; Química, Ciências e Escolarização Indígena.Item Tecnologias assistivas na educação remota com ênfase na deficiência visual(2021) Ferreira, Angélica Dias; Lima, Joiciany Moraes de; Pereira, Rosa Martins CostaSabe-se que a visão é um dos principais sentidos do ser humano e muito necessária para o seu desenvolvimento. Entretanto, nem todas as pessoas possuem esse importante meio de conhecer o mundo, ou o tem com menor potência. A pandemia evidenciou de forma explícita o desconhecimento de professores quanto às tecnologias e sua importância para o ensino, sobretudo de alunos cegos ou com baixa visão. Nesse contexto, esta pesquisa teve como preocupação, as especificidades da pessoa com deficiência visual, seja ela cega ou com baixa visão no âmbito das aprendizagens construídas na educação remota, momento em que professores, estudantes e gestores escolares buscaram formas alternativas para ensinar e aprender. Esse estudo consistiu, portanto, em uma pesquisa bibliográfica sobre as tecnologias assistivas para estudantes com deficiência visual e investigou o problema: quais ferramentas digitais podem contribuir para o atendimento das necessidades educacionais de estudantes com deficiência visual no contexto da educação remota? A pesquisa teve como objetivo identificar tecnologias assistivas gratuitas mais adequadas para atender às especificidades educacionais do deficiente visual. Os resultados indicam que as tecnologias Balabolka, Leitor de PDF Adobe Reader, Google Meet, e também os leitores de tela (NVDA e Talkback) são muito eficazes, por serem tecnologias assistivas (gratuitamente disponibilizadas), consideradas adequadas e efetivas para ajudar estudantes com deficiência visual e aprimorar os conhecimentos do docente, ou de qualquer outro profissional envolvido com o processo educacional de pessoas com deficiência visual.Item Levantamento preliminar dos tratomíneos na reserva extrativista do rio Ouro Preto, Guajará-Mirim, Rondônia(2021) Lopes, Raí da Silva; Carvalho, Elaine Oliveira Costa deOs triatomíneos, são considerados os principais agentes transmissores da Doença de Chagas no Brasil e nas américas. No município de Guajará-Mirim, Rondônia, até o momento não existe estudos que determinem a infestação de triatomíneos por tripanossomatídeos. Nessa perspectiva, o presente trabalho objetivou realizar o levantamento de triatomíneos na Reserva Extrativista do Rio Ouro Preto em GuajaráMirim verificando a infestação das palmeiras e infecção dos barbeiros coletados. Para a obtenção dos resultados foram derrubadas com motosserra 34 babaçús (Attalea speciosa), em pastagens e na mata local. Inicialmente foram capturados 229 triatomíneos a partir da dissecação das palmeiras e encaminhados em caixa térmica com temperatura ambiente ao laboratório do IFRO. Os quais, foram identificados e separados de acordo com o sexo (masculino e feminino) e espécie: Rodnius montenegrensis, Rodnius robustus e Rodnius pictipes, com 210, 15 e 4 capturas, respectivamente e estágio de desenvolvimento ninfal: I, II, III, IV, V e adulto. A positividade da infecção dos triatomíneos por tripanossomatídeos foi aproximadamente 41,75% utilizando microscopia à fresco, com o aumento de 1.600X, do conteúdo da ampola retal dos insetos. Índice esse superior aos encontrados anteriormente em Rondônia. O sexo feminino demostrou maior destaque na fase adulta, 72 fêmeas para 51 macho e a taxa de infestação apresentou média de 6,7 triatomíneos por árvore dissecada, demonstrando os resultados obtidos importantes para o incentivo de novas pesquisas na região. Com o propósito de conscientizar a população os resultados da pesquisa foram compartilhados com a comunidade através de palestra.Item Reflexões sobre a importância do uso de metodologias alternativas no ensino da classificação dos seres vivos(2021) Souza, Maria Giuliany Assunção de ; Santos, Quézia Cristina de LimaA utilização de diferentes recursos no ensino de Ciências torna-o mais dinâmico e atraente, em oposição ao ensino tradicional, que, normalmente, caracteriza-se como transmissão de conhecimento do professor para o aluno. Este tipo de ensino não corresponde como um processo eficiente no que diz respeito a relação ensino aprendizagem. O ensino de Ciências tem grande relevância para a sociedade, tornando-se indispensável na integração do currículo escolar. A classificação dos seres vivos é de suma importância, pois além de classificar de maneira organizada os seres vivos existentes, auxilia em outras áreas como ecologia e conservação da biodiversidade. Nessa direção, o presente artigo teve como objetivo analisar a importância de se utilizar metodologias alternativas no