Navegando por Autor "Chediak, Sheylla"
Agora exibindo 1 - 7 de 7
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Guia para o Planejamento Anual de Trabalho: Ensino(2023) Chediak, Sheylla; Silva, Gilberto Paulino daNeste guia apresentamos um roteiro para a condução do Planejamento Anual de Trabalho (PAT) do departamento de Ensino do Campus. Destacamos a necessidade de embasar as decisões em análises diagnósticas, considerando os desafios expressos no Projeto Pedagógico Institucional (PPI) do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2023-2027) e outros documentos e ferramentas que possam subsidiar o planejamento. As ações planejadas devem estar alinhadas à missão, visão e valores do IFRO, garantindo que cada passo esteja intrinsecamente ligado aos princípios que fundamentam nossa instituição. Este roteiro, permeado por estratégias dialógicas e participativas, apresenta uma proposta interessante para a construção coletiva de um ambiente acadêmico comprometido com a excelência educacional e o crescimento contínuo.Item Instrumento para análise de Projeto Pedagógico de Curso: Guia prático da Pró-Reitoria de Ensino(2023) Chediak, Sheylla; Santos, Gisele Caroline Nascimento dos; Rodrigues, Roseni Santos; Costa, Sandra Santos daTrata-se de um instrumento sistemático que pode auxiliar na avaliação geral do currículo por relatores e pareceristas. Além disso, pode também auxiliar a equipe gestora do ensino, comissões de elaboração ou reformulação na análise quanto à organização do processo. Vale destacar que o uso do instrumento para a análise, no entanto, não garante a qualidade do currículo, mas organiza o processo para que uma análise/avaliação qualitativa possa ser realizada. Esperamos que o instrumento possa auxiliá-lo/a e orientá-lo/a no processo.Item Organização setorial: Pró-Reitoria de Ensino(2023) Chediak, SheyllaEste manual foi desenvolvido com o intuito de proporcionar clareza sobre as frentes de trabalho, atribuições de cada função, rotinas diárias, sistemas utilizados e os fluxos de trabalho adotados pela PROEN, de modo a promover uma gestão mais descentralizada e transparente. Você encontrará a identificação das principais frentes de trabalho nas quais a PROEN está envolvida. Destacamos as atribuições específicas de cada função, revisadas a partir do Regimento Interno do IFRO, garantindo que todos os colaboradores compreendam plenamente suas responsabilidades no contexto organizacional. As rotinas diárias, semanais, mensais, semestrais e anuais de cada função e setor são detalhadas, proporcionando uma visão holística das atividades cotidianas que contribuem para a eficiência e eficácia do trabalho desenvolvido pela equipe da PROEN. Além disso, apresentamos os sistemas tecnológicos e plataformas digitais fundamentais para as operações, garantindo a integridade e a transparência nas atividades. Os fluxos de trabalho delineados neste manual oferecem uma compreensão clara do encaminhamento de processos, desde a sua concepção até a conclusão, promovendo uma abordagem organizada e eficiente em todas as nossas operações. Vale destacar que o guia não apresenta todos os fluxos, mas aqueles mais comuns e rotineiros. Desse modo, o manual é uma ferramenta dinâmica e deve ser periodicamente revisado e atualizado para refletir mudanças organizacionais, melhorias de processos e a adoção de novas tecnologias. Este manual é uma expressão do compromisso com a excelência e eficiência de todos/as aqueles que contribuíram para sua construção. Esperamos que no continuum da gestão do IFRO, o manual seja sempre atualizado de modo a garantir a continuidade dos trabalhos e possibilitar implementação de novas ideias e melhorias no Ensino.Item Orientações básicas para elaboração e reformulação dos Projetos Pedagógicos de Cursos do Ensino Médio Integrado(2023) Chediak, Sheylla; Santos, Gisele Caroline Nascimento dos; Rodrigues, Roseni Santos; Costa, Sandra Santos daEste documento tem como objetivo orientar o processo de elaboração ou reformulação dos Projetos Pedagógicos dos Cursos Técnicos integrados ao Ensino Médio no âmbito do Instituto Federal de Rondônia (IFRO). Entendemos que a formulação de uma proposta pedagógica deve ultrapassar as finalidades estritamente burocráticas ou pautadas no simples agrupamento de ementas e planos de ensino, partimos do pressuposto que o projeto pedagógico é um instrumento vivo e dinâmico, que deve representar a nossa realidade social, econômica e cultural, bem como expressar as contribuições dos cursos para o desenvolvimento regional. O Projeto Pedagógico Institucional (PPI), que estabelece as concepções pedagógicas, filosóficas , metodológicas para os cursos IFRO, deve ser utilizado como complemento a este documento, além das Diretrizes Indutoras para o Ensino Médio Integrado (EMI) e o Currículo de Referência para o EMI. Por considerar os regulamentos vigentes, é necessário revisá-lo sempre que houver alteração nas normativas.Item Orientações para o planejamento e avaliação da Semana Pedagógica nos campi do IFRO: Guia prático da Pró-reitoria de Ensino para o planejamento da Semana Pedagógica(2023) Chediak, Sheylla; Santos, Gisele Caroline Nascimento dos; Nunes, Márcia Jovani de Oliveira Nunes; Silva, Sônia Carla Gravena Cândido da; Santos, Lindelaine Gomes dosA Semana Pedagógica é um momento crucial para a equipe educacional se preparar para o ano letivo por meio da promoção de formação continuada e momento de planejamento pedagógico. É uma oportunidade para alinhar objetivos, estratégias e expectativas, para avaliar práticas pedagógicas anteriores, além de promover a colaboração e o desenvolvimento profissional. É importante, além de promover espaço para planejamento e formação, promover a integração entre docentes e equipe pedagógica. Para tanto, é recomendado que as atividades sejam presenciais, com estratégias eficazes de mediação para o planejamento integrado. Este roteiro oferece orientações para planejar e conduzir uma Semana Pedagógica que contribua para um ano letivo mais eficaz.Item Orientações pedagógicas para a elaboração do Plano Anual de Ação: ENADE(2023) Chediak, Sheylla; Gomes, Elisângela Bibá; Santos, Gisele Caroline Nascimento dos; Rodrigues, Roseni SantosEste guia apresenta algumas orientações pedagógicas para a elaboração do plano anual de ação para o êxito dos/as estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), as quais se configuram apenas como algumas ideias que precisam ser planejadas e desenvolvidas no âmbito de cada curso superior ofertado pelo Instituto Federal de Rondônia - IFRO.Item Portifólio de formadores e formações para EPT (2023/2024)(2023) Chediak, Sheylla; Santos, Gisele Caroline Nascimento dos; Quirino, Marta Silva PauloNosso compromisso com a formação integral de nossos estudantes nos impulsiona a empreender esforços na busca constante por melhorias em nossa própria formação. Nesse contexto, a formação continuada se coloca como dimensão crucial para o desenvolvimento do trabalho educativo, uma vez que desempenha um importante papel na instrumentalização dos servidores para o exercício da profissão, permitindo que tenham acesso aos conhecimentos pedagógicos, às discussões teóricas e metodológicas, atualizações, tendências e inovações acerca da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Ademais, a iniciativa deve ser um compromisso de todas as unidades do IFRO, prevista legalmente em nossos regulamentos.