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Navegando Produto Educacional por Autor "Pereira, Aguinaldo"
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Item Conselho Escolar e Gestão Democrática: Contribuições para o fortalecimento da comunidade escolar(2024) Porto, Oscar de Oliveira; Pereira, Aguinaldo; Perereira, AguinaldoEste material pretende contribuir com informações importantes para gestores, docentes e comunidade escolar para a construção e consolidação dos processos de implantação e fortalecimento dos Conselhos Escolares e de uma escola democrática, com aspectos de uma formação humana integral. Trabalharemos com dois grandes objetivos: refletir sobre o convívio democrático nos diferentes espaços escolares, utilizando o Conselho Escolar para promover discussões a respeito da existência de divergências nas relações dentro da escola, propiciando formas de lidar com os conflitos; e, entender o papel do Conselho Escolar, destacando suas Funções nas relações que acontecem dentro da escola, no que se refere ao reconhecimento e o respeito ao outro, às aplicações corretas dos recursos geridos por meio da participação do colegiado nas decisões, com vistas a gerar práticas democráticas no ambiente escolar. Este trabalho é parte integrante da pesquisa de dissertação de Mestrado concluída no ano de 2024, no Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT/ IFRO, sob orientação do professor Dr. Aguinaldo Pereira, que teve como título: CONSELHO ESCOLAR E GESTÃO DEMOCRÁTICA DE ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE ALVORADA DO OESTE, RO NA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. Diante dessa perspectiva, pretende-se, com esta cartilha, permitir que a comunidade escolar tenha contato com a concepção de formação humana integral, e as formas pelas quais é possível garantir o pleno desenvolvimento dos sujeitos. Assim, estamos refletindo sobre questões relacionadas à convivência na escola e nessa perspectiva, pensamos a escola como um espaço aberto à convivência, formações, consensos e aprendizagens, pois há a necessidade de equilíbrio entre os diferentes interesses envolvidos.Item Curso MOOC - Formação de mediadores para EPT na EaD(2023) Silva, Ilma Paula Carvalho da; Pereira, Aguinaldo; Oliveira, Vanessa Araújo de; Silva, Geymeesson Brito da; Pereira, AguinaldoO curso MOOC Formação de mediadores para EPT na EaD é resultado de uma pesquisa de mestrado intitulada "Mediação pedagógica: práticas e desafios em cursos técnicos subsequentes, na modalidade EAD, do Instituto Federal de Rondônia - Campus Porto Velho Zona Norte", desenvolvida junto ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional(ProfEPT) ofertado pelo IFRO - Campus Calama. A produção e oferta deste curso tem como objetivo contribuir com a formação de profissionais que desejam atuar como professor(a) mediador(a), compreendendo a importância da mediação pedagógica dentro do processo de ensino-aprendizagem dos indivíduos que estudam na Educação Profissional e Tecnológica na modalidade da educação a distância. Esperamos que este curso contribua para uma nova perspectiva na mediação pedagógica.Item Educação Profissional e Tecnológica e o Novo Ensino Médio(2024) Lopes, Jeane da Silva; Pereira, AguinaldoA reforma do Ensino Médio, instituída pela Lei n.º 13.415/2017, tem sido alvo de inúmeras críticas e insatisfações desde sua homologação, apesar de seu objetivo ser modernizar a educação e oferecer flexibilidade curricular, cada estado desenvolveu seu próprio currículo, refletindo interesses locais e tentando cumprir o que estabelece o Art. 205 da Constituição Federal, que destaca a educação como direito de todos. No entanto, a reforma tem enfrentado críticas e desafios na implantação dos novos currículos, não tem se adaptado às realidades socioeconômicas e culturais do país. No estado de Rondônia, essa implantação revelou-se particularmente difícil, conforme indicado pela Portaria n.º 3.037/2022-SEDUC/RO. Ademais, passados seis anos desde a reforma, a falta de sucesso é evidente, como demonstra a Portaria n.