ensino da classificação dos seres vivos. Para isso, foram analisados artigos encontrados na plataforma Google Acadêmico, sendo destacados os que apresentaram resultados positivos e reunidas neste artigo, as metodologias alternativas utilizadas. Pretende-se, com o tema proposto, sugerir ferramentas digitais e/ou aplicativos que auxiliem os docentes durante as aulas, tendo como base um trabalho qualitativo, com levantamento bibliográfico no site de pesquisa acima mencionado. Os resultados obtidos serão selecionados, analisados e explanados com a finalidade de evidenciar a validade desses métodos para tornar o ensino de Ciências mais proveitoso e proativo. Assim, as análises desenvolvidas apresentam projetos educativos que foram pensados com bastante cautela e precaução com o desenvolvimento do processo educacional, no intuito de melhorar o ensino e a aprendizagem dos discentes, propondo métodos alternativos que facilitem o aprendizado dos alunos, tornando o ensino mais atrativo e significativo.Item Gestão pública: principais competências de liderança no setor público brasileiro(2022) Lima, Etnã de Oliveira; Santos, José Jarlison dosA influência exercida pelo líder pode ser positiva ou negativa, o que pode facilitar ou dificultar as relações entre a liderança e liderados. A maioria das instituições com frequência desenvolvem e mantém líderes, com competências e capacidade de motivar e influenciar positivamente pessoas no contexto laboral. O presente trabalho teve por objetivo analisar a atuação do líder e sua liderança, no contexto do setor público, observando suas capacidades, necessidade de sua função. Dentre outras perguntas procurou-se responder a principal: “quais são as principais competências para liderar pessoas no setor público brasileiro?”. Para atingir os objetivos foi aplicada pesquisa básica e bibliográfica, com enfoque analítico qualitativo e dialético. Considerou-se que a liderança no setor público requer aptidões, tais como: conhecimentos, saberes, comunicação assertiva; também, inclui habilidades de coordenação, administração, governança, gestão e gerência de recursos (humanos, materiais, não materiais, financeiros e econômicos).Item A química e a cultura indígena no Brasil: um levantamento bibliográfico no CBQ, ENEQ e SIMPEQUI(2022) Batista, Adeilza Flores; Correia, Silvia Maria Oliveira; Aguiar, Tainá Cunha deO presente artigo buscou fazer um levantamento bibliográfico das publicações que interseccionam a ciência química e suas aproximações com a comunidade indígena. Três eventos foram escolhidos, com base em suas relevâncias nacionais, relacionados à Química, um congresso, o CBQ, um encontro, o ENEQ e um simpósio, o SIMPEQUI. Esses três eventos têm grande prestígio na comunidade acadêmica e científica, onde são esperadas diversificadas temáticas. Buscamos levantar os relatórios que referenciavam a comunidade indígena, esses relatórios abordavam o tema em dois eixos: ensino e/ou sociedade. Portanto, esta proposta consiste metodologicamente em uma pesquisa de cunho quantitativo e qualitativo. A análise quantitativa foi realizada por meio de estatística básica e exploratória de natureza descritiva, que objetivou agrupar e relacionar os conhecimentos já produzidos. A análise qualitativa buscou elencar e discutir as temáticas abordadas nas publicações registradas, nas plataformas escolhidas, dividindo as em três eixos: Estratégias pedagógicas: química e os povos indígenas; Química: cotidiano e conteúdo; Tradição indígena, formação docente e o ensino/aprendizagem.Item Metodologia aplicadas ao ensino de ciências para alunos com transtorno do espectro autista – revisão de literatura(2022) Pereira, Adriana de Lima; Santos, Caroline Kelze Arza; Carvalho, Elaine Oliveira Costa decontexto, é sempre um desafio ensinar um aluno autista, considerando toda a diversidade apresentada pelo transtorno. Esta pesquisa teve como objetivo analisar e elencar as metodologias utilizadas em sala de aula com os alunos diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ensino de Ciências, descrevendo a importância das metodologias na aprendizagem dos alunos autistas e desta forma construir uma rede de informações junto à comunidade escolar e acadêmica sobre aspectos relacionados ao TEA. A pesquisa se caracteriza como abordagem qualitativa, de natureza bibliográfica e cunho exploratório.O levantamento dos dados foi realizado nas bases de dados científicos das plataformas Periódicos Capes, Google acadêmico e SciELO. Vinte e cinco publicações foram selecionadas para este estudo, nas quais as metodologias mais mencionadas foram a gamificação, o uso de imagens e atividades lúdicas em geral. Os