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Navegando por Autor "Souza, Luzia Clara Alves de"

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    Alimentação escolar: um prato cheio de aprendizados
    (2025) Souza, Luzia Clara Alves de; Barros, Marco Aurelio Nunes de
    A Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009, regulamenta o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), estabelecendo diretrizes para a alimentação nas escolas públicas, assegurando refeições saudáveis e adequadas para os estudantes. Esta pesquisa, desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), está vinculada à linha de pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica e inserida no macroprojeto 6 - Organização de espaços pedagógicos na EPT. A partir da perspectiva dos principais atores envolvidos na alimentação escolar, buscou-se analisar a execução do PNAE no Instituto Federal de Rondônia (IFRO), campus Porto Velho Calama. O percurso metodológico adotado, de caráter qualitativo, incluiu revisão bibliográfica e análise documental sobre a temática da alimentação escolar. Os dados empíricos foram obtidos por meio de entrevistas. Participaram da pesquisa oito representantes envolvidos na execução do PNAE, abrangendo atores internos e externos à instituição. As entrevistas foram organizadas e analisadas com base na Análise Textual Discursiva. Os resultados da pesquisa evidenciam que o campus Porto Velho Calama enfrenta desafios na execução do PNAE, tais como: estrutura física para a produção e distribuição de alimentos, equipamentos e equipe técnica qualificada com nutricionista. O valor per capita repassado é considerado insuficiente e há dificuldades para complementação dos recursos. As ações de Educação Alimentar e Nutricional, promovidas pela instituição são pontuais. A baixa adesão de produtores locais às chamadas públicas também se destaca como uma fragilidade no processo. Apesar dos desafios identificados, observa-se o empenho da gestão e demais servidores para ampliar a oferta de refeições aos estudantes. O produto educacional resultante dessa pesquisa é um vídeo animado, que foi desenvolvido visando ampliar o conhecimento sobre o programa e estimular o engajamento da comunidade escolar. Considerando a relevância do PNAE para a promoção da segurança alimentar e nutricional dos estudantes, conclui-se que, embora existam limitações no cumprimento de suas diretrizes, a participação ativa e articulada de toda a comunidade escolar pode contribuir para superar esses obstáculos e melhorar cada vez mais a alimentação escolar no campus.
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    Educação que nutre: entendendo a alimentação escolar
    (2025) Souza, Luzia Clara Alves de; Barros, Marco Aurelio Nunes de
    Este produto educacional consiste em um vídeo educativo no formato whiteboard animation, com o objetivo de ampliar o conhecimento da comunidade escolar sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). De forma clara e atrativa, o vídeo apresenta as diretrizes, os desafios e as potencialidades do programa, contribuindo para o fortalecimento do diálogo entre estudantes, servidores, famílias, gestores e demais atores envolvidos na sua execução. O material deriva da dissertação intitulada “Alimentação escolar: um prato cheio de aprendizados – um estudo da execução do PNAE no Instituto Federal de Rondônia campus Porto Velho Calama”, que investigou a alimentação escolar na instituição a partir de entrevistas realizadas com servidores e terceirizados que atuam diretamente com a alimentação. O vídeo foi aplicado e avaliado pelos participantes da pesquisa, demonstrando sua relevância como recurso didático-pedagógico. Com duração aproximada de 12 minutos, pode ser utilizado em diversos contextos, como formações internas para servidores, momentos de acolhimento de estudantes, atividades de Educação Alimentar e Nutricional (EAN), reuniões de conselhos escolares e outras ações de comunicação institucional. Ao promover a compreensão crítica sobre a alimentação escolar e sua estreita relação com o direito humano à alimentação adequada, o vídeo contribui para a efetivação da política pública de alimentação no âmbito da educação profissional e tecnológica.

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