º 627/2023, que suspendeu os prazos da implementação do Novo Ensino Médio. Nesse cenário, o governo busca ganhar tempo e acalmar diversos setores, tanto os que apoiam quanto os que se opõem à reforma. Trabalhando na perspectiva do curriculo integrado, que venham a contribuir para a qualificação das práticas pedagógicas em direção à superação da dualidade estrutural, decidimos aplicar uma pesquisa de campo no estado de Rondônia, em dois municípios: Porto Velho e Ji-Paraná em seis escolas da rede pública de ensino, O objetivo foi analisar a implantação do novo Ensino Médio da rede estadual de ensino de Rondônia, descrever o que dispõe o Referencial Curricular na perspectiva de sua base conceitual de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), relatar como os profissionais diretores, supervisores e professores do Ensino Médio, estão reagindo a nova proposta. A metodologia aplicada foi de natureza exploratória, com abordagem qualitativa e quantitativa, utilizando levantamento bibliográfico, entrevistas e rodas de conversa como instrumentos de coleta de dados. A análise foi realizada por meio da análise de conteúdo, que apresenta uma abordagem metodológica com características e possibilidades próprias, tornando-a especialmente adequada para este tipo de estudo. Além disso, usamos contribuições teóricas de Frigotto e Ciavatta (2012), Ramos (2009), Saviani (2007), Manacorda (1973) e Sacristán (2017) para embasar a pesquisa, visto que esses autores enfatizam a necessidade de considerar a formação humana integral, a indissociabilidade entre Educação Profissional e Educação Básica e a importância do currículo na formação humana. Os resultados da pesquisa apontaram para a necessidade de se considerar uma série de fatores que afetam diretamente a implementação do novo currículo, como as condições econômicas das escolas, a formação dos professores, a infraestrutura educacional disponível e as políticas públicas de apoio. Diante desse cenário, foi desenvolvido um curso on-line na Plataforma Massive Open Online Course, com o tema “Educação Profissional e Tecnológica e o Novo Ensino Médio”. O curso, destinado a gestores, coordenadores pedagógicos e professores, objetiva esclarecer conceitos centrais da Educação Profissional e Tecnológica e a reforma do Ensino Médio, promover uma formação mais alinhada em direção à superação da dualidade estrutural, nas diversas ações de ensino, tendo como pilares o trabalho, a ciência, a tecnologia e a cultura, com suporte da interdisciplinaridade e das diversas relações existentes no mundo do trabalho. A divulgação do curso foi realizada por meio de videoconferência, no qual foram apresentados os resultados da pesquisa e disponibilizado o acesso ao material. O estudo, portanto, busca contribuir para o debate em torno da reforma do Ensino Médio, dando voz aos profissionais da educação que estão na linha de frente desse processo e propondo caminhos que possam tornar o Ensino Médio adaptado às reais necessidades dos estudantes.Item Guia passo a passo captação e submissão de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação(2024) Pacífico, Ellen Vieira; Pereira, AguinaldoO “Guia Passo a Passo: Captação e Submissão de Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I)” elaborado pela mestra Éllen Vieira Pacífico, sob a orientação do professor Doutor Aguinaldo Pereira. Este guia é um produto educacional do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica, ofertado pelo Instituto Federal de Rondônia (IFRO). A Amazônia Ocidental e o estado do Amapá são regiões de imensa riqueza natural e biodiversidade, mas também enfrentam desafios significativos em termos de desenvolvimento sustentável e inovação tecnológica. Este guia surge como uma ferramenta essencial para capacitar pesquisadores, profissionais e instituições na captação e submissão de projetos de PD&I, alinhados com as legislações vigentes, como a Lei nº 8387/1991 e a Lei nº 13.674/2018. O conteúdo deste guia é detalhado e prático, oferecendo um passo a passo claro e acessível para todos os interessados em contribuir para o avanço científico e tecnológico dessas regiões. Ele aborda desde a identificação de oportunidades e análise de elegibilidade até a elaboração e submissão de propostas, sempre com foco na promoção do desenvolvimento regional e na geração de impactos socioeconômicos positivos. A iniciativa de Éllen Vieira Pacífico é louvável e reflete um compromisso com a educação, a inovação e o desenvolvimento sustentável. Este guia não apenas facilita o acesso a recursos e incentivos fiscais, mas também promove a integração da Amazônia Ocidental e do Amapá ao restante do país, contribuindo para uma maior equidade no desenvolvimento nacional.