resultados obtidos fazem-nos perceber a carência ainda de pesquisas e material exclusivo para o ensino de pessoas com TEA entendendo que a melhoria da educação sempre perpassa pela capacitação dos profissionais em educação, visando uma educação inclusiva real. Certamente este artigo também contribuirápara os processos de ensino de um modo geral e, em específico para o ensino de ciências com alunos autistas.Item A importância do jogo didático como estratégia metodológica para o ensino de zoologia(2022) Assunção, Ísis Maísa Rodrigues; Canamari, Rosenilda Teixeira Amaral; Santos, Quézia Cristina de LimaO presente trabalho faz referência às metodologias utilizadas nas disciplinas de Ciências no Ensino Fundamental II e Biologia Ensino Médio para abordar o conteúdo de Zoologia, que ficaram obsoletos para os estudantes destes anos escolares, fazendo com que os professores precisam sempre buscar novas metodologias para atualizar o ensino desta disciplina que requer atenção pelo fato de possuir diversas nomenclaturas que não estão no vocabulário diário, o que torna esse conteúdo complexo. Portanto é necessário buscar novas formas de metodologias. O ato de brincar é uma forma de atividade social em que o indivíduo pensa, experimenta situações novas ou mesmo de seu cotidiano. A pesquisa em questão foi qualitativa e teve como objetivo realizar a análise de 10 artigos que abordam a utilização de jogos didáticos como metodologia para o ensino de Zoologia. A perquirição foi feita em sites como o Google Acadêmica, em periódicos CAPS, entre outros bem-conceituados. A análise realizada salientou que os jogos didáticos aplicados nestes estudos tiveram um bom desenvolvimento e uma boa aceitação pelos alunos e professores, resultados como uma ferramenta para auxiliar no ensino-aprendizagem na educação, contribuindo com conhecimento, socialização, criatividade e inovação das metodologias.Item Um estudo sobre a formação dos docentes regentes da disciplina de química no ensino médio nas escolas estaduais da zona urbana de Guajará-Mirim/RO(2022) Silva, Reginaldo Almeida da; Rocha, Elza Paula SilvaO presente trabalho tem por objetivo realizar um levantamento bibliográfico e documental de natureza básica com uma abordagem quali-quantitativa, com caráter descritivo sobre a formação dos docentes regentes da disciplina de Química que atuam no Ensino Médio em escolas estaduais da zona urbana de Guajará-Mirim no estado de Rondônia. Nesse sentido, trata-se de uma pesquisa relevante ao processo de ensino e aprendizagem, por assentar-se na possibilidade de contribuir para a multiplicação de ideias e pensamentos sobre o objeto de estudo em questão, bem como levantar indicadores que ofereçam possíveis subsídios de mudança no processo de formação dos docentes que lecionam a disciplina de Química.Item Jogos didáticos no ensino de ciências: uma proposta contextualizada para promoção do processo de ensino-aprendizagem(2022) Menezes, Jéssica Alencar Faial de; Santos, Quézia Cristina de LimaO ensino de ciências e biologia muitas vezes pode ser rotulado como algo “difícil”, ainda mais quando assuntos são tratados sem nenhuma conexão com conhecimentos já existentes. Diante dessa assertiva, a utilização de jogos didáticos torna-se uma ferramenta eficaz para o ensino de temas complexos. Uma vez que, mediante a adoção dessa estratégia os assuntos estudados passam a ser contextualizados com o cotidiano, permitindo que o aluno explore suas habilidades, consiga compreender de forma mais ampla as temáticas das aulas, torna-se mais participativo, comunicativo e além disso, aprenda brincando. Desta forma, o presente artigo tem como objetivo discutir brevemente a importância da ludicidade no ensino de ciências e apresentar oito jogos didáticos que foram elaborados com intuito de auxiliar e favorecer a construção do conhecimento e familiarização de alguns conteúdos das áreas de Botânica, Citologia, Evolução, Zoologia, Genética, Paleontologia e Biogeografia.Item Proeja uma política pública voltada para a efetivação do ensino profissionalizante de jovens e adultos(2023) Aguiar, Luciana Ribeiro Tiburtino; Santos, José Jarlison dosEsta pesquisa tem como objetivo analisar o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), como uma política pública voltada para a Efetivação do Ensino Profissionalizante. Mesmo com alguns avanços no setor educacional a educação deste segmento ainda é considerada um grande desafio social. Nesse sentido, levantou a problemática: como se institui políticas públicas capazes de garantir a educação como direito fundamental na vida de jovens e adultos? O tema é de grande relevância social, pois, é uma