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Navegando por Autor "Souza, Alice Cristina Souza Lacerda Melo de"

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    A experimentação no estágio supervisionado III do curso Licenciatura em Química do IFRO Campus Ji-Paraná
    (2020) Lourenço, Taynara Bonfim Riquiere; Souza, Alice Cristina Souza Lacerda Melo de
    O curso de Licenciatura em Química oferta em sua grade curricular a disciplina Estágio Supervisionado III, e esta consiste na realização de experimentação com turmas de ensino médio. A experimentação no ensino de Química apresenta grandes vantagens para o processo de ensino-aprendizagem. Portanto, este trabalho teve como objetivo analisar o desenvolvimento da proposta metodológica do Estágio Supervisionado III do curso Licenciatura em Química do IFRO campus Ji-Paraná, verificando as contribuições do ensino com o uso da experimentação pelo licenciando em Química. Para esta pesquisa, optou-se por uma abordagem qualitativa de análise de dados, sendo utilizada a pesquisa bibliográfica e documental, que consistiu na análise dos relatórios de Estágio Supervisionado III, apresentados pelos acadêmicos das turmas ingressas entre os períodos de 2010/1 a 2016/1. A partir dos dados coletados, obteve-se informações acerca dos municípios e escolas contemplados com a realização do estágio, formação acadêmica dos professores supervisores, como também a existência e estrutura dos laboratórios na escola. Foi possível também identificar as principais dificuldades e contribuições encontradas pelos estagiários. Desta forma, o estágio proporciona ao acadêmico uma nova visão da docência, sendo um momento da sua formação no qual irá colocar em prática o conhecimento adquirido ao longo do curso, e vivenciar a realidade da profissão, conhecendo e aprendendo com os desafios que possivelmente encontrará.
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    A história da maquiagem e das pinturas corporais no ensino da química
    (2024) Simione, Livia Izabella Novais Silva; Souza, Albanita Buarque de; Souza, Alice Cristina Souza Lacerda Melo de; Cunha, Elise Marques Freire; Macedo, Joci Neuby Alves; Souza, Alice Cristina Souza Lacerda Melo de; Macedo, Joci Neuby Alves
    O aprendizado ativo e a interdisciplinaridade constituem-se novo paradigma na educação de qualidade, colaborativa e motivadora, que auxilia no processo de ensino/aprendizagem das disciplinas escolares, em um contexto onde as escolas precisam se adaptar à era da tecnologia. Nesta perspectiva, o relato apresenta as ações desenvolvidas durante o desenvolvimento do projeto de ensino interdisciplinar “A história da maquiagem e das pinturas corporais” realizado em 2023, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) por uma acadêmica do curso de Licenciatura em Química. O projeto teve como objetivo analisar como a aplicação de metodologias ativas, contribuiu para a aprendizagem da Química. Foi feita uma revisão de literatura, desenvolvidos e apresentados vídeos aos alunos participantes abordando a temática trabalhada. Os resultados mostraram que o projeto contribuiu efetivamente para a aprendizagem em Química, História e para a Língua Portuguesa, principalmente no âmbito da leitura, interpretação e produção textual. Portanto, conclui-se que o projeto desenvolvido alcançou seus objetivos quanto à comprovação de que o uso de metodologia ativa e a interdisciplinaridade contribuem para a melhoria do processo de aprendizagem dos discentes, além de oportunizar aos futuros professores a experiência do contato com novas metodologias de ensino afim de que estes possam aplicá-las durante o exercício do magistério.
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    A inclusão dos estudantes público-alvo da educação especial no Instituto Federal de Rondônia: O que revelam os editais de ensino, pesquisa e extensão?
    (Observatorio de La Economía Latinoamericana (OLEL)., 2025) Brito, Alyne de Oliveira; Souza, Alice Cristina Souza Lacerda Melo de
    A inclusão das pessoas público-alvo da educação é um direito assegurado em todas as etapas da educação brasileira e se constitui um desafio diário vivenciado pelas instituições de ensino. A pesquisa apresentada teve por objetivo investigar como os editais dos campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia tem promovido a educação especial na perspectiva inclusiva por meio da fomentação de propostas de ensino, pesquisa e extensão. Para o alcance dos objetivos propostos a investigação foi exploratória por meio da revisão bibliográfica e análise documental dos editais dos campi e da reitoria publicizados no site institucional entre os anos de 2018 a 2022. A pesquisa revelou que dentre os 263 editais selecionados para análise, 44 deles fomentam a educação inclusiva no ensino, pesquisa e extensão. A análise revela o fortalecimento dos NAPNES e ações inclusivas como programas, projetos e o fornecimento de tecnologias assistivas visando a promoção de igualdade de condições, participação efetiva e permanência dos estudantes com deficiência nos campi. A despeito das iniciativas detectadas na pesquisa e dos avanços obtidos para a inclusão de estudantes com necessidades específicas, considera-se a necessidade de maior engajamento coletivo da instituição para eliminação de barreiras que ainda impedem a acessibilidade plena de todos os estudantes.
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    A inclusão passa pela bioquímica: Uso da ferramenta PADLET no contexto escolar
    (Schreiben, 2025) Brito, Juliana Oliveira; Fátima, Nathielly Christina de; Souza, Alice Cristina Souza Lacerda Melo de; Cunha, Elise Marques Freire
    O presente artigo descreve e analisa a aplicação do projeto “A inclusão passa pela bioquímica”, com enfoque no uso da ferramenta Padlet, visando elucidar como as alterações genéticas podem gerar preconceitos e sensibilizar os alunos participantes sobre a inclusão dessas pessoas na sociedade. Buscamos, através de uma abordagem interdisciplinar, promover a compreensão das relações entre bioquímica e aspectos sociais, combatendo preconceitos históricos que marginalizam esses indivíduos. Durante o desenvolvimento, os discentes utilizaram um mural virtual (Padlet) para compartilhar pesquisas sobre diferentes condições genéticas, fomentando discussões sobre preconceito e inclusão no ambiente escolar. Ao final, os resultados demonstraram uma mudança significativa nas percepções dos alunos, evidenciando a importância de integrar conhecimentos científicos e sociais, o que contribui para a formação de cidadãos mais conscientes e inclusivos.
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    Jogo pedagógico para alunos com deficiência visual: facilitando o ensino de nomenclatura de compostos orgânicos
    (Revista Observatorio De La Economia Latinoamericana, 2024) Mazarim, Karolayne Siqueira; Silva, Thalia Rhaney Oliveira; Souza, Alice Cristina Souza Lacerda Melo de; Viana, Ana Barbosa; Riquiere, Taynara Bonfim; Pereira, Luciana Cristina; Souza, Alice Cristina Souza Lacerda Melo de
    A educação inclusiva contempla estudantes que apresentam necessidades educacionais específicas, assegurando o acesso e permanência na escola, e principalmente oportunizando a igualdade, equidade e qualidade de ensino. Diante disso, é de suma importância o preparo dos futuros professores desde o período de sua formação inicial, a fim de que estes adquiram habilidades para atuarem, sobretudo, junto aos estudantes público-alvo da Educação Especial. O presente artigo descreve a confecção de um jogo pedagógico sobre o conteúdo nomenclatura de compostos orgânicos adaptado para alunos com deficiência visual/cegueira e normovisuais, aplicado junto a um grupo de acadêmicos do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Rondônia durante a execução prática de um plano de aula da disciplina de Didática. O estudo sobre a temática e a aplicação do jogo pedagógico proporcionou o entendimento do conteúdo, contribuindo para a formação dos acadêmicos, evidenciando a importância de propor metodologias alternativas.
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    Mãos que apoiam: uma proposta de formação em Libras para alunos do IFRO - Campus Ji-Paraná
    (2024) Rodrigues, Clarillys Damacena; Souza, Alice Cristina Souza Lacerda Melo de; Lima, Andréia Mendonça dos Santos
    O processo de inclusão dos alunos surdos nas classes regulares de ensino e a sua interação no ambiente escolar demanda que as instituições efetivem ações para que esse processo ocorra de modo significativo, oportunizando aos alunos surdos e ouvintes uma maior compreensão e interação sobre o uso da Libras no contexto escolar. Diante da necessidade da ampliação da temática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia IFRO/campus Ji Paraná, o projeto integrador “Mãos que apoiam: uma proposta de formação em LIBRAS para alunos do IFRO Campus Ji Paraná” teve como objetivo fornecer aos aprendizes de LIBRAS subsídios teóricos e práticos para o exercício da comunicação com as pessoas surdas contribuindo para a divulgação da Libras no campus e na sociedade. Como metodologia, adotamos a oferta de ciclos formativos em Libras destinados aos alunos do ensino técnico e superior, com aulas presenciais e a distância com o apoio do Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA, consolidando as etapas de ensino e pesquisa. Já a extensão ocorreu por meio da realização da Live aberta ao público externo. Ao fim do projeto os estudantes puderam conhecer e praticar a Libras permitindo um maior entrosamento com a comunidade surda presente no Campus.
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    Semeando conhecimento: uma proposta de reforço escolar para alunos de 5º a 9º ano
    (Observatório de la economía latinoamericana, 2025) Michelato, Ana Carolina Mendonça; Souza, Alice Cristina Souza Lacerda Melo de
    Alguns estudantes apresentam dificuldades de aprendizagem sendo necessário que estes recebam um aporte extraclasse por meio do reforço escolar. Esse apoio pode contribuir para a melhoria da aprendizagem e também dos índices educacionais como reprovação escolar, evasão e distorção idade/série. O Projeto Integrador Semeando Conhecimento teve como objetivo contribuir para a melhoria da aprendizagem dos conteúdos das disciplinas de Matemática e Ciências do Ensino Fundamental, dos alunos participantes do Projeto Semeando. Como metodologia foi adotado a oferta de reforços escolares das disciplinas de matemática e ciências. Ao fim da execução do projeto, quanto aos alunos, foi possível observar que tiveram melhorias expressivas no seu desempenho nas matérias de matemática e ciências, tendo suas dificuldades atenuadas pela oferta dos reforços. No que tange aos bolsistas, foi possível desenvolver habilidades e competências inerentes ao exercício do magistério.
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    Utilização de metodologias ativas no ensino de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio
    (OBSERVATÓRIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA, 2025) Santos, Guilherme Martins dos; Souza, Alice Cristina Souza Lacerda Melo de; Cunha, Elise Marques Freire
    Este relato trata-se dos resultados obtidos de um projeto realizado durante um estágio extracurricular de acadêmico do curso Licenciatura em Química, que teve como objetivo aplicar diferentes metodologias ativas visando desenvolvimento do estagiário enquanto educador, bem como ter uma avaliação dos alunos referente às diferentes técnicas de ensino. De modo geral foi possível notar que os alunos se interessaram pelos conteúdos abordados com o uso das metodologias ativas. Entetanto algumas técnicas aplicadas não tiveram um bom desenvolvimento, o que serviu de aprendizado para o estagiário.

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