Teses e Dissertações
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Teses e Dissertações por Autor "Bueno, José Lucas Pedreira"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item ¡Luz, cámara, educación! Ensino da língua espanhola por meio da produção de curtametragem no IFRO campus Cacoal(2019) Zemke, Agatha Christie de Souza; Bueno, José Lucas PedreiraO presente trabalho apresenta as discussões e resultados da execução do projeto de pesquisa-ação “¡LUZ, CÁMARA, EDUCACIÓN! ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA POR MEIO DA PRODUÇÃO DE CURTA-METRAGEM NO IFRO CAMPUS CACOAL”, desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) Campus Cacoal com alunos de uma turma de segundo ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio. O objetivo geral da investigação foi analisar as contribuições para o ensino da Língua Espanhola a partir da produção de curta-metragem, com enfoque nos gêneros discursivos. Como objetivos específicos tínhamos o intuito de discorrer sobre a presença da Língua Espanhola no Currículo Escolar Brasileiro; Compreender conceitos relacionados ao gênero do discurso e a aplicabilidade ao ensino de Língua Espanhola, por meio da produção de curta-metragem; Examinar o provável desenvolvimento, a partir da produção de curtas-metragens, das habilidades linguísticas relevantes para a aprendizagem da Língua Espanhola; Capacitar discentes para produzirem curtas-metragens; Analisar as viáveis contribuições da produção de curtas-metragens, com enfoque nos gêneros discursivos, para o ensino da Língua Espanhola; Promover uma mostra dos filmes produzidos pelos alunos. O arcabouço teórico da investigação está fundamentado principalmente em Bakhtin (2016) e em alguns estudiosos de sua teoria, como Faraco (2019), Fiorin (2018) e Rojo e Barbosa (2015), discutindo a respeito dos gêneros discursivos; Thiollent (2011) e Barbier (2002), abordando a pesquisa-ação; Bardin (2002), Luna (2011), Franco (2005), Bogdan (1994) e Gil (2008) como suporte à pesquisa em diversas fases; Duarte (2002), elucidando acerca do cinema e linguagem cinematográfica; Leffa (1988), tratando a respeito da metodologia para o ensino de línguas e também das diversas fases passadas pelo espanhol, como componente curricular no Brasil. A metodologia aplicada foi da pesquisa-ação, coesa com a proposta do projeto, que era estabelecer uma intervenção em uma realidade pedagógica visando à melhoria da qualidade do ensino. Os instrumentos utilizados para a construção1 de dados foram: a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental, a observação participante, o diário de campo, a pesquisa documental, questionários e grupo focal. Os resultados encontrados nesta pesquisa demonstraram que a produção de curta-metragem com enfoque nos gêneros discursivos pode de maneira efetiva contribuir para a aprendizagem da Língua Espanhola, aprimorando as competências e habilidades básicas, porém importantes para a proficiência e comunicação do e no idioma, além agregar valores que o aluno carregará consigo na vida, enquanto ser social.