temática que visa reverter o panorama de desigualdade existente no país, considerando que a EJA representa uma oportunidade de inclusão social e educacional para jovens e adultos que não tiveram acesso ao ensino regular na idade adequada. Este estudo é uma revisão de literatura, com abordagens qualitativa e descritiva, fundamentada em pesquisa bibliográfica, sendo classificada também como pesquisa exploratória. Para o PROEJA cumprir com esses desafios que lhes são imputados, é imprescindível transformar esse Programa em política educacional pública do Estado, porém, a volta às aulas depois de anos fora da escola é a realidade e o desafio de grande parte dos alunos do Proeja. São realidades de pessoas que, com força de vontade, determinação e dedicação, tentam conseguir qualificação para melhorar a vida.Item O impacto dos projetos e programas de iniciação à docência para os alunos de graduação das licenciaturas do instituto federal de Rondônia, campus Guajará-Mirim, RO(2023) Souza, Gilmar Natan Assunção de; Muniz, Susana Parada; Barroso, Poliana RibeiroOs projetos e programas de iniciação à docência trazem resultados positivos, pois possibilitam aos estudantes uma formação enriquecedora e de qualidade. Nesta perspectiva, o objetivo desta pesquisa é compreender o impacto e importância dos projetos e programas de iniciação à docência e sua contribuição para a carreira profissional dos futuros docentes, de forma que possa fortalecer e aplicar em sala de aula os ensinamentos e práticas vivenciadas durante a graduação. Desta forma, foi realizado um levantamento no curso de Ciências Biológicas do IFRO – Campus Guajará-Mirim, Rondônia, para fomentar informações dos egressos e estudantes de licenciatura sobre a temática, por meio da aplicação de questionário online. Os resultados obtidos mostraram que os programas/projetos PIBID, PRP e PROBEN desempenham um papel importante para a formação inicial dos licenciandos, sendo crucial para a construção da identidade docente. Vale destacar a necessidade da ampliação desta pesquisa quanto ao número amostral e em outras instituições de ensino, visando conhecer o real impacto destes programas e projetos na formação inicial das licenciaturas.Item As convergências entre a educação e o desenvolvimento regional(2023) Tavares, Charles de Abreu; Santos, José Jarlison dosEste estudo tem por finalidade demonstrar as convergências entre a educação e o desenvolvimento regional, por meio de análises de estudos existentes. Para isso, foi desenvolvida uma revisão literária de forma sistemática com diversos artigos que abordam e correlacionam a educação e o desenvolvimento regional, procurando identificar as principais anuências e pontos convergentes entre eles, Refletiremos sobre exemplos de práticas realizadas em outros países, que servem de exemplo para o desenvolvimento regional brasileiro. O resultado da conclusão obtida com a análise deste estudo permitiu entender que a educação é uma ferramenta de progresso muito importante para traçar metas e estratégias, com vistas ao desenvolvimento regional brasileiro, pois ambas convergem em muitos pontos em suas finalidades.Item A educação inclusiva no ensino superior: acesso e permanência de estudantes com deficiência no Instituto Federal de Rondônia campus Guajará-Mirim(2023) Silva, Wagton Wander Neves; Machado, Marilandia Martins de AlmeidaEste estudo busca compreender a realidade do acesso e permanência de estudantes com deficiência nos cursos de graduação de Instituição de Ensino Superior (IES) públicas do município de Guajará-Mirim/RO. Para tanto, a pesquisa realizada possui abordagem quanti-qualitativa, utilizando-se de pesquisa documental, bibliográfica e coleta de dados por meio de documentos disponíveis na instituição pesquisada. Os resultados indicam que o acesso e permanência dessas pessoas às instituições públicas de ensino superior ainda é limitado, isso demonstra que apesar de tantos avanços no estabelecimento de políticas públicas para Pessoas com Deficiência (PcD) os desafios em todos os níveis e modalidades de ensino ainda é uma realidade principalmente no Ensino Superior. Sendo assim, compreende-se a importância da implementação dessas políticas para tornar-se possível a garantia de oportunidades para que todas as pessoas tenham condições de acesso e permanência no ensino superior. No entanto, é evidente a necessidade de uma ação conjunta entre governo, família, instituições de ensino, professores e estudantes na promoção da inclusão de PcD no ensino superior no município de Guajará-Mirim/RO, ressaltando que esse acesso e permanência deve acontecer de maneira significativa para esses estudantes.