Navegando por Autor "Deus, Juliano Alves de"
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Item Estudo do pêndulo simples e pêndulo físico: uma abordagem a partir do movimento harmônico simples(2020) Ferreira, Débora Priscila Costa; Deus, Juliano Alves deO mundo está repleto de oscilações, muitas delas curiosas ou desagradáveis, outras economicamente importantes e até mesmo perigosas, o que justifica seu estudo e controle em diversas áreas, como na física e engenharia. Este artigo tem como objetivo, a partir de uma análise bibliográfica à luz do movimento harmônico simples, propor ao professor que atua no Ensino Médio uma abordagem teórica e experimental de alguns osciladores nos quais as forças de movimento estão relacionadas à gravidade: pêndulo simples e físico. Conclui-se que o aporte teórico, junto ao experimento desenvolvido, ainda que simplista, contribuem para análise do comportamento desses osciladores e a interpretação de suas propriedades, principalmente quanto à irrelevância da massa e dependência do comprimento para o período verificado no pêndulo simples, e a influência da inércia sobre a oscilação dos pêndulos físicos, além da relação gravitacional em ambos os materiais de estudo.Item Estudos de fundamentos e práticas para o ensino de Matemática, Ciências da Natureza e suas tecnologias(Temática, 2023) Deus, Juliano Alves de; Silveira, Vera Lúcia Lopes et alA presente obra foi escrita e organizada com o objetivo de discutir e divulgar reflexões acerca de fundamentos, métodos e práticas para o ensino de Ciências da Natureza e Matemática. Se você é professor das referidas áreas, encontrará um interessante material didático nesse livro para seu aprimoramento profissional. Se for um estudante curioso, encontrará discussões recentes em educação que com certeza enriquecerão sua visão educacional. Se for um pesquisador da área, encontrará um amplo material de pesquisa para análise e diálogo. Os textos escolhidos, em sua maioria, são oriundos de trabalhos de conclusão dos cursos de Licenciatura em Matemática e Especialização em Ensino de Ciências e Matemática, ambos ofertados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFRO/Cacoal/RO. As abordagens apresentam estudos originais em Ensino de Ciências e Matemática, desenvolvidos por alunos e orientados por professores pesquisadores da instituição. Desta forma, esta obra resume o escopo de pesquisas em Educação realizadas pelo corpo profissional atuante nestes cursos, e em especial daqueles vinculados ao GPEFACIM – Grupo de Pesquisa em Ensino, Fundamento e Aplicação das Ciências e Matemática, ao qual se deve à organização deste material. O GPEFACIM foi criado em 2013 com a finalidade de propor, mediar e coordenar as pesquisas em Ciências e Matemática do IFRO, permitindo um ambiente colaborativo/produtivo para os professores e alunos da instituição. Neste meio tempo, as atividades do grupo de pesquisa e de seus pesquisadores foram determinantes para a implantação dos cursos de Matemática (Licenciatura) e Ensino de Ciências e Matemática (Especialização) no campus Cacoal. Este livro é a sequência da obra Estudos de metodologia e instrumentalização para o ensino de ciências e Matemática, primeira obra escrita conjuntamente pelo corpo de pesquisadores do grupo. A opção por um novo título ao invés de uma segunda edição se deu pela adequação da 9 obra ao novo projeto de curso da Especialização em Ensino de Matemática, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, atualmente em trâmite nos conselhos acadêmicos desta instituição. Por se tratar de uma coletânea de pesquisas de cursos vigentes, desejamos tão logo publicar novas edições com os novos trabalhos defendidos.Item Métodos para o ensino de biologia nos anos finais da educação básica(2017) Santos, Bruna Siqueira Souza; Deus, Juliano Alves deEste artigo mostra a importância de métodos de ensinos na disciplina de Biologia, nos anos finais da Educação Básica. Que possibilitem ao aluno visualizar uma relação com sua realidade, por meio da aprendizagem significativa e da contextualização. A aprendizagem significativa de Ausubel traz uma das variáveis isoladas mais importantes dessa aprendizagem que é o conhecimento prévio do aluno. O professor precisa saber o que o aluno traz de casa ou o que ele já tem desconhecimento, para assim formular e reformular novos conhecimentos, que serão acrescentados na aprendizagem do mesmo. É enfatizada a contextualização como um fator importante para a explicação de conteúdos e conceitos da disciplina de Biologia, aproximando a realidade do aluno com os conteúdos expostos em sala de aula. O artigo também mostra a importância da relação professor/aluno. Sabemos que quando os dois compartilham seus saberes o processo de aprendizagem é maior, tornando o diálogo um fator imprescindível na hora da comunicação em sala de aula ou fora dela. No ensino existem diversas metodologias que podem ser aplicadas. Através de pesquisas bibliográficas e documentais, este artigo identifica alguns métodos que podem favorecer o aprendizado do aluno na disciplina de Biologia, métodos estes que podem ser aplicados dentro da sala de aula e também fora dela. O objetivo deste estudo é de identificar métodos de mediar a aprendizagem de conteúdos pelos alunos de forma significativa, contextualizada com saberes já trazidos de casa e com as necessidades pessoais profissionais e sociais da vida cotidiana.Item Tendências tecnológicas no ensino médio: o uso de tecnologias no ensino em Físíca(2019) Rodrigues, Dioniton da Silva; Deus, Juliano Alves deA tecnologia tem sido muito importante para a sociedade atual. Ela disponibiliza vários recursos em diversas áreas. Na educação, além de contribuir com ferramentas eletrônicas, o computador e a internet constituem um importante recurso apresentando plataformas, softwares e outros aplicativos de forma gratuíta, que podem subdisiar o ensino da física no ensino médio. Isto possibilita aos professores novas metodologias e mecanismos para aprimorar as aulas, tornando-as mais interessantes, atrativas, e melhorando o ensino/aprendizagem, mesmo quando a instituição educacional não oferece um laboratório de Informática ou laboratório de Física na sua estrutura organizacional. O objetivo deste trabalho é apresentar algumas interfaces tecnológicas disponíveis de formas gratuitas que tragam vantagens para as escolas. Esta proposta em particular se aplica à Escola Nilo Coelho, localizada no município de Ministro Andreazza – RO. A metodologia utilizada para o desenvolvimento deste trabalho foi com base em pesquisa bibliográfica e aplicação de um instrumento de coleta de dados em relação a infraestrutura da escola, organização escolar; corpo pedagógico, corpo docente. Como resultado, espera-se mostrar opções tecnológicas que possam ser utilizadas e adaptadas pela escola.