Navegando por Autor "Farias, Solange de Oliveira"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A Gestão Pública e o processo de inclusão na escola - uma análise documental(2025) Silva, Natália Lopes da; Farias, Solange de Oliveira; Barbosa, Sandra Carla PereiraNeste trabalho qualitativo, de caráter documental, bibliográfico e descritivo, apresentamos um estudo realizado em ambiente digital, por meio de documentos já publicados sobre a importância do gestor no desenvolvimento de políticas públicas de inclusão escolar. Para isso, foram selecionados quatro artigos sobre esse cargo escolar, através dos seguintes autores: Veiga (2014), Santos (2018), Reus (2019) e Libâneo (2004). Os resultados apontaram que, na maioria dos trabalhos analisados, os autores defendem uma gestão democrática e participativa. Constatamos ainda que tais autores valorizam a ideia de estudos sobre a inclusão tanto no processo de formação inicial quanto na formação continuada para os gestores, para que estes tenham cursos específicos e direcionados sobre temáticas de inclusão escolar, visto que essas formações trarão muitos benefícios à educação básica. Além disso, é essencial que a gestão esteja envolvida com o processo de inclusão. Um dos autores sugere o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TDCIS), como uso de ferramentas para a coleta de informações, facilitando a comunicação entre escola, pais e estudantes, levando-os ao conhecimento de causas e à sensibilização sobre este tema e, dessa forma, todos os profissionais da escola estarão preparados para a garantia constitucional da inclusão escolar.