Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
    ou
    Usuário externo? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
    ou
    Usuário externo? Clique aqui para cadastrar.Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Silva, Vanessa Rodrigues da"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    O papel do diretor escolar na promoção da Gestão Democrática Escolar Pública
    (2024) Silva, Vanessa Rodrigues da; Pinho, Silvia Teixeira de
    A gestão democrática é um modelo de administração que visa a participação ativa de todos os envolvidos em um processo decisório, promovendo a igualdade de direitos e a transparência nas ações. Este estudo investigou o papel do diretor escolar na promoção da gestão democrática na escola pública. Por meio de uma abordagem qualitativa exploratória, foram analisadas as práticas adotadas pelos diretores para envolver a comunidade escolar nas decisões e ações educacionais, os desafios enfrentados na implementação da gestão democrática e o impacto das suas ações na participação dos diferentes atores da escola. Os objetivos foram: (1) Analisar o papel do diretor escolar na promoção da gestão democrática; (2) Identificar os desafios enfrentados pelos diretores na implementação da gestão democrática; (3) Avaliar o impacto das ações do diretor na participação da comunidade escolar na gestão da escola. O estudo analisou o papel do diretor escolar na promoção da gestão democrática, identificou desafios enfrentados na implementação desse modelo e avaliou o impacto das ações do diretor na participação da comunidade escolar. Constatou-se que o diretor desempenha um papel central na promoção da gestão democrática, atuando como agente de mudança e facilitador da participação ativa da comunidade escolar. No entanto, desafios como resistência à mudança e falta de recursos foram identificados, e as ações do diretor foram apontadas como tendo impacto significativo na participação da comunidade escolar na gestão da escola. Este estudo contribui para a compreensão dos desafios e possibilidades da gestão democrática na escola pública, destacando a importância do papel do diretor nesse processo.

Fale conosco em ri@ifro.edu.br

  • Política Institucional do RI
  • Tutorial de Submissão
  • Termo de Autorização
  • Manual do TCC
  • Resoluções
  • Direitos Autorais
  • Configurações de Cookies
  • Ficha Catalográfica
  • Estatísticas de Acessos

Comitê Gestor do RI

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS